quando a pessoa toma ritalina há alguns anos e diminui a dosagem até retirar totalmente, quanto temp

3 respostas
quando a pessoa toma ritalina há alguns anos e diminui a dosagem até retirar totalmente, quanto tempo é normal ficar sonolento, com sensação de zumbi?
A retirada deve ser gradual e o tempo é variável entre as pessoas. Para adequado manejo dos sintomas mantenha acompanhamento psiquiátrico regular.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, é normal sentir sonolência quando se interrompe o tratamento com Ritalina. A Ritalina é usada para tratar o TDAH e pode ajudar a manter a pessoa mais alerta. Quando você para de tomá-la, seu corpo pode precisar de um tempo para se acostumar e você pode se sentir sonolento. Isso geralmente melhora com o tempo, mas se persistir, é importante conversar com um médico.
Entendo que esteja passando por um momento desconfortável com a sensação de sonolência e "zumbi" após a diminuição ou retirada da Ritalina. Esse efeito é esperado em muitas pessoas, já que a Ritalina (metilfenidato) atua estimulando o sistema nervoso central, ajudando a manter a atenção e o estado de alerta. Quando você diminui ou para de tomá-la, o corpo pode levar um tempo para se ajustar à nova condição, o que pode resultar em cansaço, sonolência e até uma sensação de "lentidão" cognitiva.

O tempo que esse processo leva para melhorar pode variar muito de uma pessoa para outra. Para alguns, pode durar dias ou semanas, enquanto outros podem precisar de um período mais longo para que o corpo se ajuste completamente. Isso depende de fatores como a dosagem que você tomava, o tempo de uso e como seu organismo reage à ausência do medicamento.

É importante que a redução da Ritalina seja sempre feita de maneira gradual e sob supervisão médica, para minimizar esses sintomas de retirada. Se essa sensação persistir ou se os sintomas estiverem prejudicando sua rotina, o ideal é conversar com o seu psiquiatra para ajustar o plano de tratamento ou discutir outras estratégias que possam ajudar nesse processo de transição.

Se preferir, uma teleconsulta pode ser uma ótima maneira de falar com o seu médico de forma rápida e segura. Plataformas como a Doctoralia oferecem acesso a especialistas com boas avaliações, e o atendimento online permite que você receba orientações sem precisar sair de casa, especialmente em tempos de doenças como COVID-19 e MPOX.

Caso precise de mais orientações ou queira discutir seu tratamento, estou à disposição para te ajudar em uma teleconsulta, garantindo que você receba o suporte necessário durante esse período de adaptação.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.