Quando paramos de tomar antidepressivo, mesmo com terapia, consentimento médico e desmame , porém me

16 respostas
Quando paramos de tomar antidepressivo, mesmo com terapia, consentimento médico e desmame , porém mesmo assim após um mês os sintomas voltam com menor intensidade; pode ser o cérebro se readaptando sem o medicamento ou o que seria? Os sintomas desaparecem com o tempo?
Olá! Quando uma pessoa para de tomar antidepressivo a abstinência pode surgir entre 24 e 72 horas após a interrupção do tratamento. Seu metabolismo estava acostumado com o medicamento. Como em seu relato você diz que já faz um mês que parou a medicação e sente que os sintomas estão voltando levemente e faz terapia, a pergunta que te faço é: Tem relatado isso ao seu terapeuta? Ele pode te encaminhar para outras especialidades caso necessário.
A melhor coisa a se fazer nesse momento é vocês analisarem juntos esses sintomas. Espero ter ajudado!

Olá, como vai? A retirada de medicamentos psiquiátricos pode ter uma variedade de efeitos. Os cenários mais importantes para sua situação quero crer que são: (i) o de um efeito rebote usual, digamos assim, que consiste na reprodução, em grau mais leve, do estado que o medicamento buscava suprimir; (ii) o de uma pequena dependência, estado que, em tese, exigiria a restituição do protocolo medicamentoso. Se seu caso for o de uma depressão que não responde à terapia ou se ela for muito severa, não é recomendado abrir mão de medicamentos e correr o risco de recair em um estado de depressão profunda, e isso independentemente de (ii), isto é, se há ou não há uma dependência em jogo. Agora, se seu caso for o mais comum, o de uma depressão que melhora com terapia, é recomendado preservar-se tanto quanto possível longe de medicamentos, já que mesmo um estado de dependência, para não falar de um efeito rebote "usual", são combatidos com eficácia pelo hábito de se manter livre de remédios. Os efeitos de longo prazo de medicamentos psiquiátricos são em larga medida desconhecidos, e pesquisas recentes sobre dependência vêm sugerindo que ela assume muito mais formas—algumas dignas de preocupação—do que se pensava.
O desmame sendo bem acompanhado pelo psiquiatra é por uma terapia lhe ajudaram a ir se readaptando, acredito que seja dentro do possível experimentar sim alguns sintomas, mas com tempo você irá conseguir lidar com eles de outras formas.
Converse sobre esses sentimentos com seu terapeuta.
Att.Eduardo
De fato o cerebro sabe como é ser "depressivo",mas não é "normal"/ ou esperado que os sintomas voltem até porque senão teria sentido suspender a medicação! É importante ressaltar que o tratamento psicológico e psiquiatrico possuem pouco alcance se não forem acompanhados a mudaças de estilo de vida do paciente como alimentação,higiene do sono,exercícios físicos,busca de atividades e relacionamentos saudáveis! Portanto,avalie junto a seu psicologo esses pontos em busca de melhorias conjuntas! à disposição
Olha, com franca prudência, eu devo dizer que é necessário averiguar junto ao seu psicólogo, porque o sintoma pode retornar por diversos motivos, seja porque você ainda está no processo de lidar com o que o causou, seja porque faltou tratar algo relacionado na terapia ou mesmo por um resquício de repetição inconsciente. E sobre possíveis efeitos da retirada da medicação, acredito que seria mais adequado o esclarecimento de um psiquiatra.
Olá! A melhor coisa que você possa fazer nesse momento é relatar ao seu psicólogo esses sintomas para que seja feita uma averiguação correta do se caso. A volta dos sintomas podem ser de fatores diversos. O psicólogo pode analisar e se precisar te encaminhar para outros profissionais.
O ideal é que sigas com o tratamento psicológico e se necessário reavalie com o seu psiquiatra.
Cada corpo funciona de uma forma diferente para a mesma medicação, então por mais que exista um tratamento geral para a ansiedade por exemplo, é possível que tenham pessoas que vão fugir um pouco do tratamento convencional. Precisa ser avaliado.
Poder-se-á um desmame precoce, logo será bem vindo a reavaliação do psiquiatra e a continuidade da psicoterapia com o psicólogo.
Att,
Olá, sugiro que você consulte seu médico e juntos façam uma reavaliação do seu caso. Pode se tratar de um desmame precoce bem como de sintomas psicossomáticos associados com a angústia/ansiedade. Muitas vezes quando acontece a descontinuidade da medicação, o paciente pode apresentar sintomas em menor ou maior intensidade e por isso é tão importante o acompanhamento médico e psicológico. Cuide-se!
Olá! Cada corpo responde ao desmame de uma forma diferente. Nem sempre se resolve em um mês, até porque costumam ser tratamentos mais longos. Há pacientes que em cerca de 2 semana, lutam contra os efeitos colaterais da falta da medicação e depois ficam bem. Mas nem todos respondem da mesma forma. Sugestão é manter a psicoterapia e voltar no psiquiatra, pois mesmo não volte com a mesma medicação, talvez tente outras formas. Dependendo dos sintomas que você tem, vinculados a questões emocionais, as práticas integrativas dão bons resultados, como a Auriculoterapia (uma ramo da Medicina Tradicional Chinesa). Fico à disposição.
Olá! Verifique essa situação com o seu psiquiatra e com o seu psicólogo, pois a interrupção medicamentosa por conta própria nunca traz resultados positivos. Você diz que os sintomas voltam com menor intensidade, mas, em geral, segundo a minha experiência clínica, podem retornar com maior força também, e, claro, os sintomas não irão desaparecer, aliás, é preciso primeiro compreendê-los, para depois controlá-los e, quem sabe, ultrapassá-los!
Olá, tudo bem? O uso de antidepressivos somados com terapia é provavelmente a melhor alternativa para tratar desse tipo de patologias e de outras também, contudo quando se para com o uso farmacológico mesmo sendo bem planejado e gradual, podemos pensar que é um remédio que não está mais entrando em contato com o organismo e dependendo do período quando maior o tempo e a dosagem mais difícil é para o organismo se adaptar. o melhor seria relatar isso para o seu psiquiatra e psicólogo e trabalhar da melhor forma possível em conjunto para diminuir os sintomas mesmo eles já sendo menores do que era no início do tratamento. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.

Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Olá como vai?
Quando uma pessoa para de tomar antidepressivos, mesmo seguindo um processo de desmame adequado, é possível experimentar uma emergência dos sintomas depressivos após algum tempo, como no seu caso, mesmo que em menor intensidade. Isso pode acontecer por várias razões:

Ajuste neuroquímico: O cérebro pode levar algum tempo para se readaptar após a interrupção do uso do antidepressivo. Durante o tratamento com o medicamento, ocorrem alterações na química cerebral para compensar a presença da substância. Quando o medicamento é descontinuado, o cérebro precisa de tempo para readaptar-se ao seu estado natural, o que pode resultar na emergência temporária dos sintomas.
Fatores psicológicos: Mesmo com a terapia, alguns fatores psicológicos, como o estresse, mudanças na vida, eventos traumáticos ou dificuldades interpessoais, podem desencadear a emergência dos sintomas depressivos.
Recaída da depressão: Isso significa que a pessoa pode estar suscetível a episódios depressivos recorrentes e pode precisar de tratamento contínuo, seja com terapia, medicação ou uma combinação de ambos.
Necessidade de ajuste no tratamento: A emergência dos sintomas pode indicar a necessidade de ajustes no tratamento, como retornar ao uso do antidepressivo, modificar a dosagem, continuar a terapia ou explorar outras opções de tratamento.
É importante discutir quaisquer sintomas recorrentes com o médico ou terapeuta para avaliar a melhor abordagem para lidar com eles. Em alguns casos, os sintomas podem desaparecer com o tempo, especialmente se forem devido a ajustes neuroquímicos temporários. No entanto, se os sintomas persistirem ou piorarem, é fundamental procurar orientação profissional para obter suporte adequado. Espero ter ajudado!! Feliz dia!

Olá, qualquer medicamento tomado de forma continua , pode apresentar algum tipo de efeito assim que reduz ou pára totalmente o seu uso . Não há como.afirmsr categoricamente que no seu caso você nunca mais sentirá algum tipo de sintoma , mas é possível que com o processo terapêutico e acompanhamento de um médico psiquiátrico esses sintomas se aliviem con o tempo e vá ganhando mais autonomia
Seu organismo sente quando você para de tomar os remédios, isso é comum. Importante perceber o quanto você está dependente dele. Converse sobre isso em sua terapia.
Olá, durante esse período de desmame é comum ter o retorno de alguns sintomas. No nosso cérebro, quando recebe alguma medicação, ele está acostumado em recebê-lo de forma externa. Porém, com o desmame você passa pelo processo de readaptação do corpo sem o medicamento. O essencial no seu caso é manter o trabalho com o psicólogo e o psiquiatra. O psicólogo buscaria fazer você lidar com os sintomas de forma mais cognitiva (lindando com os pensamentos e sentimentos). Enquanto que o psiquiatra faria essa avaliação do quanto está dentro do esperado o retorno da sintomatologia e faria o reajuste no medicamento caso necessite voltar a tomar.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!