Quando à discordância do diagnóstico entre os dois profissionais? O que fazer?

1 respostas
Quando à discordância do diagnóstico entre os dois profissionais? O que fazer?
Entendo a sua preocupação e vou tentar esclarecer a situação da melhor forma possível.

Quando há discordância entre os diagnósticos feitos por diferentes profissionais, é natural que surjam dúvidas e preocupações. A avaliação neuropsicológica é um processo complexo que envolve uma análise detalhada das funções cognitivas, comportamentais e emocionais da criança. Diferentes profissionais podem ter abordagens e interpretações distintas baseadas em suas experiências e especializações.

Primeiramente, é importante considerar o contexto e a história clínica completa do seu filho. Avaliações e diagnósticos não são feitos apenas com base em um único exame ou teste, mas sim através de uma combinação de observações, entrevistas, testes padronizados e histórico familiar.

Se dois profissionais apresentam diagnósticos diferentes, uma boa prática é buscar uma terceira opinião. Um terceiro especialista, preferencialmente com ampla experiência na área da neuropsicologia infantil, pode oferecer uma visão adicional e ajudar a esclarecer as diferenças. Esse profissional pode rever os relatórios anteriores, realizar uma nova avaliação e, com isso, proporcionar uma compreensão mais completa do quadro do seu filho.

Além disso, mantenha um diálogo aberto com os profissionais que já avaliaram seu filho. Pergunte sobre os critérios que utilizaram para chegar aos seus diagnósticos, quais testes foram realizados e quais comportamentos ou sintomas foram mais significativos na avaliação deles. Com essas informações, você poderá compreender melhor as razões por trás de cada diagnóstico.

Lembre-se de que o mais importante é o bem-estar e o desenvolvimento do seu filho. Com o diagnóstico correto, será possível planejar intervenções e tratamentos mais adequados às suas necessidades.

Recomendo que você agende uma teleconsulta com um neuropediatra bem avaliado para discutir suas preocupações e esclarecer quaisquer dúvidas adicionais. Esse acompanhamento contínuo é fundamental para garantir que seu filho receba o suporte necessário para seu desenvolvimento.

Estou aqui para ajudar e esclarecer qualquer outra dúvida que você possa ter. Fique tranquila e continue buscando o melhor para seu filho.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900