Quando o médico percebe que o paciente não precisa mais do uso dos antidepressivos, seja por ansieda

10 respostas
Quando o médico percebe que o paciente não precisa mais do uso dos antidepressivos, seja por ansiedade ou depressão?
Olá!! Que grande prazer em te responder... Então... Qd o médico entende que o paciente não depende mais da medicação, ele vai tirando aos poucos, diminuindo a dosagem, até o momento que ele entende que o paciente não depende mais da medicação e assim, retirando totalmente o seu uso. O Interessante é associar, no caso da depressão ou ansiedade, também o acompanhamento psicológico é importante nesse processo. Espero poder ter ajudado de alguma forma. Um grande abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prezado(a),
Essa é uma pergunta muito boa!
Não há um critério bem definido. A orientação geral é em torno do tempo de uso,
considerando-se um ano como tempo mínimo necessário para evitar o ressurgimento dos sintomas.
Essa orientação, no entanto, não tem suporte em boas evidências, assim como a maior parte das decisões envolvendo depressão.
Isso acontece porque “depressão” é um constructo falho, que se popularizou e se tornou uma uma mistura de diferentes síndromes.
Enfim, o que vale é uma boa observação clínica e uma relação empática. E quando há terapia em andamento, a retirada se torna muito mais simples.
Fique bem!
Abs
Olá!
O médico sabe que o paciente pode interromper o uso de antidepressivos quando este encontra-se assintomático por algum tempo,mas também leva em consideração a gravidade e o número de episódios depressivos ou ansiosos anteriores .A depender destes fatores,em alguns pacientes não está indicada a retirada da medicação devido aos riscos de novo episódio depressivo ou retorno dos sintomas ansiosos.
É importante salientar que a retirada da medicação precisa ser orientada por um profissional experiente para evitar-se a síndrome de retirada.
O médico psiquiatra conhece o diagnóstico do paciente e quando ele apresenta uma melhora dos sintomas. Porém, ele vai avaliar se conforme o caso há possibilidades de retorno e o desmame da medicação quando necessário. Está conversa, precisa ser contigo e seu médico. Um atendimento casado com Psicólogo aumenta as chances de melhora e redução da reincidiva. Espero ter ajudado!
O psiquiatra avalia através do desaparecimento dos sintomas e do diagnóstico feito inicialmente. É uma avaliação que pode ser feita em conjunto com o Psicólogo se o paciente estiver também fazendo psicoterapia, o que é o mais indicado no caso de depressão. A partir dessa avaliação a retirada do medicamento acontece de forma gradual.
Bom dia a retirada dos medicamentos depende muitos do diagnostico que levou o psiquiatra a prescreve-los, ele é a pessoa mais adequada para definir o tempo de uso. Muito depende também se a pessoa frequenta ou não a psicoterapia que é uma forte aliada para alcançar a cura. Tratar as causas que levam a pessoa a depressão ou ansiedade é o caminho, é necessário tomar consciência do que nos adoece para libertar-nos.
Olá, boa tarde!
Em geral usamos o tempo baseado em estudos prospectivos, o que isso quer dizer?
Avalia-se um grupo de pacientes que iniciaram antidepressivo e qual foi o período “seguro” para evitar risco de recaída.
Em geral, as variáveis que predizem maior ou menor tempo são: se é o primeiro episódio, a gravidade, a presença de um fator desencadeante forte, antecedentes familiares.
Baseado nisso estima-se um tempo de tratamento. A interrupção precisa ser gradativa e manter o acompanhamento, pois é uma fase que o médico precisa estar atento a qualquer sintoma que possa predizer recaída.
Um abraço!
Os pacientes que fazem uso de medicamentos para depressão e ansiedade, quando fazem terapia , tem muito mais probabilidade de evitar ou retardar recidivas , pois durante o processo terapêutico ele tornou-se cociente das causas ou gatilhos que pioravam os transtornos ( autoconhecimento) e aprendeu novas modalidades de resoluções de problemas, melhorando o enfrentamento, sentindo se mais confiante. Quando o remédio é retirado gradativamente, porque os sintomas melhoraram espera se que ele esteja apto a lidar melhor com situações da vida e acontecimentos futuros do que anteriormente .
Boa noite, geralmente pedimos ajuda a um profissional psiquiatra e a um psicólogo quando nos sentimos depressivos e ansiosos. Conforme os medicamentos prescritos e a melhora for sendo percebida tanto pelo médico como pelo paciente, a medicação é gradativamente diminuída até finalizada. Não há um critério de tempo para tal. O que importa é o bem estar e a saúde do paciente. A confiança é um bom passo para a melhora! Espero ter lhe ajudado!
Quando acontece é um motivo de enorme alegria, mas o paciente tem que entender também que apesar da retirada dos medicamentos é importante manter uma acompanhamento com um psicologo ou psicanalista da sua confiança.

Especialistas

Luciana Guedes

Luciana Guedes

Psicólogo

Cuiabá

Adailio Miguel

Adailio Miguel

Psicólogo

Fortaleza

Stefani Azevedo

Stefani Azevedo

Psicólogo

Maringá

Jonas Peronio do Nascimento

Jonas Peronio do Nascimento

Psicólogo

Santa Maria

Isadora Venturim Silva

Isadora Venturim Silva

Psicólogo

Vila Velha

Diane G. N. Tavares

Diane G. N. Tavares

Psicólogo

São José dos Campos

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 147 perguntas sobre Transtorno depressivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.