Quando eu tinha 11 anos, minha mãe me comprou um caderno lindo e super caro pra eu ir pra minha esco

16 respostas
Quando eu tinha 11 anos, minha mãe me comprou um caderno lindo e super caro pra eu ir pra minha escola nova, mas em menos de uma semana eu perdi esse caderno pq deixei embaixo da carteira da escola e no dia seguinte não estava mais, ela me deu um esporro e comprou outro mais barato para eu estudar, na época minha mãe n tinha condições e se esforçou ao máximo pra me dar aquele caderno pq eu queria muito e ela quis me agradar, hj eu estou com 22 anos e ainda não consegui me perdoar por aquilo, eu não consigo entender pq era só um caderno e hj temos condições de comprar até dois, mas toda vez q penso nisso me dar vontade de chorar, me culpo, me sinto horrível, uma filha terrível e eu realmente n sei oq fazer sobre isso porque me parece algo tão bobo, tão sem noção da minha parte, mas que me afeta demais, oq devo fazer? Isso seria um caso de terapia?
Oi! Você deve avaliar o quanto toda essa situação te incomoda, te causa prejuízos e sofrimento, que você parece não estar mais disposta a aguentar. Se você não consegue se perdoar (por algo que você acredita que tenha que se perdoar), se a lembrança da situação te dá vontade de chorar, se você sente culpa, sente-se horrível, uma filha terrível (que acredita que não esteve à altura do esforço e sacrifício de sua mãe), enfim, sente-se presa à esta repetição ilógica, incompreensível ao nível consciente, você poderia sim se beneficiar da terapia, pois teria um tempo e um espaço só seus para relatar o que te incomoda, e para investigar, junto com o psicólogo, como você se coloca diante da situação, como você se implica (ou não) no seu próprio sofrimento. É impossível responder se seu caso seria uma caso de terapia com um simples sim ou não. Você poderia se dar uma chance, e decidir por si mesma.

Se é uma questão para você, causa sofrimento psíquico, sugiro que busque um psicanalista ou psicólogo. Permita-se ter um momento de cuidado e acolhimento diante dessa e outras questões. Esse recorte seria um começo, para você trabalhar como lida com perdas, frustrações, o sentimento de culpa que relata. Não podemos mudar o passado mas podemos aprender a lidar melhor com ele no nosso presente. Reflita sobre isso. Cuide-se! Um abraço
Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 140
Oi, na terapia trabalhamos as suas questões que lhe trazem sofrimento, e parece que essa tem sido uma grande questão, colocando em jogo inclusive seu auto valor, pois se acha horrível por conta disso. De fato é bem importante trabalhar esse "nó" de energia psíquica, pois com certeza inconscientemente ele influência outras áreas de sua vida. Na terapia junto com esse recorte da sua vida e outros relato seus, vamos compreender a essência desta situação e qual ferida gerou de fato, para podermos fazer um trabalho de acolher esta dor para então curar esta ferida. Como foi dito, o passado não vai mudar, mas o que você sente em relação a ele, isso sim, é possível mudar!
Bom Caminho para você!
Veja só como uma vivência de mais de 10 anos atrás ainda se faz muito presente na sua vida. De fato nós não esquecemos as coisas, mas sim armazenamos elas no inconsciente. Por alguma razão esta lembrança, recheada de emoções, ainda está muito clara para você e te deixando perturbada. Você já conversou com a sua mãe ou com outras pessoas esta história? Pode ser o primeiro passo para aliviar ou esvaziar o que está sentindo… busque ajuda de um psicólogo e tratará desta e outras questões que podem surgir ao longo do caminho. Abraços
Olá! Muitas pessoas ainda acreditam que só precisam buscar por ajuda psicológica quando estão no fundo do poço, mas isso não é verdade. A terapia é para todos que desejam aprender a lidar melhor com algumas questões e, consequentemente, ter mais qualidade de vida. Então, se você sente constantemente, que precisa ser ouvida e que não consegue mais passar pelo que tem passado sozinha, esse pode ser um bom momento para iniciar seu processo. Lembre-se que na terapia você encontrará um espaço seguro, onde poderá se expressar livremente. Mesmo que inicialmente pense que essa lembrança do caderno é boba, o fato de você sofrer com isso mesmo depois de 10 anos, sinaliza que tem algo aí que precisa ser trabalhado. Sempre será benéfico se conhecer mais e aprender a gerenciar melhor suas emoções e um Psicólogo pode te ajudar nisso. Cuide-se bem!
Te aconselho a buscar hipnoterapia para solucionar essa cena dentro de voce. Mudar seu olhar a respeito do que aconteceu com voce. Ressignificar esse conflito. Acho que voce poderá se desculpar, perdoar e seguir em frente.
Olá! Quando nos sentimos encomodados constantemente com algo da vida e percebemos que nos causa um transtorno que não conseguimos superar a ponto de nós afetar significativamente é motivo para se permitir rever em ambiente psicoterápico.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Sim, é caso de psicoterapia. Essa coisa que vc disse parecer boba tem certamente algo mais profundo e que precisa de um olhar de um profissional junto com você. Eu desejo que você encontre algum profissional capacitado e que você se entregue ao processo terapêutico e que possa vivenciar a liberdade dessas amarras mentais. Fique bem.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 170
Olá. A terapia pode te ajudar a entender o porquê se sentir culpada depois de tanto tempo, bem como te ajudar a trabalhar sua relação com sua mãe. Sugiro que busque um profissional com quem você se sinta acolhida.
Sim, é um caso de terapia. A terapia é uma forma de tratamento que visa aliviar o estresse emocional, identificar as causas dos problemas de saúde mental e auxiliar o paciente a descobrir novas formas de lidar com as questões da vida, tanto boas quanto ruins. O paciente vai se conhecer, num processo semanal. Procure ajuda de um profissional de psicologia. Estou à disposição.
Olá, se te causa tanto sofrimento então é algo para terapia sim. Dentro do processo terapêutico você irá olhar para suas questões de maneira mais profunda, vai conseguir novas formas de lidar com suas questões, seguindo em frente de maneira mais saudável. Se cuide. Abraços
Olá, veja só, já fazem 11 anos que você carrega essa responsabilidade. Você precisa buscar entender por que esse evento teve um peso tão importante em sua vida e de que forma isso ainda te afeta emocionalmente. Abraço afetuoso.
Prezada, seu caderno, ou melhor, a ideia dele, congrega uma quantidade enorme de afeto. Ele representa o esforço de sua mãe, a ruptura de alguma coisa muito importante em vossa relação, e coloca em questão sua posição de filha e as responsabilidades que adviriam dela. Apesar de o caderno ter sido esquecido (vale notar que você não perdeu o caderno, e sim o esqueceu; o responsável por ele não ter podido ser recuperado é quem o levou e o não devolveu), foi suficiente para que você estudasse um caderno mais barato, e eis que, hoje, vocês têm condições de comprar até dois como aquele, se o desejassem. Parece, porém, que o que você deseja é ajudar sua mãe. Talvez fosse esta a mensagem que você desejasse passar para ela: não é necessário o caderno caro, devolvo-o para a carteira. Um barato é suficiente para eu cumprir meu dever de filha e estudar. Como você está cumprindo hoje.
Olá! Sim, penso que seria interessante aprofundar essa questão na terapia. Vejo que essa vivência te afeta e te gerar diversas emoções, que são válidas e dignas de ser compreendidas e acolhidas. Mais importante do que o fato, é o que foi percebido do fato. Um caderno não é apenas um apenas, ele possui significados diferentes para cada pessoa. No processo terapêutico, é possível compreender o que essa vivência representa e significa para você e com isso resignifica-la. Espero ter ajudado, estou à disposição! Abraços!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 100
Olá. Acho que seria legal você falar disso em terapia, porque parece que existe algo mais aí. Não foi somente o caderno, provavelmente esse fato é somente algo simbólico ou o que eu costumo chamar de "bode expiatório", ou seja, algo que aparece para te dizer que existe um problema, mas o problema real é outra coisa. Então fique atenta, se está te fazendo mal, vale a pena olhar com mais cuidado e atenção. Cuide-se.
Olá! Sinto muito que você esteja carregando essa culpa por tanto tempo, seria muito útil trabalhar isso em terapia, pois ela pode ajudar a entender melhor esses sentimentos, buscar uma forma de perdoar a si mesma e a transformar essa culpa em algo mais leve. Pode parecer bobo para você, mas é uma porta para algo mais profundo, que pode ser trabalhado e curado. Estou a disposição! Fique bem.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!