Quando de fala de risco de demência associado ao uso de zolpidem é baseado em quais critérios, tempo
2
respostas
Quando se fala de risco de demência associado ao uso de zolpidem é baseado em quais critérios, tempo de uso, dosagem, idade da pessoa?
Os principais estudos relacionados ao tema foram feitos em benzodiazepínicos, que são moléculas diferentes do zolpidem, mas cujo mecanismo de ação é, na sua maior parte, igual. Não há estudos específicos e conclusivos sobre zolpidem e demência. No caso dos benzodiazepínicos, apesar de não haver correlações claramente estabelecidas em relação a tempo de uso, dosagem e idade, acredita-se que estes parâmetros estejam, sim, relacionados aos riscos (i.e., quanto maior o tempo de uso, dose e idade, maiores os riscos de prejuízos cognitivos). Além disto, essas medicações aumentam os riscos de quedas e comprometimento dos comportamentos reflexos, algo que também é prejudicial, principalmente em idosos.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Zolpidem não leva a risco de demência. Abraço.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.