Quando e pq deve se medicar uma criança com TDAH?

6 respostas
Quando e pq deve se medicar uma criança com TDAH?
O TDAH e uma das causas que mais atendo em consultório, algumas vezes bem medicado e outras vezes não.
O importante é fazer uma avaliação neuropsicologica pra verificar se realmente tem o transtorno, juntamente com uma avaliação psiquiátrica e com diagnóstico positivo, ouvir a opinião do psiquiatra que acompanha esse paciente, afim de verificar uma intervenção medicamentos ou não .

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! É muito importante que em primeiro lugar a criança seja diagnosticada adequadamente para depois haver a possibilidade de medicação. A medicação para TDAH é usada quando num todo a criança esteja sendo prejudicada, mas principalmente no seu rendimento escolar. Fico a disposição!
O TDAH pode ser tratado através de técnicas cognitivo-comportamentais, de medicações ou com a associação de ambas.Os resultados são conflitantes e há pesquisas que encontraram maior eficácia das técnicas cognitivo-comportamentais que da medicação, porém pesquisas mais recentes sugerem que a medicação melhora mais os principais sintomas do TDAH.

É possível que algumas medicações usadas possam ter um impacto negativo no crescimento. Mas, isto não precisa ocorrer e o acompanhamento por um pediatra pode manter este aspecto sob observação. Existe também a possibilidade de os remédios serem usados de modo intermitente.

Mas os resultados comportamentais da medicação são muitas vezes tão rápidos e impactantes, com as crianças em poucas semanas melhorando sua agitação, sua atenção, seu desempenho escolar e seus comportamentos "estabanados", que é plenamente justificável sempre usar medicações nos casos mais sérios e há evidências de que as medicações não levam só a melhoras momentâneas.
Olá! O TDAH é um transtorno de aprendizagem. Ou seja, ele pode impactar negativamente na vida escolar da criança. Sendo assim, após concluído o diagnóstico é importante avaliar os níveis de prejuízos que a criança apresenta. Sendo esses identificados a criança deve ser acompanhada por uma equipe multidisciplinar, Psiquiatra, Psicólogo, Psicopedagogo, Neuropsicólogo entre outros. A depender da predominância (Hiperativo/Desatento) o médico indicará ou não o uso da medicação. Quando indicado, o objetivo é ter uma melhor resposta na capacidade da atenção e do comportamento e consequentemente uma melhor relação com o processo de ensino x aprendizagem. Espero ter ajudado!
o primeiro passo é fazer uma avaliação neuropsicológica, avaliação psiquiátrica ,avaliação pedagógica para ter certeza de que realmente esta criança é portadora do transtorno. Após toda equipe multidisciplinar chegar a conclusão do diagnóstico deve ser levado em consideração qual seria a necessidade de uma medicação. Cada caso apresenta uma necessidade específica.
Qualquer dúvida entre em contato . Abraços
Bom dia! Deve-se medicar a criança com TDAH quando os sintomas estão prejudicando o desenvolvimento acadêmico e o convívio social, porém quem vai determinar o melhor momento é o médico neurologista ou psiquiatra, com base na avaliação neuropsicológica. Na dúvida busque atendimento de um profissional especializado.

Especialistas

Larissa Medeiros

Larissa Medeiros

Generalista

Salvador

Bruna da Silva Moreira

Bruna da Silva Moreira

Generalista

Rio do Campo

Aline Cerbino F Xavier da Silva

Aline Cerbino F Xavier da Silva

Psicólogo

Atibaia

Roberta Muniz

Roberta Muniz

Generalista

Belo Horizonte

João Octávio Celante Da Silva

João Octávio Celante Da Silva

Generalista

Pelotas

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 33 perguntas sobre Transtornos de déficit de atenção e do comportamento disruptivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.