Quando fico num nível de ansiedade e nervosismo aparecem umas manchas vermelhas acima do peito, elas

10 respostas
Quando fico num nível de ansiedade e nervosismo aparecem umas manchas vermelhas acima do peito, elas não coçam e nem doem o que pode ser?
Olá! Estas manchas avermelhadas acima do peito e próximas da região do pescoço, que surgem em situações de estresse, nervosismo, ansiedade são reações somáticas neurovegetativas. Isto acontece quando a emoção fica retida por não encontrar um meio de comunicação com o ambiente e o corpo automaticamente a expressa por algum caminho, transformando a emoção numa reação do corpo físico. A região acima do peito e o pescoço, fazem a ligação entre sentimento e pensamento. Estas manchas denunciam a necessidade de se encontrar uma forma de equilibrar o que se sente com o que se pensa, favorecendo a comunicação das emoções pela palavra. A psicoterapia com abordagem corporal trabalha estas situações e sintomas. É bem interessante conhecer este tipo de trabalho psicológico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Você está somatizando sua ansiedade, o seu corpo está dizendo para você que algo não está indo bem com a sua parte psíquica. Pode ser um conflito inconsciente que você nem sabe direito e que vem à tona quando faz uma psicoterapia e através da descoberta das causas dessa sua ansiedade é que você irá ficar bem e essas manchas vão até se atenuarem e drsaoarecerem. Procure o quanto antes um psicólogo e com certeza ficará bem melhor num curto espaço de tempo e a cura virá aos poucos.
“ O corpo fala”! Qual a mensagem? Seu corpo interno (psiquê) lhe comunica que existe sofrimento (ansiedade e nervosismo), e tal qual uma panela de pressão, o sofrimento vira sintoma físico, em forma de manchas vermelhas. Ouça seu corpo, olhe pra dentro de si! Permita-se o auto cuidado, procure psicoterapia. A palavra tem poder curativo. O primeiro passo você já deu que eh perceber a associação entre a ansiedade e as manchas. O próximo é ser um agente transformador de dentro pra fora!
Olá,
as doenças / lesões dermatológicas (de pele) estão bastante associadas a estresse, ansiedade. O corpo sente e externaliza de alguma forma, chamamos de sintomas psicossomáticos.
Procure conversar com seu dermatologista e também procure profissionais de saúde mental como psicólogo, psiquiatra.
Manifestações físicas da ansiedade.
Olá, amigo (a)!
A sua observação de que tais manchas acontecem, quando você tem seu estado psicológico alterado, confirma e combina com o que chamamos de holística, ou seja, você é um (a) só, em corpo e mente. O que acontece no corpo (fisiológico) reflete na mente (psicológico) e vice-versa. Recomendo a você que procure um psicólogo, por que o sintoma aparente pode ser apenas uma parte do mal que o seu estado psicológico instável te causa. Me coloco à disposição! Um abraço!
Olá! Alguns sintomas fisiológicos (corpo) aparece como consequência de outro sintoma psicológico (mental - no seu caso ansiedade) em estado de ápice. O ideal seria você marcar uma consulta com um psicólogo para que esses sintomas diminuem e essas manchas notadas em você, não venham aparecer novamente. Não há, a princípio, necessidade de medicamentos para o caso descrito.
Olá!
O seu corpo está somatizando seus sintomas de ansiedade, nervosismo, stress.
O corpo fala. Tudo aquilo que sentmos, o que não conseguimos falar, quando não conseguimos resolver , quando.nosso.emocional.está abalado e não temos ajuda medica, psicológica, o corpo somatizará de alguma forma. No seu caso são essas manchas vermelhas.
Se puder procure um psicólogo!
Abraço!
Olá!! Cada indivíduo é afetado pela ansiedade e nervosismo de formas diferentes, uns desencadeiam herpes nos lábios, bolhas, outras são acometidas pelo vitiligo e de muitas outras formas deixam marcas no corpo como as manchas que você relata.Com certeza a pele é afetada por questões emocionais negativas e muitas vezes a ajuda psicológica é recomendada para ajuda-lo a identificar o que pode ser responsável por deixar você neste estado.Não deixe de ir ao dermatologista que pode ajudar com medicação para aliviar as dores e não deixar sua pele manchada.Espero ter contribuído para esclarecer sua dúvida.
Olá! Primeiramente, deve procurar um dermatologista. Se o mesmo diagnosticar causa emocional, sugiro a psicoterapia para que possa se autoconhecer, entender os problemas emocionais envolvidos e conseguir controlar sua ansiedade e nervosismo, mudando seus pensamentos e comportamentos. Podendo assim, responder as situações de forma positiva.

Especialistas

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Joseane Zamprogno

Joseane Zamprogno

Psicólogo

Campinas

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Imbituba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1022 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.