Quando criança passei por algumas dificuldades, cresci e entendi o que havia acontecido. Hoje tenho

8 respostas
Quando criança passei por algumas dificuldades, cresci e entendi o que havia acontecido.
Hoje tenho muita facilidade para mudar de humor,me tornei uma pessoa negativa em relação ao futuro,tenho flashback do ocorrido, e as vez tenho pesadelos que são sempre os mesmos.Estou sofrendo de tept?
Olá. Nem sempre o entendimento da situação basta para superarmos acontecimentos traumáticos. Além disso, mais do que encontrar o nome certo para aquilo que apresenta o que realmente pode ser operativo é lidar com esses flashbacks e pesadelos. A partir do momento em que conseguir enfrentar e elaborar as questões aí subjacentes você terá mais condições de se libertar de um lugar subjetivo que o coloca atrelado a essa vivência traumática (no seu texto você se coloca como uma pessoa negativa). A psicanálise pode te ajudar nesse processo de construção de novas perspectivas, a sair do ponto em tudo parece se repetir ou querer voltar para o mesmo lugar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dar nome ao que você está sentindo e vivendo vai adiantar pouco, a não ser que você ainda precisa saber que você não é o único a quem isto acontece. Tenha certeza que não é. Pode poupar o dinheiro que custa o rótulo.

Se você pergunta por querer arrumar, vejo dois métodos prometedores. Além da psicanálise, seria tão útil qualquer psicoterapia emocional. São a humanista, a "centrada na pessoa" ou a existencial. Tem outros nomes ainda. É um diálogo com um@ profissional no qual você expressa o que está vivendo inclusive o que está se lembrando. Isto faz lembrar melhor e integrar a memória na sua consciência e tirá-lhe o veneno ao invés de deixá-la agir descontroladamente e assim negativamente.
Sabe...as vezes passamos por situações na vida difíceis mesmo de superar...com o passar dos anos vão tomando outras formas, mas vira e mexe nos assombram novamente. Com certeza um psicólogo ou psicanalista podem te ajudar a encontrar um significado para essa experiência e mudar o olhar da sua vida para as coisas boas que estão pela frente. Procurar um psicólogo não é fraqueza, é coragem para mudar!
Um abraço,
Thais.
Ter lembranças vívidas (flashbacks), pesadelos ou pensamentos perturbadores acerca de um evento traumático vivenciado (ou presenciado), apresentar esquiva de locais ou situações que lembrem o trauma, sentir um distanciamento das pessoas, perda de perspetivas futuras, crises de raiva, prejuizo no sono entre outros podem fazer parte dos sintomas do TEPT.
Procure uma avaliação mais detalhada com um psiquiatra.
Olá! Seu relato pode sim estar relacionado a um quadro de Transtorno do Estresse Pós Traumático.

Para situações de trauma, o mais indicado é procurar abordagens que acessem um nível mais profundo, ou seja, um nível subcortical que irá acessar o sistema límbico (central das emoções). Dessa forma, terapias que fazem uso apenas da verbalização tendem a não ser tão efetivas, pois o TRAUMA NÃO SE INSTALA NO NOSSO RACIONAL E SIM NAS NOSSAS EMOÇÕES E REPERCUTE NA FISIOLOGIA DO NOSSO CORPO. Então procurar abordagens como a Experiência Somática (SE) que atuam com a neurofisiologia do nosso organismo e tem base no conhecimento da PSICOTRAUMATOLOGIA podem te ajudar.

É preciso ter muito cuidado no tratamento do TEPT, pois falar sobre o evento traumático pode ser retraumatizante...só acentuando ainda mais os sintomas.
Será que não seria interessante pensar em como você pode( apesar de tudo que já passou) em superar suas atuais angustias? E será que dar um nome para como você se relaciona as suas angustias do presente com fatos do passado vão te ajudar? Talvez se você procurasse saber como que isso acontece? A sua questão é interessante para o início de uma análise.
Seria interessante procurar um psicologo para que você pudesse recontar essa historia a si mesmo, assim poderá arquiva-la de diferentes maneiras em seu cérebro e cada vez mais ela se tornará um peso mais leve para carregar, convivendo melhor que o acontecido.
Att,
Sugiro que procure um Psiquiatra, pois esse profissional realizará uma avaliação médica do seu quadro clínico (sinais e sintomas) e posteriormente chegará a um diagnóstico, que possibilitará um tratamento adequado.

Oriento a fazer acompanhamento psicológico paralelamente a fim de não tratar apenas os sinais e sintomas, mas também as causas e suas consequências.

O papel do psicoterapeuta é de extrema importância uma vez que juntamente com o diagnóstico médico, poderá ajudá-lo nesse transtorno psíquico que vem propiciando sofrimento.

Especialistas

Agnes Aline Ferreira

Agnes Aline Ferreira

Psiquiatra

Campo Belo

Yuri Gouveia Ribeiro

Yuri Gouveia Ribeiro

Psiquiatra

Goiânia

Andrew Miguel

Andrew Miguel

Psiquiatra

São Paulo

Silvia Marcondes

Silvia Marcondes

Psicanalista

São Paulo

Eduardo Vieira Filho

Eduardo Vieira Filho

Psiquiatra, Médico do trabalho

São Paulo

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 18 perguntas sobre Transtornos De Estresse Pós-Traumáticos
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.