Quando fico ansioso minha voz fica rouca, é normal ? Ja tive 2 perdas temporarias de voz, pq fiquei

16 respostas
Quando fico ansioso minha voz fica rouca, é normal ? Ja tive 2 perdas temporarias de voz, pq fiquei muito ansioso
Vc não está sozinho. Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. Essa possível rouquidão aliada a ansiedade que está trazendo esses sentimentos e sintomas é uma doença altamente tratável e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 50
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, bom dia! A rouquidão e disfonia podem acontecer devido a ansiedade. Quando você fica ansioso, os músculos que controlam a sua voz ficam tensos e os padrões respiratórios alterados - ocasionando rouquidão, falhas na fala, necessidade de forçar bastante para conseguir ser ouvido ou até mesmo perdas temporárias de voz.
Sugiro que você procure um psiquiatra e psicólogo para avaliação e acompanhamento.
Olá! A rouquidão pode estar associada a ansiedade, a uma preocupação excessiva ocasionando uma tensão. O corpo fala qdo não damos voz aos nossos sentimentos e emoções. Procure ajuda terapêutica para poder melhor se expressar e entender o que está ocorrendo com vc. Estou a disposição. Um abraço.
Te recomendo primeiramente procurar um médito otorino, se necessário uma fono para uma avaliação. Paralelamente procure um psicólogo que lhe inspire confiança para verificar as causas da sua ansiedade. Espero ter te ajudado. abraço.
Olá! Olha, se houver essa relação entre a sua rouquidão e a ansiedade, é um indicativo de que suas crises ansiosas estão lhe afetando de forma significativa. A tensão muscular ou alguns maneirismos podem estar afetando sua garganta. Vale a pena iniciar um acompanhamento psicológico para que você minimize outras consequências em decorrência de uma falta de repertório para lidar com a ansiedade.
Quando você pergunta se é normal, eu fico na dúvida se você quer dizer que algo comum a qualquer um ou se faz parte do curso do transtorno ansioso. No primeiro sentido, realmente está fora do comum; no segundo sentido, perda de voz e rouquidão são sintomas psicossomáticos já verificados em outros quadros patológicos e apesar de não ser muito frequentemente no transtorno de ansiedade, é possível estar associado. Independentemente de qual quadro patológico ele faça parte, se esse sintoma surgiu, é porque existe um conflito interno por trás dele que precisa ser tratado em terapia.
Olá! Antes de mais nada seria interessante procurar um otorrinolaringologista e ver se você não tem nenhum problema de cunho fisiológico, a rouquidão pode acontecer após infecções respiratórias ou pelo uso indevido da voz, que geram uma inflamação das cordas vocais. Não é correto de passar qualquer posicionamento aqui, caso o médico descarte qualquer problema, busque um Psicólogo e faça uma avaliação para ter um diagnóstico correto!
Olá! Há razões físicas e psicológicas trabalhando em conjunto para que você tenha esse tipo de experiência. Aqui está minha recomendação: Avaliação com um bom Otorrino + Avaliação com Terapeuta EMDR e especialista em Dor.
A dificuldade para falar pode ser um sintoma de ansiedade. Mas imagino que esse sintoma possa causar prejuízos e incômodos na sua vida. Por esse motivo, seria importante que você buscasse uma psicoterapia que possa te ajudar a lidar melhor com a ansiedade
Olá, boa tarde. Tudo bem?
Então, normal não é... Comum talvez.
O que quero dizer é que você deve procurar ajuda para tratar o que está te causando essa ansiedade. Quanto a rouquidão, é provável que suma junto com o quadro de ansiedade depois de tratado.
Fico a disposição caso estejas motivado a enfrentar isso.
Abraço!
Olá! Você pode estar com problema físico ou Psicológico, procure um otorrino para descartar qualquer hipótese biológica e um Psicólogo para tratar a ansiedade.
Boa tarde
Que bom que já discrimina porque fica afônico. Agora, tá na hora que aprender a controlar sua ansiedade. Procure um psicólogo especialista em ansiedade
Olá, bom dia. Sim, a sua voz pode ser afetada pela ansiedade. A ansiedade é um estado psíquico útil para nos alertar do perigo e nos ajudar a enfrentá-lo. Normalmente aparece como reação à situações que causem medo, expectativa ou dúvida. É natural sentir ansiedade quando se busca um objetivo importante, mas ela vira um incômodo quando passa a atrapalhar as tarefas rotineiras do indivíduo, deixando de ser saudável e virando uma preocupação e um problema patológico, como muito tem se visto na rotina do mundo moderno. A ansiedade é "um excesso de futuro", que vem quando o ser humano para de prestar atenção na realidade presente e se volta para o resultado de uma ação futura. Quer dizer, a energia que deveria ser utilizada para satisfazer necessidades e desejos presentes, passa a ser consumida por preocupações futuras. A ansiedade possui entre seus sintomas: tensão, dificuldade para relaxar ou dormir, irritabilidade e perda de concentração. Sendo assim, caso você tenha identificado esse quadro de sintomas no seu dia a dia, procure ajuda!
Sim, é bastante comum que a ansiedade afete não apenas nossos pensamentos e sentimentos, mas também nosso corpo, incluindo nossa voz. A rouquidão ou até mesmo a perda temporária da voz podem ser sintomas físicos da ansiedade. Quando estamos ansiosos, nosso corpo muitas vezes reage de maneiras que não podemos controlar conscientemente, e isso pode incluir tensão nos músculos da garganta e da laringe, o que pode afetar a qualidade da nossa voz.

As duas experiências que você teve de perda temporária de voz durante períodos de ansiedade são indicativas de como seu corpo está reagindo ao estresse emocional. É importante reconhecer esses sinais e considerá-los como um sinal de que você pode precisar de ajuda para lidar com sua ansiedade de forma mais eficaz. Estou aqui para ajudá-lo a explorar essas questões com mais profundidade, se desejar.
Olá! Sinto muito por toda essa situação. Esses sintomas são comuns em crises de ansiedade. Seria interessante investigar a causa dessas crises e descobrir formas eficazes de lidar com elas, além de explorar atividades que aliviem a tensão e o estresse. A psicoterapia pode ser uma grande aliada para lidar com as questões que estão lhe causando sofrimento. Através dela, você poderá compreender melhor a si mesma, aprender a lidar com suas limitações e inseguranças, além de potencializar suas qualidades e dons. Estou aqui para ajudá-la na sua jornada de autoconhecimento e crescimento pessoal.
É compreensível que esteja preocupado com os sintomas que descreve. A ansiedade pode ter diversos efeitos físicos, incluindo a rouquidão e a perda temporária da voz. Quando ficamos ansiosos, nossos músculos se tensionam, incluindo os músculos das cordas vocais. Isso pode causar uma voz rouca ou até mesmo a perda temporária da voz em situações de estresse intenso. Perdas temporárias de voz devido à ansiedade não são incomuns e podem ser um sinal de que seu corpo está respondendo ao estresse de maneira significativa. Entretanto, é importante descartar outras possíveis causas médicas. Recomendo que consulte um profissional de saúde para uma avaliação mais detalhada e para discutir suas preocupações.
Estou à disposição para ajudá-la entender melhor esses sintomas e encontrar maneiras de gerenciar a ansiedade. Marque uma consulta para que possamos explorar isso juntos.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.