Quando o bruxismo é em crianças, está indicado o uso de placas? O acrílico pode "travar" o crescimen

3 respostas
Quando o bruxismo é em crianças, está indicado o uso de placas? O acrílico pode "travar" o crescimento por ser rígido demais? Nesses casos o mais indicado seria uma placa de acetato?
O Bruxismo em crianças normalmente é fisiológico, ou seja, colabora positivamente para desenvolvimento buco-maxilar. É a sabedoria da natureza.

O engrenamento/travamento criado pelas cúspides dos dentes decíduos impede o deslizamento para frente e para baixo que que precisa acontecer nos picos de crescimento ósseo. Por isso o ranger de dentes: para desgastar essas cúspides e permitir o livre crescimento.

Se esse deslizamento não ocorrer para frente e para baixo, ele ocorre onde de fato acontece a síntese óssea: para trás e para cima, o que fatalmente causará no futuros problemas na ATM, além de mudança do padrão facial determinado geneticamente.

O bruxismo em crianças só é "patológico" quando relacionado a verminoses comuns, super simples de serem resolvidas; ou quando anunciam pré-disposição a convulsões. Nesse caso, avaliar se há casos na família.

Aspectos psicossomáticos, como ansiedade podem estar relacionados...

O fato é que Bruxismo em crianças normalmente é absolutamente necessário e fisiológico. Não está indicada placa miorrelaxante de nenhuma especie.

De qualquer forma, consulte um Ortopedista Facial ou Clínico Geral que exerça Ortodontia Preventiva e Interceptiva, pois se for para usar algum dispositivo, que seja um que acompanhe e favoreça o desenvolvimento bucomaxilofacial. PLACA NÃO. ;)

Att

Seria interessante, caso ainda não tenha feito, fazer uma consulta com um odontopediatra para avaliar a existência de possíveis fatores associados ao bruxismo. Vou citar alguns pois antes de pensar no uso de uma placa seria interessante investigar alguns fatores que possam estar associados ao bruxismo como obstrução de vias aéreas superiores.(Existem casos de crianças que ao serem submetidas a cirurgia de adenóides e amigdalas reduziram a prevalência de bruxismo), Verificar se a criança tem Síndrome da apnéia obstrutiva do sono, pois nestes casos o bruxismo acaba ocorrendo como fator protetor. Verificar a necessidade de mudança de hábitos para dormir realizando uma "higiene do sono". Verificar se a criança tem TDAH: transtorno de deficit de atenção e hiperatividade pois existe um aumento de bruxismo nestes casos. Alguns fármacos com ação no sistema nervoso também podem ter influência no bruxismo. O Bruxismo atua como fator protetor nos casos de refluxo ,pois aumenta produção de saliva ,elevando o ph da boca .Ainda podem ter fatores genéticos ou de stress. São muitos fatores mesmo. Antes de pensar em colocar a placa seria interessante verificar qual condição sistêmica ,comportamental ou emocional pode estar ocasionando o bruxismo. O uso de placa não é efetivo para o tratamento do bruxismo mas pode ser indicado em caso que seja necessária proteção das estruturas dentárias. Espero ter ajudado.
O bruxismo infantil pode ser fisiologico e na maioria das vezes é passageiro. Se quem propos só sabe colocar placa, tem conhecimento limitado e talvez fosse melhor conversar com mais profissionais.