Quando perde ingenuidade é normal começar a enxergar só maldade nas coisas e lembrar de situação que

16 respostas
Quando perde ingenuidade é normal começar a enxergar só maldade nas coisas e lembrar de situação que não enxergava com maldade e hoje ver que era maldade. Como lidar com essa nova realidade que estou vendo agora?
Olá! A pessoa ingênua ou diagnosticada com a “Síndrome de Poliana” cria uma realidade distorcida e vive intensamente a sua brincadeira, atraindo para si uma legião de admiradores que também podem ser ingênuos ou interesseiros e aproveitadores. Nesse caso, um psicólogo poderá ajudar-lhe a recuperar seu senso de realidade sem que ele se torne uma pessoa negativa, que passará a ver maldade em tudo, mas sim, que saberá quando alguém é de fato bom em suas intenções e ações e quando há uma segunda intenção nos gestos e até mesmo má fé nos atos. Talvez para ter sua resposta, precise se fazer mais perguntas. É possível ser otimista sem ser ingênuo, reflita sobre isso e se for o caso, procure o mais rápido possível o auxílio de um psicólogo e da psicoterapia. Fazer terapia é um ato de conhecer à si, te deixa mais forte e equilibrada, forte abraço!

Olá Tudo bem?
Como dito pelo meu colega acima, para se ter uma resposta para sua pergunta, precisaríamos investigar ou conhecer um pouco mais as suas experiencias e vivencias...
A maldade e a bondade estão em todos os seres humanos e esse entendimento pode ser um desafio para algumas pessoas.
Oriento que vc procure um psicólogo para te ajudar nesse seu conhecimento e o que fazer com ele. Você pode se beneficiar muito com isso.
Fique bem! Abs
Olá! Descobrir intenções não favoráveis no comportamento dos demais não é uma experiência fácil ou agradável. Contudo, ela faz parte do processo de amadurecimento e crescimento.
Para que a passagem por esse processo possa acontecer de uma maneira mais enriquecedora e para que seja cuidada de forma adequada, é importante buscar pela ajuda de um profissional da Psicologia.
Olá! Precisa trabalhar sua autoestima.
Olá, antes de mais nada, é preciso ouvir de que experiências, você está falando. Se você vê negatividade em tudo, já é um transtorno. Crescer não é sempre agradável. Um processo terapêutico vai ajudar muito.
Após um evento difícil e que envolve bastante sofrimento, é muito comum recorrermos a mecanismos de defesa que já nos ajudaram em situações passadas. Para alguém que passou por uma decepção muito grande, por exemplo, um comportamento recorrente é relembrar eventos anteriores que poderiam ter oferecido sinais de que essa grande decepção estaria por vir. Assim, é possível se prevenir da próxima vez que algo parecido acontecer, o que é um grande benefício. Da mesma forma, ficar vigilante a situações novas que possam trazer esse mesmo sofrimento pode ajudar a evitar esse mesmo sofrimento. Infelizmente, existe um lado ruim nessa seleção; ao direcionarmos a nossa atenção a esses eventos na tentativa de nos proteger, podemos passar a enxergar apenas os eventos ruins e interpretar que o mundo é um lugar hostil, as pessoas são essencialmente maldosas e que somos vulneráveis frente a tudo isso. Chamamos isso de viés de seleção ou pensamento "tudo ou nada". Essa interpretação pode fazer aparecer emoções como tristeza, ansiedade ou desconfiança e nos motivar a evitar pessoas, lugares e situações novas. No curto prazo, isso nos protege de sofrer. No longo prazo, isso reforça a interpretação de que o mundo é hostil, as pessoas são maldosas e que somos vulneráveis, nos mantendo tristes, ansiosos ou desconfiados. Caso isso esteja acontecendo com você e esteja sendo difícil passar por esse momento sozinho, talvez seja necessário o acompanhamento de um psicólogo.
Talvez você precise se conhecer mais, se entender. Quando você faz a terapia, você se conhece num processo semanal e com isto sua autoestima vai melhorando. Procure um profissional da Psicologia e inicie uma terapia. Estou à disposição.
Sugiro que busque ajuda de um psicólogo para uma avaliação mais precisa e eficaz . O processo terapêutico irá te ajudar se conhecer melhor e perceber o que está ocorrendo ao seu redor . Estou a disposição para ajudá-la em suas questões. Abcs
Bom dia,
Como afirmou em sua explanação. Antes ingenuidade e agora maldade. Ninguém nasce sabendo. Aprendemos. Você aprendeu a discriminar entre uma coisa e outra. Basta seguir o que lhe for melhor. Fica a dica na sua consciência.
Olá! É necessário entender o que você está vendo como maldade, por que vê como maldade, e como isso está afetando a sua vida. É importante entender que muitas vezes, esse evento que fez você mudar sua percepção pode ter afetado sua forma de perceber o meio, nem sempre é maldade, as vezes é só sua forma de olhar.
E preciso identificar sua forma de pensar, sentir e agir.
Olá!
Precisamos primeiro entender como se chama de fato essa maldade, e quem que a vive. Maldade... nos outros? Em quem? Por vezes, também, o que achamos "bom" precisa ser questionado, ou pelo menos flexibilizado. Por vezes julgamos como mal algo que precisa de mais reflexão. Convido a você a conversar por aqui. Boa sorte!
Oiê. O mundo é uma verdadeira dialética, bom e mau, feio e bonito, errado e certo, e isto depende de muitas circunstâncias como cultura, religião e até mesmo a maturidade (a forma de acordo com o desenvolvimento que você enxerga o mundo). Se formos pensar o excesso de informações falsas e negativas podem trazer um estresse e nos sobrecarregar. Talvez esteja super focada nas coisas negativas e isto esteja te sobrecarregando. Penso que deva procurar um psicólogo para que possa te ajudar a ter estratégias para enfrentar este desconforto e entender por que ele acontece. Mas enquanto isto não acontece vou te dar uma sugestão simples. Imagine dois "porquinhos de guardar moedas" do tipo cofrinho, em um você guarda moedas que são prazeres de curto prazo e que você pode fazer todos os dias, coisas que você goste, ouvir uma música, ler, cantar, etc. No outro cofrinho de longo prazo coisas que têm relação com suas metas como por exemplo fazer um curso, planejar uma viagem. Que você encontre um psicólogo em breve e fique bem.
Olá, ao longo da vida somos atravessados por experiências que moldam a nossa percepção e os valores que enxergamos as coisas, designando como boas ou más. Após uma experiência muito negativa, pode acontecer que essa projeção se estenda por algumas áreas. Caso haja um incomodo em como você tem lidado com as experiencias atualmente, é importante a procura de um profissional psicólogo para que ajude nesse processo e entenda o que tem feito a sua percepção se estabelecer dessa forma.
O bebê, ao se relacionar com o mundo, poderá ter experiências positivas e negativas, dependendo da intensidade de suas necessidades no momento. Se está precisando de alimento, por exemplo, e a mãe imediatamente satisfaz suas expectativas, ele para de chorar e mama satisfeito. Mas se a mãe não estiver por perto naquele momento, ele vai precisar chorar mais alto, e esperar mais tempo para ser satisfeito. O mesmo acontece ao longo da vida, até a nossa morte. Vamos aprendendo a lidar com a realidade que nos cerca, com as nossas condições dentro dessa realidade, e ajustando nossos desejos . Isso é maturidade, que se desenvolve ao longo dos anos. O que nos frustra parece maldade ( e muitas vezes pode ser), e o que nos satisfaz parece bondade (mas nem sempre é). Vamos aprendendo a distinguir uma coisa da outra, para poder nos sentir em paz conosco mesmo , com os outros e com o mundo.
A perda da ingenuidade e a percepção crescente de aspectos negativos ou maldosos nas situações podem ser desafiadoras e, muitas vezes, perturbadoras. Essa mudança na perspectiva pode resultar em sentimentos de desilusão, desconfiança e até mesmo cinismo. No entanto, é possível lidar com essa nova realidade de uma maneira que promova crescimento e resiliência. Aqui estão algumas estratégias para ajudar nesse processo:

1. Aceitação e Reflexão:
Aceite suas novas percepções:
Reconheça que é natural mudar a maneira como vemos o mundo à medida que ganhamos mais experiência e conhecimento. Aceitar que sua visão de mundo está evoluindo é um passo importante para lidar com essas novas percepções.

Reflexão crítica:
Reserve um tempo para refletir sobre as situações passadas e presentes. Tente entender por que você não percebia a maldade antes e o que mudou em sua perspectiva. Essa reflexão pode ajudar a contextualizar suas novas percepções e a entender melhor suas próprias reações.

2. Balanceamento da Percepção:
Encontre o equilíbrio:
É importante encontrar um equilíbrio entre reconhecer a maldade e não perder de vista o bem que também existe no mundo. Lembre-se de que a maioria das situações e pessoas possui aspectos tanto positivos quanto negativos.

Pratique a gratidão:
Focar em aspectos positivos e ser grato pelas coisas boas em sua vida pode ajudar a contrabalançar as percepções negativas. Mantenha um diário de gratidão ou simplesmente faça uma lista mental diária das coisas pelas quais você é grato.

3. Desenvolvimento de Resiliência Emocional:
Fortaleça sua resiliência:
A resiliência emocional é a capacidade de lidar com adversidades e se recuperar delas. Práticas como mindfulness, meditação, exercícios físicos regulares e técnicas de relaxamento podem fortalecer sua resiliência emocional.

Construa uma rede de apoio:
Converse com amigos, familiares ou um terapeuta sobre suas novas percepções. Compartilhar seus sentimentos pode fornecer perspectiva e apoio emocional, ajudando a lidar melhor com suas novas visões de mundo.

4. Crescimento Pessoal e Empatia:
Desenvolva empatia:
Tente entender as motivações e circunstâncias dos outros. Aumentar a empatia pode ajudar a mitigar sentimentos de cinismo e desconfiança, promovendo uma compreensão mais equilibrada das ações alheias.

Busque o crescimento pessoal:
Use essa nova percepção como uma oportunidade para crescer e aprender. Trabalhe para desenvolver uma visão de mundo mais complexa e sofisticada, que reconheça tanto os aspectos negativos quanto os positivos da vida.

5. Apoio Profissional:
Considere a terapia:
Se as novas percepções estiverem causando angústia significativa ou interferindo em sua vida diária, considerar a ajuda de um profissional de saúde mental pode ser muito benéfico. A terapia pode fornecer ferramentas e estratégias para lidar com essas novas percepções de maneira saudável.

Conclusão
A mudança de percepção ao perder a ingenuidade é uma parte natural do crescimento pessoal. Embora possa ser desconfortável e desafiador no início, essa mudança também oferece uma oportunidade para desenvolver uma compreensão mais profunda e equilibrada do mundo. Ao praticar aceitação, encontrar um equilíbrio, desenvolver resiliência emocional, cultivar empatia e buscar apoio quando necessário, você pode navegar por essa nova realidade de maneira saudável e construtiva.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!