Quando falo outro idioma com estrangeiros fico analisando depois como falei, que poderia ter falado

16 respostas
Quando falo outro idioma com estrangeiros fico analisando depois como falei, que poderia ter falado de outro jeito, fico me corrigindo, isso seria perfeccionismo ou é normal isso ??
Olá!
Será que você age somente quando fala com estrangeiros?
Existe outras situações em que você se cobra de maneira exagerada ou quer ser sempre perfeito?
Se a resposta é sim, um trabalho de auto conhecimento te ajudará.
Te convido a agendar um horário com um especialista.

Isso poderia ser tantas coisas! De perfeccionismo até um jeito bacana de aprimorar seu inglês. Se isso te incomoda, importante investigar. Tive uma paciente por exemplo que sentia vergonha, outra que não conseguia se dedicar. Para cada uma era uma situação de vida bem diferente.
Aprender uma língua nova mexe com as emoções pois a linguagem é uma forma de assimilarmos e expressarmos quem somos no mundo.
Se quiser aprofundar, terei prazer de ouvir sua história e te ajudar a se sentir mais seguro com sua segunda língua ou com a forma como você conduz seu aprendizado.
Olá! Praticar uma língua estrangeira geralmente envolve um esforço maior para conseguir se expressar de maneira natural e coerente. Como consequência, é natural a mente "repassar" as frases, pronúncias, vocabulário para tentar aprimorá-los. Dito isso, caso você perceba que essa análise acaba consumindo muito da sua energia e/ou tempo, ou se isso tem causado muito sofrimento para você e/ou feito você evitar novas oportunidades de comunicação, é possível que isso tenha evoluído para um autocriticismo disfuncional, talvez ligado a um perfeccionismo. Se esse for o caso, a psicoterapia pode cooperar para desenvolver a autoconfiança e enfrentar os desafios em exercitar um outro idioma. Espero que encontre a ajuda que procura e fico à disposição!
Bom dia amigo! Tudo bem contigo? Espero que sim. Vamos lá então, antes de mais nada é super comum realizarmos esse tipo de análise mental quando estamos aplicando uma nova habilidade ou exercitando alguma área de conhecimento que possuímos, seja na conversação com outras pessoas ou na execução prática de alguma outra coisa. Quando estamos falando na prática de um outro idioma que não o materno é bastante comum esse tipo de fenômeno ocorrer (auto análise/reflexão), pois é um "esforço" para nosso cérebro fazer esse tipo de movimento, faz sentido? Em um primeiro momento, dependendo do nível desta cobrança que você relata sentir, acredito que possamos estar lidando com uma possível ansiedade social, na qual se manifesta justamente nessas situações que envolvam outras pessoas. O ideal seria fazermos uma análise de seus pensamentos automáticos antes, durante a após a conversação, para confirmar ou descartar a hipótese que sugeri aqui no comentário. De forma geral, se você estiver sentindo prejuízo/sofrimento com esses pensamentos após as interações, sugiro que busque a ajuda de um profissional da saúde mental para iniciar um processo terapêutico adequado. Tá bem? Grande abraço
Olá.
Se isso tem chamado sua atenção é importante averiguar. Consulte com um psicólogo com CRP ativo e que te ajudará na busca pelo autoconhecimento.

Abraços.
Oi! Aparentemente você está aprendendo uma nova língua e tem se questionado sobre sua eficiência nessa nova habilidade, é isso? Essa pode ser uma etapa da aprendizagem natural, uma forma de assimilar o seu conhecimento. Mas é importante prestar atenção ao que voce sente quando isso ocorre, se vem uma sensação de cobrança forte ou se tem fluidez. Observe e se estiver em sofrimento não hesite em buscar ajuda para compreender melhor o que está acontecendo. Estou à disposição. A psicoterapia corporal pode te ajudar trazendo mais segurança para o seu ser como um todo.
Olá, me parece que você se preocupa com sua excelência no inglês, será que podemos falar sobre ser um defeito, ou transtorno? Não seria apenas uma vontade de ser fluente na língua? Após um estudo mais profundo, será possível lhe responder esse questionamento. Procure um psicoterapeuta para lhe ajudar. Boa sorte.
Olá. Tudo bem?
Se isso tem te trazido sofrimento seria interessante averiguar. Por outro lado, quando estamos falando de um outro idioma é comum que você tenha tais comportamentos.
Abraço!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Olá. A psicoterapia pode te ajudar a entender se há uma cobrança de si mesmo, desproporcional ao estudo do novo idioma, sendo uma busca por perfeccionismo ou insegurança. Boa sorte!
Olá, a princípio é normal ficar atento e preocupado quando falamos em outra língua, especialmente se não estamos confiantes na situação. Se você sente que está te causando prejuízos ou sofrimento a orientação é agendar um consulta com psicólogo para poder entender melhor a situação. Abraço.
Refletir sobre como você se comunicou em outro idioma após interagir com estrangeiros é uma parte normal do processo de aprendizado e aprimoramento da comunicação. No entanto, quando essa reflexão se torna excessivamente crítica e constante, pode ser indicativo de tendências perfeccionistas. O perfeccionismo envolve a busca implacável pela perfeição e pode gerar ansiedade quando os resultados não atingem os altos padrões estabelecidos.

É importante encontrar um equilíbrio saudável entre o desejo de melhorar suas habilidades linguísticas e a aceitação de que erros são uma parte natural do aprendizado. Lembre-se de que a comunicação eficaz envolve compreensão mútua, e não necessariamente a perfeição gramatical. Se o perfeccionismo estiver causando angústia significativa, considerar a ajuda de um profissional de saúde mental pode ser benéfico para explorar e gerenciar essas tendências. Estou à disposição para oferecer orientação adicional, se necessário.
Olá, bom dia. Se esse fato está te incomodando de alguma forma, é importante que você procure uma psicóloga para lhe auxiliar a entender qual o motivo dessa análise. Espero ter ajudado, @psimariajube.
olá como vai?
É bastante comum que as pessoas analisem suas interações após conversas em um idioma estrangeiro, especialmente se estão em processo de aprendizado ou se comunicando com estrangeiros. Esse comportamento pode surgir de uma variedade de razões e nem sempre indica perfeccionismo.

Algumas possíveis razões para essa análise pós interação podem incluir:

Autoconsciência: Quando falamos em um idioma não nativo, podemos estar mais conscientes de nossas habilidades linguísticas e mais propensos a refletir sobre como nos expressamos.

Insegurança linguística: Se você está aprendendo ou não é completamente fluente em um idioma estrangeiro, é natural se sentir inseguro sobre sua capacidade de comunicação. A análise pós-interação pode ser uma tentativa de avaliar seu desempenho e identificar áreas para melhoria.

Aprimoramento linguístico: Ao revisar suas interações em um idioma estrangeiro, você pode identificar padrões em seus erros ou áreas onde pode melhorar. Isso pode ajudá-lo a desenvolver suas habilidades linguísticas ao longo do tempo.

Pressão social: O medo de cometer erros ou de ser mal interpretado em um idioma estrangeiro pode levar à autocrítica e à análise excessiva de suas interações.

Embora seja normal revisar suas conversas em um idioma estrangeiro para aprender e melhorar, é importante não se preocupar excessivamente com cada detalhe ou cometer excesso de autocrítica. O processo de aprendizado de um idioma envolve cometer erros e aprender com eles.

Se você sentir que essa análise pós interação está causando ansiedade ou afetando negativamente sua confiança ao falar outro idioma, pode ser útil discutir esses sentimentos com um psicólogo. Ele pode fornecer suporte e orientação sobre como lidar com esses pensamentos de forma construtiva e positiva. Te desejo um feliz dia!!

Boa tarde! É super comum se sentir assim ao falar um novo idioma. Analisar e corrigir o que dissemos pode ser um sinal de perfeccionismo, mas também faz parte do processo de aprendizagem. É importante encontrar um equilíbrio: celebre suas conquistas e reconheça seu progresso, mas se a autocrítica estiver causando ansiedade, pode ser útil buscar apoio psicológico. Seja gentil consigo mesmo, você está aprendendo algo novo.
É bastante comum sentir-se assim ao falar outro idioma, especialmente quando se está interagindo com estrangeiros. Esse tipo de reflexão sobre como você se expressou e pensar em como poderia ter falado de maneira diferente pode ser parte natural do processo de aprendizagem e adaptação linguística.

No entanto, quando esses pensamentos se tornam persistentes e geram uma preocupação excessiva ou ansiedade, isso pode ser sinal de perfeccionismo. O perfeccionismo envolve uma busca constante pela perfeição, muitas vezes acompanhada pela autocobrança e autocrítica intensa, mesmo em situações em que os outros podem não perceber erros ou imperfeições.

Se esses pensamentos estão afetando sua autoconfiança ao falar outro idioma ou estão causando desconforto emocional significativo, pode ser benéfico explorar essas questões com um psicólogo. A psicoterapia pode ajudar a compreender melhor esses padrões de pensamento, trabalhar na redução da autocrítica excessiva e desenvolver uma maior aceitação de si mesmo e das suas habilidades linguísticas.

Estou aqui para oferecer suporte e orientação através de sessões de psicoterapia online. Se você estiver interessado em explorar essas questões mais profundamente e aprender estratégias para lidar com o perfeccionismo, sinta-se à vontade para entrar em contato para agendarmos uma sessão. Estou comprometido em ajudá-lo a desenvolver uma relação mais saudável com suas próprias expectativas e habilidades linguísticas.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 150
Se é só quando em outra língua eu entendo como o mínimo esperado. Trata-se de uma preocupação saúdavel afinal não é sua língua e quem houve não gosta de ficar tendo que adivinhar e analisar o certo ou errado que falou. Entretanto errar pode acontecer por não ser sua língua mãe. O importante é não ficar se culpando . Revisar depois pode ser bem saudável.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica online - R$ 170

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!