Quando estou ansioso não consigo engolir a comida fico com tosse também é normal

33 respostas
Quando estou ansioso não consigo engolir a comida fico com tosse também é normal
 Reginaldo Branco da Silva
Psicólogo
Santo André, SP
Boa tarde
Nosso corpo funciona em sintonia com nossa mente e quando um não funciona de forma regular, o outro também é afetado. Em psicanálise dissemos que nossos pensamentos podem modificar o funcionamento dos nossos órgãos, travando temporariamente suas funções. Isso gera outros sentimentos como ansiedade, angústia ou, em casos mais graves, depressão severa. Na verdade, é difícil distinguir o que apareceu primeiro. Nesse sentido, o analista / psicólogo precisa avaliar o conjunto, perceber, junto com o paciente, qual a questão que este não está conseguindo formular sobre o seu sofrimento. Para isso, o paciente precisa fazer o enlace desse sofrimento com sua história de vida, o que exige investimento psíquico e de tempo de sua parte. Ou seja, falar, falar e falar sobre o que lhe acomete. Boa sorte. Abraços

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, boa noite. A ansiedade além dos sintomas comuns e tradicionais mais conhecidos, como falta de ar, sudorese, taquicardia, suor excessivo, também pode provocar sintomas de desconforto emocional, como o caso de tosse. Cabe em conjunto, fazer uma avaliação médica, para diagnosticar a causa, e dar inicio a terapia, pois assim, te possibilita a encontrar estratégias para lidar com seus sentimentos, para que assim, possa investigar as causas para sua existência. Espero ter ajudado. Estou a disposição !
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica do adulto - R$ 150
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Weslley Sá Farias
Psicólogo, Psicanalista
Aracaju
É possível que tanto a dificuldade em engolir quanto à tosse sejam sintomas. Geralmente, esse tipo de sintoma é moldado de acordo com o significado que eles tem para o inconsciente.
Acredito que para ter maior certeza a esse respeito seja necessário iniciar uma análise. Enfim, espero ter contribuído para reduzir essa dúvida e fico à disposição para mais esclarecimentos. Um grande abraço!
 Léa Michaan
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Quando estamos ansiosos é sinal que muitos pensamentos e sentimentos estão transitando dentro de nós e dentro desse trânsito do pensar, sentir e agir, não sobra espaço para mais nada, nem um bocadinho de comida ou bebida. Pense nisso da próxima vez que estiver ansioso, inspire e ao expirar, visualize que você está esvaziando. Isso vai te ajudar.
Outra técnica para sentir-se melhor, é anotar tudo que está transitando num papel para resolver depois da alimentação e nesse ato de escrever, pense que aquilo que vai pro papel está saindo e aliviando você.
Um abraço,
Lea
Dra. Crisélia Sanromán Barral
Psicanalista, Psicólogo
Brasília
Bom dia, não é normal esses sintomas. É difícil apontar um diagnóstico preciso sem uma conversa mais detalhada onde se possa colher mais informações. Porém, os sintomas a uma alta ansiedade, provavelmente devido a algum conflito consciente ou inconsciente pelo qual você está passando. Aconselho procurar um psicólogo ou psicanalista.
Olá! Qualquer desconforto e incômodo não é "normal". comparecer a uma consulta médica é bem importante para mantermos nossa saúde com qualidade. O quadro de ansiedade a que você se refere pode e deve ser tratado em psicoterapia.
 Cleide Marchiotti
Psicólogo, Psicanalista
Maringá
Olá! O que não é normal é sentir-se ansioso e, sim, quando se está ansioso, o organismo reage de várias maneiras e o que você relata, pode ser em função da ansiedade. Mas, como eu disse não é normal ser ansioso, busque por um profissional psicanalista/psicólogo, para te ajudar a entender o que se passa com suas emoções. procure por ajuda e livre-se de se sentir assim.
Dra. Ana Paola Leão
Psicólogo
Belo Horizonte
Boa noite! A ansiedade provoca sintomas no corpo para que o indivíduo se atente para que algo não está bem! A ansiedade se manifesta psicológica e fisicamente! Você relata que a tosse só ocorre quando está ansioso? Não sei se já foi descartada causas orgânicas, se sim, busque ajuda de um profissional da área Psi para tratar sua ansiedade e poder seguir sua vida com maior qualidade! Espero ter ajudado! Cuide-se!
 Tatiana Pitthan
Psicanalista
Rio de Janeiro
Olá! A ansiedade pode gerar uns bloqueios e isso pode estar acontecendo com você. Busque fazer suas refeições num local tranquilo, se possível, e, antes de começar a comer, faça respirações lentas (inspire e expire) para se acalmar e se conectar com esse momento de alimento do corpo. Se essa tosse não cessar, seria importante cuidar dessa ansiedade com análise / terapia. Falar e se escutar é fundamental para se identificar as causas emocionais dessa ansiedade no dia a dia e possibilitar um enfrentamento natural dessas defesas e/ou reações do nosso organismo. Melhoras!
Prof. William Marcos
Psicanalista, Terapeuta complementar
Belo Horizonte
Recomendo também procurar um especialista no trato digestivo. A ansiedade pode estar presente juntamente com problemas crônicos do trato digestivo e até mesmo com acometimento por parasitoses.
 Marília Torres De Queiroz
Psicólogo, Psicanalista
São José do Rio Preto
Olá,
É possível que tenha a ver com sua ansiedade, mas talvez além cuidar da sua ansiedade com um profissional, seja interessante investigar o trato digestivo.
Há casos em que um fonoaudiólogo pode ajudar com engasgos ao realizar exercícios para fortalecimento da musculatura do trato digestivo.
Essas são os cuidados físicos com o sintomas, que podem levar a descoberta de alguma causa.
Já a sua auto percepção aponta para que tal sintoma advenha da ansiedade, o que me parece muito pertinente. Há coisas e situações dificílimas de engolir.
Se ouça e cuide de você, física e mentalmente.
Dra. Paula Paiva
Psicólogo, Psicanalista
Belo Horizonte
Olá, a ansiedade é uma emoção em que aparece em determinados momentos de nossa vida, porém, quando ocorre de forma excessiva pode trazer diversos prejuízos na vida social de cada um e trazer também grande sofrimento.
A partir do seu relato indico que o acompanhamento terapêutico pode te auxiliar de forma significativa para desenvolver o seu repertório comportamental, conquistando assim maior qualidade de vida .
 Carolina Disegna
Psicanalista, Psicólogo
Porto Alegre
Achei interessante que tu conseguiu associar esses sintomas a uma questão de ansiedade. O que é normal ou não é normal vai depender da história de cada um e do sofrimento que está relacionado aos acontecimentos. Como alguns colegas já mencionaram, uma investigação em terapia psicanalítica parece importante.
Um abraço.
Quando o bebê tem a primeira experiência ao se alimentar no seio da mãe. Na primeira tópica freudiana, ele é movido pela pulsão de conservação. Mas de tal experiência, a pequena criatura também extrai cotas de gratificação (pulsão sexual). Ele tentará sentir novamente aquela sensação original, mas ela está perdida para sempre, é um resto, uma sobra, algo que escapa - o que Lacan denominou "mais-de-gozar". E este é um dos dramas humanos. Nem todos os desejos são passíveis de serem realizados - há algo que escapa. Para lidar com isso, produzimos "sintomas". Estes são mecanismos por meio dos quais toleramos frustrações, sofrimentos, desejos irrealizáveis, etc.. Talvez, sua tosse e a dificuldade com a engolição, indiquem este fenômeno do psiquismo. Contudo, é muito importante que você procure um gastroenterologista antes.
Dra. Cristiane Palma
Psicanalista, Psicólogo
Vitória
Nosso Inconsciente pode ter uma relação bastante intensa com a comida, então pode ser algum sintoma psíquico, sim. Melhor seria você buscar ajuda profissional.
 Daniel Strucchi
Terapeuta complementar, Psicanalista
Rio de Janeiro
Sim, é normal sentir dificuldade para engolir e tosse quando se está ansioso. Isso ocorre porque a ansiedade pode causar uma sensação de aperto na garganta, o que dificulta a passagem da comida para o esôfago e pode levar a tosse. Além disso, a ansiedade também pode causar uma sensação de pressão no peito, o que pode piorar a tosse. Se você estiver sentindo esses sintomas frequentemente, é recomendável procurar ajuda médica para avaliar se há algum problema médico subjacente ou se você precisa tratar a ansiedade. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) e a meditação podem ser eficazes para tratar a ansiedade e seus sintomas físicos associados.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 200
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Valdaisa Ap. Kuhl Scaduto
Psicólogo, Psicanalista
Araraquara
Sim, é normal não conseguir engolir quando está ansioso. A ansiedade pode causar muitos sintomas físicos, como a sensação de não conseguir engolir. Se você está se sentindo ansioso, é importante que procure ajuda de um profissional de saúde mental para que possa encontrar formas de lidar com a ansiedade.
 Marcos Fernandes
Psicólogo, Psicanalista
Goiânia

Sim, é normal. A ansiedade pode causar uma sensação de aperto na garganta, o que pode dificultar a deglutição. Além disso, a ansiedade também pode causar tosse, pois aumenta a produção de muco na garganta. Se você estiver tendo problemas para engolir ou tosse excessiva, é importante consultar um médico para descartar outras possíveis causas. Um psicanalista também poderá ajudar a ressignificar esses sintomas
Todo nosso sistema físico e mental se manifesta como mecanismo de defesa. Quando você esta ansioso ele te dá resposta positiva, mas visto por você como forma negativa como sinal de alerta. Pode se pensar como histeria de conversão
 Natália M. Trinca
Psicólogo, Psicanalista
São Caetano do Sul
Olá Tudo bem?
Me parece que tem algo acontecendo ai no seu emocional que está afetando seu físico, não é mesmo?
Podemos pensar que quando "engolimos" situações que pode nos incomodar, também temos dificuldade de engolir na realidade.
Falar pode ajudar a amenizar os sintomas.
Podemos conversar se quiser, só agendar uma sessão. Fique à vontade.
Sim, é relativamente comum que a ansiedade possa afetar a forma como você come e engole alimentos. A ansiedade pode ter diversos efeitos no corpo, incluindo sintomas físicos que podem influenciar a sua capacidade de comer normalmente. Alguns desses sintomas podem incluir:

Dificuldade em Engolir: A ansiedade pode causar tensão muscular, incluindo nos músculos da garganta. Isso pode resultar em sensações de dificuldade em engolir alimentos, bem como em um reflexo de engasgo ou tosse.

Sensação de "Bolo na Garganta": Algumas pessoas relatam sentir como se houvesse um "bolo na garganta" quando estão ansiosas, o que pode tornar a deglutição desconfortável.

Reflexo de Tosse: A ansiedade pode desencadear reações físicas, como o reflexo de tosse, mesmo sem uma causa subjacente óbvia.

Náuseas e Desconforto Gastrointestinal: A ansiedade também pode afetar o sistema gastrointestinal, causando náuseas, desconforto abdominal ou sensação de "borboletas no estômago", o que pode influenciar seu apetite e disposição para comer.

Hiperventilação: Em momentos de ansiedade intensa, a respiração pode ficar superficial e rápida, levando a uma sensação de falta de ar ou a sensação de não conseguir engolir bem.

É importante lembrar que cada pessoa é única, e a forma como a ansiedade afeta o corpo pode variar de indivíduo para indivíduo. Se você está enfrentando dificuldades ao comer devido à ansiedade, é recomendável buscar apoio de um profissional de saúde mental ou de um médico. Eles podem ajudá-lo a entender e manejar melhor seus sintomas de ansiedade, oferecer estratégias de enfrentamento e discutir possíveis opções de tratamento, se necessário.
Dra. Valentina Tereshkova Rossi
Psicanalista
São Paulo
Compreendo completamente que a ansiedade pode ter um impacto físico significativo em nosso corpo, e a dificuldade em engolir a comida, bem como episódios de tosse durante as refeições, podem ser experiências preocupantes. Quando estamos ansiosos, nosso corpo reage de várias maneiras, incluindo a tensão nos músculos da garganta e da boca. Essa tensão pode fazer com que a deglutição pareça mais difícil, e a preocupação constante pode nos distrair durante as refeições, afetando nosso processo de engolir. Isso é conhecido como "disfagia emocional". A tosse em resposta à ansiedade também é compreensível. A tensão nos músculos da garganta pode causar uma sensação de irritação, levando à tosse. É importante lembrar que você não está sozinho nessa experiência. Muitas pessoas enfrentam dificuldades semelhantes relacionadas à ansiedade, e existem maneiras de abordar esses sintomas. É recomendável procurar a orientação de um profissional de saúde, como um médico ou terapeuta, que possa ajudar a avaliar a causa subjacente dos sintomas e fornecer orientação apropriada. A terapia, em particular a terapia cognitivo-comportamental (TCC), pode ser uma abordagem eficaz no tratamento dos sintomas relacionados à ansiedade durante as refeições. Essa terapia pode ajudá-lo a compreender e gerenciar a ansiedade, bem como desenvolver estratégias para superar as dificuldades na deglutição e na tosse. Lembre-se de que é importante cuidar de sua saúde mental e física. À medida que você trabalha na compreensão e no gerenciamento da ansiedade, você pode começar a encontrar alívio para esses sintomas e desfrutar de refeições mais tranquilas e agradáveis. Esteja certo de que há apoio disponível e que você merece viver uma vida plena e saudável.
 Oara Mendonça
Psicólogo, Psicanalista
Sorocaba
Olá tudo bem?
Espero que sim,
Sobre sua pergunta, não conseguir engolir a comida quando se está ansioso pode ser um sintoma de disfagia funcional, que é uma dificuldade de engolir relacionada a fatores emocionais, como ansiedade. A ansiedade pode causar uma sensação de aperto na garganta, o que torna a deglutição mais difícil. Se isso estiver acontecendo com frequência, é importante consultar um médico para avaliação e possível tratamento.

Espero te ajudado caso precise estou a disposição!
Oara Milametto Mendonça.
 Anna Maria Machado Russo
Psicanalista
São Paulo
Nossas emoções podem ter reflexos em nosso organismo. Assim, a ansiedade pode impedir que você consiga se alimentar. Não sei o que pode estar causando este sintoma, mas se persistir, seria interessante consultar um analista para que você descubra o que leva você a ser dominado por ele.
 Paulo Bonzanini
Psicanalista
Santo André
Sim, é comum que sintomas de ansiedade possam afetar o sistema digestivo e causar dificuldade em engolir alimentos, bem como sensação de sufocamento ou tosse. Quando você está ansioso, seu corpo entra em um estado de alerta, preparando-se para lidar com uma ameaça percebida. Isso pode levar a uma série de reações físicas, incluindo tensão muscular, aumento da frequência cardíaca, respiração rápida e alterações no sistema digestivo.

A dificuldade em engolir alimentos, acompanhada de tosse, pode ser uma manifestação física da ansiedade, especialmente se você estiver experimentando um episódio de ansiedade aguda. A tensão muscular na garganta e no peito pode dificultar a deglutição e causar uma sensação de bloqueio ou engasgo.

Se você perceber que esses sintomas estão interferindo significativamente em sua capacidade de comer e estão causando desconforto ou preocupação, é importante buscar apoio de um profissional de saúde. Um médico ou um terapeuta pode ajudá-lo a entender melhor seus sintomas de ansiedade e desenvolver estratégias eficazes para lidar com eles. Além disso, eles podem descartar outras condições médicas que possam estar contribuindo para seus sintomas e oferecer orientações adequadas para o tratamento.
Dr. Rubens Torres
Psicanalista
Hortolândia
A Psicanalise vai te ajudar a entender porque deste comportamento
A psicanálise busca acessar conteúdos reprimidos ou inconscientes que podem estar contribuindo para sintomas psicológicos, padrões de comportamento disfuncionais ou conflitos internos.
Essa abordagem visa trazer os desejos, impulsos, traumas e fantasias inconscientes que podem estar influenciando o sofrimento emocional
 Mariana Klinke
Psicanalista
São Paulo
Olá! Isso que você está sentindo pode acontecer com pessoas que estão ansiosas. A ansiedade pode afetar o sistema digestivo de várias maneiras, incluindo a sensação de ter dificuldade para engolir alimentos ou ter a sensação de que a comida está presa na garganta. Isso pode levar à tosse também. Quando ficamos ansiosos, nosso corpo pode entrar em um estado de alerta elevado, e isso altera a maneira como percebemos sensações corporais normais, como engolir. Se isso está se tornando um problema constante ou severo, é sempre aconselhável conversar com um médico ou profissional de saúde mental para avaliar a situação e explorar formas de lidar com a ansiedade, o que pode ajudar a aliviar esses sintomas. Espero que minha resposta tenha ajudado!
 Maria Eduarda Lara Melo
Psicólogo, Psicanalista
Brasília
Boa noite, tudo bem? A ansiedade pode ter sintomas físicos, como falta ou excesso de apetite, falta de ar, tremedeira ou qualquer sintoma que seja percebido em situações de estresse. Assim, é importante que você entenda o motivo e consiga elaborar essas questões que acabam aparecendo nesses sintomas físicos específicos, mas que vem de fatores psicológicos. Caso seja algo frequente, é interessante ter, um acompanhamento psiquiátrico em conjunto do psicológico, para aliviar esses sintomas e conseguir trabalhar essas questões de uma forma mais estável. Espero ter ajudado e estou a disposição!
 Solange Sousa
Psicanalista
Guarulhos
Certamente! Dificuldades para engolir e tosse podem ser entendidas como manifestações físicas da ansiedade. A tensão muscular na garganta pode ocorrer devido à ansiedade emocional intensa. É fundamental discutir esses sintomas com um profissional para entender suas causas emocionais. A psicanálise oferece um espaço para explorar essas questões e trabalhar na resolução dos conflitos internos que contribuem para esses sintomas físicos.
Pessoas que sofrem com ansiedade relatam diversos sintomas, cada um pode apresentar um sintoma peculiar. O inconsciente pode se manifestar de muitas formas quando tem algo a dizer. É importante buscar um profissional, para que você consiga se entender dentro deste processo, e melhorar sua qualidade de vida. Estou à disposição.
 Felipe Firenze
Psicanalista
Rio de Janeiro
Olá! Entendo como a ansiedade pode afetar o corpo de maneiras inesperadas, como a dificuldade para engolir e a tosse. Esses sintomas podem ser uma resposta física ao estresse, mas é importante compreender o que está por trás disso. Buscar ajuda profissional é fundamental para entender e tratar a raiz dessa ansiedade. Caso sinta que isso está impactando sua qualidade de vida, fico à disposição para acolher e ajudar nesse processo.
Abraço
@ffirenzepsicanalista.
A ansiedade afeta o corpo de várias formas, incluindo a musculatura da garganta, que pode ficar tensa e dificultar a deglutição. Além disso, a ansiedade pode causar sensação de "nó na garganta" ou desconforto, tornando o ato de engolir mais difícil. A tosse pode ser uma resposta ao desconforto ou à tentativa de aliviar a tensão na região.

Embora seja uma resposta comum à ansiedade, é importante observar se isso acontece frequentemente ou se está impactando sua alimentação e bem-estar. Em casos assim, vale a pena buscar ajuda de um profissional especializado, para trabalhar formas de gerenciar a ansiedade, e um médico para descartar possíveis causas físicas, como refluxo ou outros problemas.

Técnicas de relaxamento, como respiração profunda e mindfulness, também podem ajudar nesses momentos.
 Karen Bustamante
Psicanalista
Vargem Grande Paulista
Sim, é algo relativamente comum em momentos de ansiedade. A ansiedade pode desencadear uma série de respostas no corpo devido à ativação do sistema nervoso simpático, que prepara o organismo para enfrentar situações de "luta ou fuga". Isso pode afetar:

1. A musculatura da garganta: A ansiedade pode causar tensão muscular, incluindo na garganta, levando à sensação de "nó na garganta" ou dificuldade para engolir (também conhecida como globo faríngeo).


2. A respiração: A respiração rápida e superficial típica da ansiedade pode irritar a garganta, provocando tosse.


3. O sistema digestivo: A ansiedade pode reduzir os movimentos naturais do esôfago, dificultando o processo de engolir.



Se isso ocorre com frequência ou está te causando muito desconforto, é importante tentar identificar os gatilhos da ansiedade e buscar formas de gerenciamento, como técnicas de respiração, meditação ou terapia. Em casos persistentes, uma consulta com um médico ou terapeuta pode ser necessária para avaliar melhor a situação e descartar causas físicas.

Especialistas

Pedro da Costa

Pedro da Costa

Psicólogo, Psicanalista

Belo Horizonte

Paula Rodrigues Moraes de Oliveira

Paula Rodrigues Moraes de Oliveira

Psicólogo

Rio de Janeiro

Marcos Aurelio Pereira Lopes

Marcos Aurelio Pereira Lopes

Psiquiatra

Florianópolis

Elaine Ramos

Elaine Ramos

Psicólogo

Gama

Bruno Aguiar

Bruno Aguiar

Médico clínico geral

Campinas

Aline do Prado Rodrigues

Aline do Prado Rodrigues

Psicólogo

Uberlândia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 404 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.