Quando se está com depressão, grave ou moderada, é normal sentir-se relativamente bem por uns dias

9 respostas
Quando se está com depressão, grave ou moderada, é normal sentir-se relativamente bem por uns dias e de repente se sentir horrível, como se fosse uma crise e vontade de chorar muito? Mesmo estando tratando ha 2 meses com antidepressivo?
O quadro sintomático (que é atenuado pela medicação) tem lá suas causas. É necessário, além da terapia farmacológica, um acompanhamento psicoterapêutico, a fim de que possa trabalhar a estrutura por trás dos sintomas. Fique bem.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
Sim, essa instabilidade é normal.
Na verdade, mesmo as pessoas que não estão passando pela depressão podem ter dias melhores que os outros.
De qualquer forma, além do medicamento, é importante que você faça acompanhamento com um psicólogo para entender melhor tais sintomas.
Ele poderá te dar apoio nos dias não tão bons da sua recuperação.
Boa sorte!
Sim, é normal a instabilidade emocional, porém precisa estar atento se é realmente apenas depressão, a instabilidade emocional pode ser causada por várias outras coisas e gerar o transtorno bipolar, procure seu psiquiatra ou medico que receitou o anti depressivo e tire suas duvidas, procure também um atendimento psicoterapêutico da terapia cognitivo comportamental.
Sim, é normal.
Os remédios funcionam para aliviar os efeitos da doença, no entanto, não fornecem cura. Caso aconteça alguma coisa na vida da pessoa, a depressão volta, muitas vezes em crise aguda. A melhor definição que existe para depressão é o sofrimento psíquico, é você se sentir impotente diante do mundo. Por isto, acredito que o tratamento deva ser pensado de forma mais abrangente, com enfoque individualizado sobre o sintoma. Neste caso, um tratamento combinado (psiquiatra + psicólogo/psicanalista) seria uma boa alternativa.
A vida é feita de altos e baixos. No caso de pessoas com tendência a manifestação de quadros depressivos, normalmente os baixos são mais baixos... Concordo com a Fernanda Tobias Gambera, nenhuma medicação irá "curar" esta maneira única de ser no mundo. Porque, talvez, não precise de cura! Você é perfeito(a) como é. Só a aceitação da sua condição irá lhe trazer paz. Sugiro que comece um trabalho de autoconhecimento para entender melhor sua maneira de atuar no mundo e aprenda a não cair nas suas próprias armadilhas.
Olá! É preciso paciência com o tratamento, as oscilações são esperadas e a cura não é imediata. O tratamento psicológico concomitante com o psiquiátrico é fundamental no combate á depressão. Pense nisso!
Olá! O quadro depressivo produz uma labilidade emocional e o humor torna-se bastante instável. O medicamento é necessário para estabilizar o humor e a psicoterapia para ajudar o paciente a entender as causas emocionais envolvidas neste quadro. Faça o tratamento correto e com certeza terá uma boa recuperação na estabilidade do seu humor. Um abraço
A instabilidade emocional pode estar presente durante a depressão mesmo com o uso de medicamentos. Após 2 meses de medicação pode ser possível perceber alguma melhora, em alguns pacientes, mas a melhora é gradual, é muito importante que você mantenha a medicação.
Para tratar a depressão além da medicação é importante que você também se trata através de psicoterapia, com um profissional de psicologia.
Na terapia você poderá compreender melhor o funcionamento da depressão na sua vida, possíveis causas, como ela se manifesta e também como você pode lidar com ela durante sua recuperação.
Sim, os psicofármacos (medicamentos psiquiátricos) possuem um tempo próprio de assimilação em cada organismo, subjetivamente. Talvez, a sua farmacocinética (ação do corpo sobre o medicamento) seja um pouco mais lenta.
Por isto, não desista do tratamento psiquiátrico, porém, fique atento(a) às mudanças comportamentais e sócio-familiares, que também poderão influenciar no seu estado psicológico. É preciso entrar constantemente em contato com este médico, informando-lhe da situação atual. Pois se o 'sal' do medicamento não combinar com o seu organismo ele irá trocá-lo por algum outro em que confie, dentro da mesma classificação. Não desista!! Boa sorte!!!

Especialistas

Débora Lopes

Débora Lopes

Psicólogo

Caxias Do Sul

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Lisarb Ribeiro

Lisarb Ribeiro

Psicólogo

Caxias Do Sul

Jonatan Ribeiro

Jonatan Ribeiro

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.