Quando a Ureterorrenolitotripsia flexível é feita e sobram fragmentos dos cálculos no ureter o proce

2 respostas
Quando a Ureterorrenolitotripsia flexível é feita e sobram fragmentos dos cálculos no ureter o procedimento pode ser realizado novamente em um período de apenas 60 dias? É comum acontecer?
Olá,

Vale a pena a realização da Ureterorrenolitotripsia flexível quando sobram fragmentos dos cálculos no ureter. É comum que isso aconteça e o procedimento pode ser realizado novamente em um período de até 60 dias.

Espero ter esclarecido suas dúvidas.

Atenciosamente,
Dr. Bruno Benigno

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A Ureterorrenolitotripsia flexível (URF) é um procedimento minimamente invasivo que é frequentemente utilizado para tratar cálculos renais que não podem ser tratados de forma não invasiva. Durante o procedimento, o urologista insere um ureteroscópio flexível através da uretra e da bexiga, passando pelo ureter e chegando ao rim, onde fragmentos de cálculos renais são removidos com o auxílio de um dispositivo a laser ou ultrassônico.

Em alguns casos, pode ocorrer a presença de fragmentos de cálculos renais após a realização da URF. Se esses fragmentos forem pequenos o suficiente, eles podem ser eliminados naturalmente pela urina, mas em outros casos, pode ser necessário realizar uma nova intervenção para remover esses fragmentos.

O tempo entre as intervenções pode variar e é determinado pelo urologista, que avalia a gravidade do caso e o risco envolvido em uma nova intervenção. Em alguns casos, é possível realizar uma nova URF em um período de 60 dias, mas isso depende de cada caso e é determinado pelo médico.

É importante lembrar que a decisão de realizar uma nova URF deve ser tomada pelo urologista, que deve avaliar o risco-benefício do procedimento. Além disso, após o procedimento, é importante seguir as orientações do médico para prevenir a formação de novos cálculos renais.

Especialistas

João Marcos Ibrahim

João Marcos Ibrahim

Urologista

Brasília

Mauro Calzolari Borges

Mauro Calzolari Borges

Urologista

Londrina

Márcio Molinari

Márcio Molinari

Urologista

Campo Grande

Felipe Gonçalves Moreira

Felipe Gonçalves Moreira

Urologista, Cirurgião geral

Curvelo

Kauy Martinez Faria

Kauy Martinez Faria

Urologista, Cirurgião geral

São Paulo

Paulo Tadeu Turki de Lima

Paulo Tadeu Turki de Lima

Urologista

Santa Rosa

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 84 perguntas sobre Cálculos Ureterais
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.