Quando é indicado um vídeo deglutograma para um paciente acamado com seguela de AVC??

9 respostas
Quando é indicado um vídeo deglutograma para um paciente acamado com seguela de AVC??
O videodeglutograma ou videofluoroscopia da deglutição é um exame de raio-x dinâmico realizado por fonoaudiólogo utilizando contraste de bário juntamente com alimentos para avaliar as estruturas e movimentos envolvidos nas funções de mastigação e deglutição.
Ele é indicado após avaliação clínica realizada por um fonoaudiólogo especialista ou capacitado na área se houver dúvidas durante a avaliação.
Ele é complementar à avaliação, que é soberana.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O exame precisa ser indicado por uma profissional fonoaudiólogo que verifica a necessidade após avaliação clínica da função da deglutição. Considera-se a avaliação clínica soberana e pode não haver necessidade de realizar o exame. Sugiro agendar primeiro uma avaliação clínica de um fonoaudiólogo especialista em Disfagia. Há profissionais que fazem avaliação em domicílio.
O exame de imagem voltado para a deglutição, é realizado pelo fonoaudiólogo, com o objetivo de complementar uma avaliação clínica.
O videodeglutograma é muito solicitado para casos pós AVC porque frequentemente a pessoa pode apresentar sequelas de redução ou ausência de sensibilidade e isso pode "atrapalhar" a percepção do fonoaudiólogo durante a avaliação na clínica com alimento. Há alguns sinais sugestivos de broncoaspiração ou risco para tal que podemos observar sem que o paciente precise ter alguma resposta sensitiva, mas pra isso precisamos ao menos que ele esteja orientado e com respostas voluntárias aos nossos comandos. Caso essas respostas estejam reduzidas, ainda que minimamente, pode acontecer do paciente ter broncoaspiração silente, ou seja, sem nenhum ruído ou resposta que é considerada característica de pacientes que broncaspiram, e então só descobriríamos esta disfunção após a primeira consequência como pneumonias ou perda de peso, por exemplo. Portanto, em caso de dúvidas sobre a possibilidade de broncoaspiração silente ou alguma outra alteração não justificada pelas alterações que percebemos na avaliação clínica, solicitamos um videodeglutograma.
quando o paciente apresenta dificuldade para engolir, assim sugere-se um exame para investigar se a deglutição está ocorrendo de forma adequada,sem risco de broncoaspiração.
As alterações da deglutição (disfagia) afetam cerca de 50% dos indivíduos que sofrem de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Deste 40% apresentam aspiração para a via aérea de forma silenciosa (sem tosse).Para complementar o diagnóstico, é solicitado o exame videodeglutograma que é o exame “padrão ouro” para a avaliação de disfagia, ou nasovideoendoscopia da deglutição, que é outro exame validado.
Olá, sempre após a avaliação clínica se for necessário.
Pergunta de autissima importância!
A videodeglutograma, vídeofluroscopia ou ainda a vídeoendoscópia da deglutição, é um exame que será indicado a todo paciente que apresentar dificuldades no ato da deglutição por miníma que seja. Importante ficar atento para as dificuldades de todo sistema estomatognático e não deixar de realizar o exame quando solicitado pelo profissional acompanhante do caso. Espero ter contribuído abraço!
É indicado, de preferência antes da reintrodução da via oral a fim de analisar a biomecânica da deglutição e descartar o risco de aspiração silente. Obviamente, se após a avaliação clínica o paciente tiver condições de realizar o exame.

Especialistas

Michele Themis

Michele Themis

Otorrino

Porto Seguro

Agendar uma visita
Lara Macedo

Lara Macedo

Otorrino, Cirurgião plástico

Goiânia

Agendar uma visita
Gabriel Caetani

Gabriel Caetani

Otorrino

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 23 perguntas sobre Videodeglutograma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.