Quando a pessoa sofre de fobia social o q tem que fazer para não ficar muito nervosa na escola?

11 respostas
Quando a pessoa sofre de fobia social o q tem que fazer para não ficar muito nervosa na escola?
O Modelo Básico da TCC (Terapia Cognitivo Comportamental) é:
Evento - Pensamento - Sentimento - Comportamento.
Isto mostra que não é o evento em si que gera o comportamento e sim o que pensamos sobre o evento e como nos sentimos diante dele.
No tratamento com a TCC o paciente irá aprender a se reconhecer diante de seus eventos e o que pensa e como se sente diante deles. Muitos destes pensamentos são distorcidos e precisam ser ressignificados para que ocorra uma modificação no comportamento.
O que tem se visto é um melhor resultado com o tratamento na TCC.
Procure por um profissional desta abordagem.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Um terapeuta cognitivo comportamental irá lhe ensinar técnicas eficazes para controlar suas emoções e lhe ajudar no desenvolvimento de habilidades sociais, para que possa interagir de modo saudável com as pessoas e superar sua fobia social. O tratamento desses casos normalmente é bem rápido.
Não há uma receita única para isso. Cabe ao especialista avaliar sua história e as condições nas quais os sintomas ansiogênicos/fóbicos aparecem. Será a partir dessa avaliação que o terapeuta irá realizar o planejamento terapêutico e, assim, as intervenções necessárias.
Olá. A avaliação psicológica é necessária e depois o planejamento terapêutico será traçado a fim de lhe fornecer capacidade para enfrentar os desafios que são muitos mas que são superaveis.
Tratamento com Psiquiatra e/ou Psicólogo(a).
Infelizmente não existe uma resposta única para essa dificuldade, pois para cada pessoa pode existir algo diferente que irá ajudar nessa situação.
Recomendo que busque um profissional da saúde, psicólogo ou psiquiatra, e então ele verá qual o melhor método para ajudar a sanar essa dificuldade.
É preciso buscar ajuda de um profissional (terapia cognitivo comportamental) para que faça um diagnóstico e trabalhe em terapia o que for levantado. Se no caso for fobia social tem como sim controlar o nervosismo na escola.

Boa sorte.
É preciso buscar um médico psiquiatra ou um psicólogo para uma avaliação inicial. A depender do resultado pode ser necessário o tratamento combinado entre uso de medicações e abordagens psicológicas.

Respeitosamente,
Concordo com as respostas dos colegas acima. A Terapia Cognitiva Comportamental irá auxiliar a controlar as emoções e a desenvolver habilidades sociais. Para tanto, o psicólogo irá ajudar compreender a situação/pensamento/comportamento que levam a fobia e quais são os caminhos para modificá-los, podendo assim ter uma vida social mais saudável e produtiva.
Acredito que se buscar por psicoterapia na abordagem cognitivo comportamental, você junto com seu psicólogo consigam entender melhor a relação : evento - pensamentos - sentimentos e a realidade.
Muitas das vezes por estarmos com pensamentos disfuncionais e pensamentos automáticos perdemos de fato separar o que é real e o que foi criado pela nossa mente.
Olá, tudo bem? Neste caso será importante buscar uma avaliação psicológica, pois é preciso compreender as queixas colocadas em questão. Recomendo buscar um Psicólogo especializado em Terapia Cognitivo Comportamental, pois esta abordagem tem mostrado grande eficácia no tratamento da Fobia Social.

Especialistas

Ruth Carvalho

Ruth Carvalho

Psicólogo

Jacareí

Maura Galaxe

Maura Galaxe

Psicólogo

Campos Dos Goytacazes

Maria Clara Crozariol Capellete

Maria Clara Crozariol Capellete

Psicólogo

Taubaté

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 75 perguntas sobre Terapia Cognitivo Comportamental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.