Quando a pessoa tem mal de Parkinson e passa nervoso a doença pode piorar, os passos podem se tornar

3 respostas
Quando a pessoa tem mal de Parkinson e passa nervoso a doença pode piorar, os passos podem se tornar mais lentos e não conseguir dar o passo ou não piora a doença ao passar nervoso?
Sem dúvida esse evento é presente em todos os pacientes com doença de Parkinson. É importante saber que esses eventos não representam progressão da doença. As aletrações de caráter psiquiátrico são comuns na doença, especialmente em seus estados mais avançados e devem ser tratadas para que o paciente obtenha uma melhor qualidade de vida!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Isso é comum, onde o estado emocional influencia na doença. Na verdade acontece com todos os humanos, mas fica mais perceptível nos doentes com Parkinson. Por isso as questões de humor (depressão, tristeza, euforia) são importantes e devem ser discutidas com seu médico. Vejo muita gente dizer que o doente de Parkinson pode ser mais triste (por exemplo) e que isso é "normal". Bom não é, o portador da doença têm que ser tratado como qualquer outra pessoa, seja ela triste, ansiosa....
Bom dia, estou de acordo com as respostas anteriores em relação a influência dos estados emocionais na Doença de Parkinson, relatar esses episódios aos médicos responsáveis é muito importante, também se possível passar por uma Avaliação Neuropsicológica e durante um tratamento com Neuropsicólogo poderá trabalhar as questões emocionais assim como o acompanhamento e orientação a família e cuidadores para que possa minimizar situações de estresse e ajudar a pessoa com Doença de Parkinson a lidar com as emoções de uma maneira que gere menos sofrimento psíquico para todos.
(dentro do que é possível no momento para a pessoa)

Especialistas

Irlane de Deus

Irlane de Deus

Neurologista

São Luís

Leonardo Noveli

Leonardo Noveli

Fisioterapeuta

Vinhedo

Carolina Moreira Feijó

Carolina Moreira Feijó

Geriatra

Fortaleza

Leticia Bortoni

Leticia Bortoni

Médico clínico geral

São Paulo

Camila Araújo Prudente

Camila Araújo Prudente

Neurologista

Goiânia

José Linhares

José Linhares

Médico de família

Porto Alegre

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 229 perguntas sobre Doença de Parkinson
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.