Quando pode ocorrer a síndrome do nariz vazio em cirurgias de turbinectomia e rinoplastia?

3 respostas
Quando pode ocorrer a síndrome do nariz vazio em cirurgias de turbinectomia e rinoplastia?
Olá, tudo bem? A síndrome do nariz vazio pode ocorrer quando, durante a cirurgia, for necessário fazer uma grande modificação nas estruturas internas do nariz ( os cornetos nasais).

Olá
Pode ocorrer em caso de grandes remoções de tecidos internos do nariz . O ar passa reto sem turbilhonamento dando sensação de nariz vazio

Agende consulta para analisar seu caso
Espero ter ajudado
Boa tarde:
1- rinoplastia pira nunca vai dar síndrome de nariz vazio pois não altera dramaticamente o fluxo de ar que entra no nariz
2- toda turbinectomia tem potencial de gerar síndrome do nariz vazio.
3- o fluxo laminar normal da uma sensação de respiração, e informa ao cérebro que se está respirando. Isso ocorre pois a válvula interna nasal “dificulta” a passagem do ar e gera uma pressão de entrada do ar. Gera uma necessidade de inspiração forçada. Essa sensação é o “termômetro” da respiração. Se o esforço é muito grande sentimos obstrução nasal. Se o esforço é leve sentimos respiração normal.
3- mas se não há nenhum esforço, se não há uma leve dificuldade sentimos que não há respiração, pois não há pressão de passagem do ar.
4- a sensação de nariz vazio é igual a tentar respirar com a cabeça pra fora do carro quando ele está bem rápido. Apesar de estarmos respirando, a sensação é de que não entrou ar nenhum. (Não tentem isso em casa).
5- quanto mais quantidade de corneto inferior é retirada maior a chance de sensação de nariz vazio.
6- no caso de associar rinoplastia com turbinectomia é muito importante que o cirurgião saiba dosar quanto retirar de corneto. E felizmente, normalmente, o cirurgião experiente sabe exatamente quanto deve ser retirado e quanto deve permanecer do corneto.