Quando a depressão já está num estágio bem avançado, o melhor é tomar medicação contra a doença,

20 respostas
Quando a depressão já está num estágio bem avançado, o melhor é tomar medicação contra a doença, ou fazer terapia?
O melhor é associar os 2.
E ter um médico / terapeuta capacitados disponíveis para os ajustes necessários.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É importante fazer ambos , pois o medicamento ( que é receitado por um psiquiatra ou neurologista) ajuda na medicação e a terapia ( que é a terapia feita por um psicologo) ajuda a com o tempo largar a medicação e ter uma vida saudável. Sugiro que procure um psicólogo da terapia cognitiva comportamental, pois essas abordagem tem tido sucesso ao tratar tal sintoma.
Espero ter ajudado com sua dúvida
At. Beatriz Sá
Está comprovado que o tratamento medicamentoso aliado à psicoterapia alcança resultados melhores do que optar apenas por um dos dois tratamentos.
Depressão grave deve ser tratada por um Psiquiatra. A utilização de psicofármacos e psicoterapia São essenciais no tratamento desta doeça.
O ideal é fazer os dois para um melhor resultado...
Nos casos de depressão grave o ideal é buscar os dois tratamentos. O psiquiátrico é importante pois a doença possui alterações químicas no cérebro, ou seja alterações na produção de hormônios responsáveis pela sensação de prazer, tranquilidade e bem-estar. Já a psicoterapia trabalhará aspectos sociais, pensamentos negativos (como culpa, julgamento, inferioridade e etc) que são sintomas provenientes da doença. Espero ter ajudado. Abraços.
Sim! É sempre a melhor conduta até o momento!
Concordo com a colega, procure um Psiquiatra para uma melhor avaliação, se necessário o profissional receitara medicamentos. Procure também um(a) Psicólogo(a) para avaliação e tratamento psicológico.
Bom dia.
Em relação a tratamento dos quadros depressivos, a prática e o os estudos mostram que em caso leves o acompanhamento pode ser apenas psicoterápico ficando a depender das particularidades da situação o uso ou não de remédios. Para aqueles que estão com quadros moderados a graves, é sim recomendado o uso de psicofármacos. A psicoterapia pode auxiliar nessas situações e é uma modalidade de tratamento bastante interessante. Como você disse "estágio bem avançado", importante ressaltar que em caso de gravidade extrema e muita debilitação a primeira opção seria tratamento com remédios seguido de terapia.

Procure um profissional especializado para um plano terapêutico adequado a você!

Atenciosamente;
Olá, bom quando já está em estagio avançado o ideal é fazer os dois tratamentos : psiquiátrico ( com uso de antidepressivos) e psicoterápico ( com psicologo). Indico a Terapia Cognitiva Comportamental para trabalhar a depressão, não deixe de tomar o medicamento sem a orientação do psiquiatra ok ?

Abraços
O indicado é realizar os dois tratamentos: psiquiátrico e psicológico . O psiquiatra irá indicar o uso de psicofármacos (uma vez que ocorrem alterações neuroquimicas no cérebro), e o psicólogo irá te dar o suporte emocional. Fico à disposição.
Olá, é indicado que o tratamento para depressão ocorra através de acompanhamento psicoterápico e medicamentoso.
Com a ressalva de que qualquer medicamento deve ser prescrito por um médico, para dosagem e tratamento adequado.
Como a depressão esta em um estágio mais avançado, sugiro que você procure associar os dois. Medicamento junto a psicoterapia podem te ajudar a alcançar resultados ainda melhores. Fique bem. Beijos, Juliana.
Estudos mostram que o uso de medicação no tratamento de depressão sem o acompanhamento da psicoterapia apresentam efeito placebo.
O ideal é que ambos aconteçam em conjunto para que a eficácia do tratamento seja intensificada.
Em casos de intenso sofrimento, o ideal seria associar a medicação com a terapia, contudo sempre a psicoterapia é necessária. São comuns casos de pacientes que se sentem melhores com a medicação e acabam não fazendo terapia, o que ameniza o quadro, mas não resolve.
Para lidar mesmo com essa dor você deve entrar em contato, o que muitas vezes é difícil, então a medicação pode ajudar a lidar com essas adversidades, como ansiedade, insônia, humor alterado...
Na terapia poderá colocar para fora, nomear, resignificar e isso fará com que tenha consciência de onde o sapato aperta, onde há dores, lembranças, mágoas... E sabendo disso, terá como lidar e fortalecer o seu eu. Busque ajuda!
Muitos casos ao serem abordados em análise, logo nas primeiras sessões verifica-se um alívio da dor psíquica, o que poderá influenciar na necessidade ou não de um tratamento diagnóstico medicamentoso.
Olá, bom dia. Quando a depressão se encontra num estágio mais avançado é necessário se utilizar do tratamento multidisciplinar, unindo o tratamento psicoterápico com o psiquiatra. Quer dizer, usar a psicoterapia em conjunto com a medicação para alcançar melhores resultados. Espero ter ajudado e estou à disposição para ajudar!
Olá.Para um tratamento efetivo contra sintomas da depressão, é imprescindível mudanças de pensamentos e comportamentos. Algumas experiencias do passado podem contribuir para uma baixa auto estima, sentimentos de insegurança e ansiedade, refletindo no modo de ser e de agir. Tente uma reflexão sobre estas questões e verá que muito do que sente é fruto de lembranças e traumas vividos no passado e que, desta forma, não precisam ser reproduzidos no presente. Viva o momento presente, resgate seus talentos e comece já a se livrar destes sintomas que tanto o incomodam. Tente e seja feliz.
Em casos bem avançados diagnosticado por um profissional , será necessário a medicação( psicofármaco)
para a melhora do paciente.
A psicoterapia será importante para ajudar-lo na percepção de seus pensamentos negativos que o leva a este quadro depressivo. Consequentemente o psiquiatra vai diminuindo a dosagem até que este tenha uma vida onde saiba controlar seus pensamentos e consiga ser mais feliz. Sucesso!!!!
Estudos sugerem a combinação entre o tratamento farmacológico acompanhado por um psiquiatra, psicoterapia, atividade física e mudança de hábitos alimentares por meio de orientações de um nutricionista.

Especialistas

Débora Lopes

Débora Lopes

Psicólogo

Caxias Do Sul

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Lisarb Ribeiro

Lisarb Ribeiro

Psicólogo

Caxias Do Sul

Jonatan Ribeiro

Jonatan Ribeiro

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.