Quando o paciente tem 72 anos, pode fazer cirurgia para retirada da prostata com cancer?

5 respostas
Quando o paciente tem 72 anos, pode fazer cirurgia para retirada da prostata com cancer?
Sim, a idade não é o fator isolado para se submeter à cirurgia para o tratamento do câncer de próstata.
Fatores como a agressividade da doença, o estágio em que foi diagnosticada e outras doenças que comprometem a saúde do homem, são os principais critérios levados em consideração para fazer ou não uma cirurgia.
Outros pontos importantes são: o grau de experiência da equipe cirúrgica e a disponibilidade de recursos tecnológicos em sua região.
Desejo uma excelente recuperação.
Atenciosamente

Olá. A cirurgia pode ser feita sim, mas o risco cirúrgico depende de outras comorbidades. Ainda, a indicação cirúrgica depende da extensão da doença e também das comorbidades do paciente ( para avaliar a estimativa de vida deste). Abraços
Olá.

A idade não é um fator isolado que define se o paciente é candidato ou não a prostatectomia (retirada da próstata). O estado geral e as comorbidades (doenças associadas como cardiopatias, nefropatias e pneumopatias) do paciente são mais importantes para essa decisão do que apenas a idade. É claro que antes de tudo, o paciente tem que ser avaliado por um Urologista para definir se a cirurgia é uma opção adequada nessa situação.
O câncer de próstata é uma doença de evolução lenta e a indicação do tratamento depende de diversos fatores. A idade, os problemas de saúde do paciente, o estágio do câncer devem ser levados em consideração antes da indicação do tratamento. Mas de uma forma geral, o paciente com 72 anos, sem outros problemas de saúde mais graves e com doença da próstata localizado pode ser candidato a tratamento radical.
Att.
Olá. Sim, é possível realizar a cirurgia para a retirada da próstata em um paciente de 72 anos. A idade, por si só, não é o único fator determinante para a indicação ou contraindicação da cirurgia. Existem outros aspectos importantes a serem considerados, como a agressividade do câncer, o estágio em que foi diagnosticado, e as condições gerais de saúde do paciente, incluindo a presença de outras doenças ou comorbidades.

Além desses fatores clínicos, a experiência da equipe cirúrgica e os recursos tecnológicos disponíveis na instituição onde a cirurgia será realizada também são relevantes. É essencial que o paciente passe por uma avaliação completa e minuciosa com seu urologista e, possivelmente, com outros especialistas como um cardiologista, para garantir que ele esteja apto a passar pelo procedimento cirúrgico.

O tratamento do câncer de próstata pode variar bastante, indo desde a vigilância ativa até a cirurgia, radioterapia ou outras opções, dependendo das características individuais do paciente e da doença. Portanto, é crucial discutir todas as opções de tratamento com o médico para tomar uma decisão informada.

Se precisar de mais esclarecimentos ou uma segunda opinião, a telemedicina é uma ótima opção para consultas de maneira conveniente, rápida, segura e discreta. Estou à disposição para ajudar em uma teleconsulta, caso deseje. Abraços e desejo uma excelente recuperação para seu pai.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900