Quando eu era criança tinha o mesmo pesadelo todos os dias, mas não lembro hoje em dia como era ele só

21 respostas
Quando eu era criança tinha o mesmo pesadelo todos os dias, mas não lembro hoje em dia como era ele só lembro das sensações horríveis que sentia, e normal crianças passarem por isso?
Os sonhos e pesadelos, são informações do inconsciente, manifestadas por meio de metáforas. Como meio de proteção, muitas vezes, esquecemos os fatos que nos causaram dor. Caso as "sensações horríveis" ainda lhe perturbam, vale a pena fazer um tratamento psicoterápico para tentar descobrir as causas.

Absolutamente normal! Nós sonhamos nossos temores e nossos desejos também. Os sonhos trazem o inconsciente para a mente em forma de imagens. Sonhar também é uma maneira não consciente em treinar situações para lidar melhor com elas. Durante os sonhos vivemos plenamente as situações.
Sugiro que você leve seu sonho para ser interpretado e depois de nomear essas angústias que aparecem em sonhos, você poderá processar, elaborar essas questões e seus temores e libertar-se deles,
Um abraço,
Lea
Quase todo sintoma infantil está relacionado a uma crise no sistema familar. O que estava acontecendo na sua família naquela época? Se você recorda das sensações que tinha, talvez elas afetam como você está hoje. Convido a olhar melhor pra sua história e criar um sentido a partir disso. Espero ter ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 100
Olá, como vai?
Olha, é um pouco difícil "bater o martelo" em uma resposta a sua pergunta. É razoavelmente comum ter um sonho ou pesadelo repetidas vezes (seja enquanto criança, seja em adultos). A questão seria tentar compreender esse sonho. Se você não se lembra dele, seria interessante avaliar quais são essas sensações que ele te trás (e, pelo seu relato, parecem ser bastante incômodas), e verificar o que mais te proporciona algo semelhante. A partir disso poderia ser trilhado um caminho junto a um psicólogo para te auxiliar a lidar com quaisquer coisas que te causem desconfortos semelhantes.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento do sono - R$ 130
Olá! Sonhos estão relacionados à tentativa da mente processar, via símbolos, o que não foi possível no estado de vigília. Este processamento é catalisado através da Terapia EMDR. Se há processamento do que não foi processado, como traumas, há alívio dos sintomas que foram gerados a partir deles. Terapia EMDR + Pain Management pode ser considerado como uma “Terapia design”, onde frequentemente vemos grandes resultados. Um abraço!
Olá!
É comum as crianças terem sonhos e pesadelos, pois é o meio que o inconsciente se manifestar de forma simbólica. Quando o sonho é recorrente, com situações semelhantes contém um conteúdo de muita importância que representa algo de muito valor à vida psíquica de quem sonha e pede elaboração, ou seja um destino simbólico.
Prezado(a), os sonhos, enquanto manifestações do inconsciente, derivam de toda uma conjuntura é como uma espécie de sismógrafo dos conteúdos subjetivos que tangenciam o sofrimento social. Sabemos que o aparelho psíquico se constitui através de um sequenciamento de aquisições que se originam na primeira infância e acabam por deflagrar as premissas da instância inconsciente prementes ao desenvolvimento do sujeito. Dentro da perspectiva psicanalítica, compreendemos que há nas crianças uma maior riqueza de manifestação dos conteúdos inconsciente quando comparado aos adultos, devido a um menor recurso de defesa à estrutura do ego. Nesse sentido, entendemos que sonhos de angústia na infância são absolutamente comuns e corriqueiros. Espero ter contribuído à questão.
Todas as respostas bem pertinentes dos colegas. Sim, as crianças tem pesadelos. Os sonhos podem ser "restos Diurnos", fragmentos do que aconteceu durante o dia, imagens do pré-inconsciente ou seja, algo que não esquecemos por completo, e imagens mais recalcadas do nosso inconsciente. É uma tentativa de superar alguma coisa ruim, algo que não queremos lembrar, enfim...fica difícil através de um recorte definir. Mas se é uma questão que te afeta até hoje, faça análise. Te ajudará a lidar com essa e outras questões. Um abraço.
Te convidamos para uma consulta: Acompanhamento a pacientes com: ansiedade,depressão, fobias e traumas psicológicos - R$ 130
Olá! Sim, esse tipo de pesadelo é frequente entre as crianças, mas isso não quer dizer que esteja tudo bem, quer dizer que a maioria de nós passa por conflitos internos desde a infância. Muito provavelmente, esses pesadelos são fruto de um conflito interno. Para lidar melhor com o conteúdo por trás desses pesadelos, eu recomendo iniciar uma analise com psicanalista.
Um forte abraço!
Olá, os sonhos podem trazer conteúdo que sejam referentes as vivências diárias e podem evidenciar os conflitos internos pelo qual passamos e os pesadelos como são carregados do medo, podem sim ter uma significação maior, no que você descreve que sente. Sugiro que você procure um profissional de Psicologia da sua confiança e juntos possam analisar as suas vivências.
Espero ter ajudado!
sim os pesadelos são questões que estão em seu inconscientes, algo ainda esta te incomodando de alguma maneira, o ideal é seguir um acompanhamento terapêutico para avaliar mais de perto que estava havendo naquela época e por que vc ainda sente algo em relação... a terapia poderá trazer compreensão de algumas coisas que estão ainda mal resolvidas internamente... me deixo a disposição se caso quiser marcar um horário on line!
Como essas sensações ainda te incomodam na vida adulta, sugiro que procure um Psicólogo para que juntos possam elaborar suas questões e encontrar uma forma de minimizar ou até mesmo acabar com esse incômodo.
Como citou uma colega, é importante avaliar o contexto familiar, o que pode estar acontecendo naquele sistema, as dores emocionais podem estar disfarçadas em emoções, como o medo, insegurança, alguma perda no sistema, como as crianças não entendem muitas vezes o que está acontecendo , podem ter pesadelos noturnos.
Olá! Sim, muito normal as crianças terem pesadelos, pois elas passam por situações que não conseguem exprimir, isto é, sensações, desejos, medos entre muitas outras coisas. O importante é seu estado atual, se algo nisso tudo ainda te incomoda, deves procurar por ajuda psicológica, para poder por em palavras o que ainda resta dessas emoções reprimidas para poder compreende-las.
Olá. Podes ter percebido que esse assunto: sonhos acaba sendo altamente significativo para nossas vidas e principalmente em um processo psicolterapeutico. Nossa mente, nosso inconsciente é sensacional dando-nos sinais, alertando e muitas vezes ate elaborando conteúdos. Por isso o fato de você trazer a tona estes teus sonhos e sensações, agora nesse período da tua vida, pode tornar-se um espaço de grandes construções e descobertas na tua construção de SER. Falo aqui de todos tipos de aprendizados, não somente de alegrias, mas também de tristezas, falhas. Então podemos ter ai um riquissímo espaço de reelaboração agora de modo mais real, próprio e significativo. Foi um prazer ter estado contigo nesse momento.
Olá
É normal sim ter pesadelos e tb é normal alguns se repetirem.
Seria bastante interessante poder explorar esses conteúdos e analisar do por que esse fato continua a te afetar.
Estou a disposição
Boa sorte
Sim, é possível que, tanto crianças quanto adultos, terem sonhos e até mesmo pesadelos repetidos. Não necessariamente significa que esteja acontecendo algo de ruim... Mas seria bem legal trabalhar esses sonhos em terapia, até mesmo porque a lembrança deles te causam sensações desconfortáveis. Caso queira marque uma consulta, vamos conversar sobre isso.
Sim , e normal e isso ajuda no auto conhecimento sobre as emoções, acontecimentos traumáticos e na regulação das emoções durante o tratamento psicológico. Procure um profissional da área. Abraços
Olá, geralmente os sonhos são compostos de resíduos do dia, experiências vividas, e emoções que as crianças (ou adultos) estão vivenciando. No caso dos pesadelos, costumam ser situações que "pedem" uma solução, por isso se tornam tão vívidos e até assustadores. Seria bom verificar se a criança está passando por alguma questão que, no momento, a está incomodando e ajudá-la nisso. Tanto pode ser feito pelos pais como por um psicoterapeuta. Boa sorte.
Olá! Interessante vc trazer essa situação, que de alguma forma ainda se faz presente hoje. As sensações são conteúdos que não puderam ser nomeados. Um processo de psicoterapia será muito útil nesse sentido e na busca por ressignificações.
Olá boa tarde!
Sim normal e saudável passar por isso, os sonhos como já exposto acima podem ser resquícios das vivências diárias porém podem também ser de conteúdo inconsciente, os dois casos há o que a psicologia e ao meu ver em especial a psicanálise te auxiliar, sobretudo porque isso perdura até dias de hoje.
Busque um profissional competente, um local de fala livre e segura, e terá ganhos de autoconhecimentos incríveis para uma vida mais leve e assertiva.
Abraço, e muito boa sorte!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!