Quando eu era adolescente eu passei em um curso técnico integrado em uma universidade federal, porém

16 respostas
Quando eu era adolescente eu passei em um curso técnico integrado em uma universidade federal, porém sofri assédio sexual durante quase 3 anos nesse lugar, antes de conseguir denunciar. O que não resolveu muita coisa pois segundo eles não haviam provas. Após essa confusão eu desenvolvi depressão com quadro psicótico e sofri bastante.Acontece que depois de sair do ensino médio eu passei para engenharia na mesma faculdade ( pq era o sonho dos meus pais). Agora eu estou estacionada não consigo evoluir muito no curso e ainda um colega de turma começou a me importunar sexualmente. Tem toda uma pressão para que eu termine o curso, mas me sinto totalmente perdida e com medo de sofrer de novo o que eu já vivi. Como eu devo proceder?
Olá!

Antes de tudo, obrigado pela abertura e coragem em compartilhar seu relato. Poucas pessoas conseguem dispor do fôlego para expor suas vulnerabilidades, principalmente numa realidade onde muitos sustentam pensamentos que constantemente devem lhe fazer se sentir culpada das mesmas situações pelas quais já sofreu o bastante.
Posso imaginar como (e quanto) deve estar se sentindo angustiada ao ter se percebido vítima de uma circunstância dessas. Tão humilhante quanto sofrer o abuso é saber que sua voz foi silenciada. Genuinamente, eu sinto muito, mesmo, por isso.
Infelizmente, vivemos em um sistema de justiça que desprivilegia completamente a figura feminina ao reduzir a veracidade de situações como essas à "apresentação de provas" (o que só contribui para a ampliação da sensação de impotência e de anulação das suas dores).

Estou convicto de que o processo psicoterapêutico lhe permitirá reacessar essas memórias (claro, um ambiente devidamente apropriado e seguro para isso) e entender melhor sobre seu lugar dentro dessa história.
Nosso objetivo será fazê-la empoderar-se diante dessas injustiças e compreender que não parece nada honesto com você mesma que continue carregando um peso que, na verdade, traduz uma profunda problemática social, mas não diz respeito a você, enquanto ser humano digna do respeito e da compreensão que você merece.

Estou à disposição para trabalharmos e ressignificarmos tudo isso, juntos!
Conte comigo para o que puder ajudá-la.
Sinta-se abraçada.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 90

Primeiramente parabéns pela coragem em denunciar. E lamento muito não ter tido a justiça que merecia neste caso. A pergunta que fez possui inúmeras respostas, todavia não me parece ser a questão que te traz sofrimento, não me parece ser o que fazer no sentido objetivo, mas o que fazer para seguir adiante e lutar pelo seus sonhos. Me parece também que a questão com seus pais tem uma importância, visto que se refere ao sonho deles. Buscar um especialista vai ajudar a entender melhor o que se passa com você assim conseguira tomar as suas decisões.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Oie! Sinto muito que tenha passado por uma situação tão difícil. Ser mulher nos dias atuais não é uma tarefa fácil. Para conseguir processar e organizar algumas situações traumáticas pode ser necessário ajuda profissional. Compartilho de ao menos 1% da sua dor, simplesmente por ser mulher, e acredito que a terapia vai conseguir te ajudar a lidar melhor com tantos sentimentos. Fico a disposição para te ouvir. Fique bem!
Olá! Sinto muito que você tenha passado por toda essa experiência negativa. Mas saiba que você é muito corajos@ por buscar ajuda!

Acredito que a coisa mais importante que você pode fazer por si mesm@ é fazer psicoterapia. E não digo isso por ser psicóloga mas por ter passado por situações parecidas e saber o quanto a minha própria psicoterapia me ajudou!

Em psicoterapia você irá desenvolver habilidades para lidar com essa situação, diminuir o sofrimento associado ao que você passou e seguir em frente.

Qualquer coisa, fico à sua disposição! Um forte abraço!
Lamento muito que você esteja passando por essas dificuldades. É essencial que você saiba que tem direito a se sentir segura e respeitada em seu ambiente de estudo. Ninguém deveria passar por essa experiência traumática que você descreveu.

Vamos considerar algumas possíveis ações a serem tomadas:

Procure ajuda de um profissional de saúde mental: Com base em suas experiências passadas e atuais, é altamente recomendável procurar a ajuda de um profissional de saúde mental. O assédio sexual pode ter impactos significativos na saúde mental de uma pessoa, e é importante falar sobre esses incidentes e seus sentimentos com um terapeuta ou psicólogo. Eles podem te orientar sobre como lidar com essas situações traumáticas.

Converse com sua família sobre a situação: Pelo que você contou, seus pais têm grandes expectativas sobre sua carreira, e é importante que eles saibam como essa situação está afetando você. Apesar de ser uma conversa difícil, eles precisam estar cientes da gravidade do assédio sexual e de seu impacto na sua saúde mental.

Avalie suas opções acadêmicas: Parece que você se sente presa à essa universidade e curso por causa das expectativas dos seus pais. No entanto, é importante lembrar que sua saúde e bem-estar devem sempre ser uma prioridade. Se a situação na universidade atual está prejudicando sua saúde mental, seria prudente considerar outras opções, como transferir-se para outra universidade ou mudar de curso.

Denuncie o assédio: É muito importante que você denuncie esses incidentes para as autoridades competentes. Isso pode incluir a administração da universidade, a polícia local ou um serviço de apoio às vítimas de assédio sexual. Ainda que suas experiências anteriores com denúncias não tenham sido positivas, não deixe de tentar buscar justiça. Você pode querer documentar o assédio de alguma maneira, seja guardando mensagens ou e-mails, ou fazendo anotações detalhadas sobre os incidentes.

Apoie-se em uma rede de apoio: Amigos, conselheiros, grupos de apoio, linhas diretas para vítimas de assédio sexual - esses são todos recursos valiosos que podem ajudá-la a se sentir mais segura e apoiada durante este período difícil.

Auto-cuidado: Procure maneiras de cuidar de si mesma durante este período. Isso pode incluir exercícios físicos, meditação, hobbies, ou qualquer outra atividade que você ache relaxante e restauradora.

Lembre-se, você tem o direito de se sentir segura e confortável em seu ambiente de aprendizado. Não hesite em tomar as medidas necessárias para proteger sua saúde e bem-estar.
Olá!
Sinto muito saber sobre o que passou

Mas antes de tudo seria importante que você começasse sua Psicoterapia, pois assim você se sentiram fortalecida para corrigir algumas crenças, como por exemplo aprender a estabelecer limites como fazer um curso apenas pela pressão dos seus pais. Entender sobre estas questões vão te ajudar a aprender a se posicionar e comunicar em casos como o que sofreu. Não há do que se envergonhar ou ter medo, a vítima nunca tem culpa.
O sofrimento de aguentar tudo calada te coloca cada vez mais pra baixo e você tem todas as ferramentas de que precisa, dentro de você.. precisa aprender a usar.. ressignificar situações, aprender a lidar com suas emoções e manejar suas dores

Eu realmente sinto muito por tudo o que você passou. É compreensível que essas experiências traumáticas afetaram sua saúde mental e tiveram um impacto significativo em sua vida acadêmica. Durante esse período, é importante se colocar em primeiro lugar e tomar medidas para proteger sua saúde e bem-estar.
Procure ajuda profissional,isso pode ajudá-la a processar o impacto emocional do assédio e fornecer estratégias de enfrentamento para lidar com o medo e a pressão, com o suporte adequado é possível encontrar o caminho que melhor atenda às suas necessidades.
Seja bem-vinda! É compreensível que haja pressão para que você termine o curso, especialmente considerando as expectativas de seus pais. No entanto, é importante lembrar que sua saúde mental e bem-estar são prioritários. Aqui estão algumas sugestões para ajudá-la a lidar com essa situação: Busque apoio emocional: Converse com alguém em quem confie, como um amigo próximo, um membro da família ou um profissional de saúde mental. Compartilhe suas preocupações e sentimentos em relação ao curso e ao medo de sofrer novamente. Ter um suporte emocional pode ajudá-la a tomar decisões mais claras e lidar com o estresse. Avalie suas prioridades e metas: Reflita sobre seus próprios desejos e objetivos pessoais. Pergunte a si mesma se a engenharia é realmente o caminho que você deseja seguir. Considere se há outros cursos ou carreiras que possam ser mais alinhados com seus interesses e paixões. Lembre-se de que é importante escolher um caminho que lhe traga satisfação e realização pessoal. Comunique-se com seus pais: Explique honestamente aos seus pais como você está se sentindo em relação ao curso e as preocupações que está enfrentando. Compartilhe seus medos e discuta suas opções. Eles podem ser mais compreensivos do que você imagina e estar dispostos a apoiar suas decisões. Discuta suas preocupações, dificuldades e medos, como a possibilidade de mudar de curso, fazer uma pausa temporária nos estudos... Cuide de sua saúde mental: Priorize o cuidado de sua saúde mental. Isso pode incluir buscar terapia individual ou em grupo, praticar técnicas de relaxamento e autocuidado, como exercícios físicos regulares, meditação, sono adequado e alimentação saudável. Priorizar sua saúde mental ajudará você a lidar melhor com o estresse e tomar decisões mais conscientes... Lembre-se de que não há uma resposta única ou correta para essa situação. É importante ouvir a si mesma, buscar apoio adequado e tomar decisões que estejam alinhadas com suas necessidades e bem-estar. Conte comigo!

Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 210
As experiências difíceis que você enfrentou e está enfrentando podem ter um impacto significativo no que você está vivenciando atualmente. Buscar o apoio de um psicólogo pode ser uma escolha valiosa para ajudá-la a navegar por esses sentimentos, processar suas vivências e encontrar caminhos. Lembre-se de que não há uma fórmula única para a recuperação, e cada pessoa tem seu próprio ritmo e caminho. Desejo um bom processamento na sua jornada.
Olá!
Convido a você a falar sobre o que poderiam ser os teus sonhos, o que você gosta e não gosta para a tua vida, quais pessoas você, no fundo, acha que não sejam suficientemente positivas para você, entre outras questões.
Por outra parte, acho importante abrir a questão sobre que, por vezes, existem contextos sociais e fenômenos culturais com problemas, que trazem riscos à saúde mental. É interessante descobrir como lidar com aqueles contextos.
Convido você para uma conversa. Acho interessante a possibilidade de trabalhar sobre essas questões com você. Seja bem-vinda!
:)
Olá. Primeiramente sinto muito por ter passado por tudo isso. Te oriento o quanto antes uma terapia, de preferência na abordagem Reichiana, pois irá trabalhar seu corpo e seu emocional ao mesmo tempo e irá te ajudar a liberar essa carga de energia contida e que está te paralisando diante das circunstâncias inserida.
Não deixe de buscar ajuda o quanto antes.
Abraço
Bom dia
Chama-se estresse pós traumático. Sugiro agendar consulta com um psicólogo experiente para entender seu sofrimento e enfrentar as adversidades diárias
Olá, boa tarde!
Obrigada pela coragem em abrir situações tão delicadas e difíceis. Busque por ajuda profissional, Psicoterapia, Análise. É necessário o Psicólogo(a) que possa analisar a sua história de vida para assim lhe orientar e compreender. É um ser humano único e sua vida é o que tem de mais sagrado!
Abraços fraternos.
Sinto muito por seu relato. O Transtorno de Estresse Pós Traumático (TEPT) é muito comum dentro do seu relatado, e traz muitas vezes flashbacks... há de ser trabalhado na clínica. Mas é necessário compreender sua escolha profissional, o regresso para o lugar de gatilho e da mesma forma, para dar conta do que é desejo dos seus pais (sua escolha profissional). Minha sugestão é que procure fazer terapia. Abraços
Olá! Sinto muito que você tenha passado por tudo isso. Essa situação deve estar sendo muito difícil para você, mas ela deve ser trabalhada junto a um profissional, para que vocês entendam e busquem novas formas de lidar com tudo isso. Entender também o que é sua escolha e o que é escolha dos outros. Estou a disposição.
Sinto muito pelo o que tem passado. Sugiro buscar ajuda de um profissional especializado para aprender a lidar melhor com essas situações.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!