Quando entrei na adolescência, senti um forte sentimento de culpa por algo que fiz no passado, mas com

13 respostas
Quando entrei na adolescência, senti um forte sentimento de culpa por algo que fiz no passado, mas com o tempo isso passou, agora, depois de muito tempo, estou com 27 anos, voltei a sentir esse sentimento de culpa que me atormenta. Isso pode ser depressão? quem procurar?
Sim, pode ser sim um sintoma depressivo, que se chama culpabilidade excessiva. Existem outros sintomas possíveis, como alteração do sono, do apetite, do humor, da libido, entre outros. O ideal é que você procure um (a) bom psicólogo(a) ou um(a) psiquiatra para iniciar o tratamento na sua cidade, caso seja necessário. Um abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Em termos gerais, o sentimento de culpa pode sim causar depressão, no entanto, é preciso aprender com o erro para nao comete-lo de novo. " Depois de colocar a raiva para fora, aprende e entende que os erros acontecem na vida de todo ser humano. Seria preciso ter uma consulta para determinar a causa desse sentimento.
Para complementar a Psicoterapia é indicada a Acupuntura Constitucional, por meio da qual será possível identificar e solucionar os fatores geradores de desequilíbrios.
De acordo com a sua pergunta, fica claro que existe uma situação mal resolvida na sua vida e que logo após alguns anos a sua consciência anda lhe cobrando. Sugiro que você procure um(a) psicólogo(a) para uma avaliação. A terapia irá lhe ajudar a entender, compreender e superar esses sentimentos que estão lhe incomodando. O importante é querer se ajudar e aceitar ajuda. A depressão é uma doença que se instala discretamente. Se o sentimento de culpa veio novamente a tona para lhe cobrar, pense que talvez esteja na hora de você encarar o passado e resolver de uma vez essa cobrança. A ansiedade, como culpabilidade e estresse também levam a depressão. Não desanime!!! Espero ter ajudado!!! Boa sorte!!!

Forte abraço!!!
Prezada Paciente,

O sentimento de culpa é um sintoma de Depressão - na presença de outros tantos, como: anedonia (incapacidade para sentir prazer), apatia, choro fácil, alterações de sono (insônia ou hipersonia) e apetite (redução ou aumento), queda dos níveis de energia, desânimo, etc.

Procure um Psiquiatra bem indicado que poderá realizar um diagnóstico.

Há Depressões leves, moderadas e graves.

Nos casos dito "leves", pode ser que apenas a Psicoterapia resolva.

Lembrando que, mesmo a chamada "Depressão leve" - sendo Depressão - , causa muito sofrimento e impacto em sua qualidade de vida.

Espero poder ter conseguido ajudá-la!

Um abraço da

Dra. Andrea Della Fávera.
É importante você procurar um psicólogo para que possa conversar sobre esse episódio que tanto te marcou e parece te atormentar há anos. Esse profissional vai poder escutar você e te ajudar a elaborar essa situação que te causou e continua causando tanto sofrimento. Essa enorme culpa que você sente pode ser um sintoma de depressão, mas é importante relacioná-la com a sua história de vida e fazê-la compreender melhor o que tanto a faz sofrer.
O ressurgimento do sentimento de culpa mostra que a causa ainda não foi bem elaborada. Voce deve ter acionado mecanismos de defesa que funcionaram bem por algum tempo. Talvez voce tenha uma exigencia muito grande consigo mesma , e pode ser que tenha desenvolvido uma depressão reativa a esse estresse.
Procure um psicólogo!
Uma das formas da depressão se caracteriza por um constante sentimento de culpa, ou uma necessidade de castigo, do sujeito para com ele mesmo. Dessa forma, uma psicoterapia ou análise possibilitaria o contato com o que nessa situação te faz se sentir culpado e ao que isso te remete. Até que você possa assimilar tais questões e se posicionar perante a elas. Espero ter ajudado.
A psicologia de uma forma geral procura cuidar do sentimento de culpa. Ele é comum e faz mal, é importante transformá-lo. A psicologia também se propõe a fazer uma escuta sem julgamento, portanto essa situação será acolhida.
Para que tenha o diagnostico fechado, é importante buscar avaliação psiquiátrica. Entretanto, um psicologo pode auxilia-la na avaliação dos sintomas e se fizer necessário, encaminha-la a um psiquiatra.
A depressão é um adoecimento psíquico relacionado ao humor, e que atrapalha a rotina e o desemprenho de quem é acometido por esse adoecimento.
Se além da culpa, você apresentar outros sintomas como por exemplo: irritabilidade, tristeza, pensamentos de ruina, isolamento, desanimo e etc, de fato é importante a avaliação psiquiátrica e psicoterapia.
Se o que esta te atormentando é "apenas" o sentimento de culpa, o acompanhamento psicológico pode ser bastante importante para identificar, nomear e trabalhar com esse sentimento.
estou a disposição
Olá! Quando alguma questão nos traz a tona muitos conteúdos e não consigamos dimensiona-los ou organiza-los, alguns deles dependendo do conteúdo podem ressurgir em momentos de nossa vida associados a outras questões do momento. Acompanhados ou não de sintomas, o ser humano tende a diminuir a importância ou a surpreender-se com o poder das emoções e experiências. Indico que procure uma psicoterapia para auxialia-lo no processo!
Se for possível, procure sua melhora, pois, isso é Depressão sim.
Uma terapia e um bom acompanhamento psiquiátrico, lhe será de boa ajuda, pois psiquiatras não são só pra gente doida, como muitos imaginam, são sim, grandes profissionais que auxiliam numa ajuda multidisciplinar contra essa doença psicológica.
Sorte!
Conte comigo assim que precisar!
Veja bem, se este sentimento de culpa estiver te paralisando (dificultando o sono, alimentação, concentração no trabalho, deixando-o desanimado ou vendo a vida "sem graça"...) pode ser o sinal de depressão. Contudo, independentemente do diagnóstico de depressão, há algo que te atormenta, com o qual você lidou uma vez e retornou. Veja se há semelhança entre o que te incomodou no passado, e agora, com 27 anos. Ou seja, qual foi o "gatilho" para que isso retornasse, será que você consegue localizá-lo?

Especialistas

Débora Lopes

Débora Lopes

Psicólogo

Caxias Do Sul

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Lisarb Ribeiro

Lisarb Ribeiro

Psicólogo

Caxias Do Sul

Jonatan Ribeiro

Jonatan Ribeiro

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.