Quando a avaliação neuropsicológica é indicada para adultos?

12 respostas
Quando a avaliação neuropsicológica é indicada para adultos?
Olá! Nesse caso, a abordagem vai depender da suspeita inicial. Recomendo começar com uma investigação, e a psicoterapia pode ser um ótimo ponto de partida para o tratamento. Durante o processo, você será avaliado e, se houver necessidade de uma análise mais aprofundada, o profissional poderá encaminhá-lo para especialistas, como um neuropsicólogo ou neurologista. Tudo dependerá das particularidades do seu caso. Espero ter ajudado.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! É indicado para fazer investigações em relação à desordens neurológicas, estabelecer diagnóstico, diferenciar síndrome psicológica de síndrome neurológica, monitorar evolução do caso, avaliar funcionamento cognitivo e faculdades mentais do paciente. Espero ter ajudado, estou á disposição!
Olá. Geralmente, são solicitadas avaliações neuropsicológicas para adultos quando há suspeita de transtorno do espectro autista (TEA), transtorno do déficit da atenção e hiperatividade (TDAH), quando o adulto sofreu algum acidente e bateu a cabeça (traumatismo craniano, concussão), quando sofreu um acidente vascular encefálico (AVE, antigo AVC), por circunstâncias do envelhecimento (demências), e outras razões que justifiquem uma investigação dos domínios cognitivos, pelo fato da pessoa ter passado a apresentar alterações em suas atividades diárias. São muitas as razões, e cada caso deve ser acompanhado por profissionais especializados para que se obtenha o melhor direcionamento.
Olá, é bastante relativa e abrangente sua pergunta, mas a avaliação neuropsicológica para adultos é indicada quando há suspeita de alterações no funcionamento cognitivo ou comportamental, geralmente relacionadas a: Declínio cognitivo: Para investigar suspeitas de demências (como Alzheimer) ou déficits de memória, atenção, e outras funções cognitivas; Lesões cerebrais: Após traumas cranianos, acidentes vasculares cerebrais (AVCs) ou tumores, para avaliar o impacto nas habilidades cognitivas e comportamentais; Doenças neurológicas: Em condições como epilepsia, esclerose múltipla ou Parkinson, para monitorar o comprometimento cognitivo; Transtornos psiquiátricos: Quando há sintomas cognitivos associados a transtornos mentais, como esquizofrenia, depressão grave ou transtorno bipolar etc; Dificuldades cognitivas ou de desempenho acadêmico/profissional: Para investigar problemas de atenção, planejamento ou memória que estejam impactando a vida cotidiana ou o trabalho; Avaliação de habilidades cognitivas pré-cirurgia: Em casos de neurocirurgia, a avaliação pode ajudar a identificar riscos e planejar intervenções.
Essa avaliação fornece um panorama detalhado das funções cognitivas e orienta o planejamento de tratamentos e intervenções.
Olá , obrigado pela sua pergunta. A avaliação neuropsicológica é indicada para adultos em várias situações. Aqui estão algumas das principais:
Quando há indícios de déficit cognitivo, isso é se uma pessoa apresenta dificuldades em memória, atenção, linguagem ou outras funções cognitivas. Após lesões neurológicas, isso porque lesões como AVC, traumatismo craniano ou outras lesões que possam afetar funções mentais. Em casos de transtornos neurológicos, aonde condições como demência, doenças neurodegenerativas, ou transtornos do espectro do autismo (TEA). E para um diagnóstico diferencial, sendo necessário diferenciar entre diferentes condições psicológicas ou neurológicas que possam apresentar sintomas semelhantes. Essas avaliações ajudam a entender melhor o funcionamento do cérebro e a desenvolver um plano de tratamento adequado. Se você ou alguém que conhece está passando por esses sintomas, pode ser uma boa ideia procurar um profissional especializado. Você gostaria de saber mais sobre algum desses pontos específicos? Entre em contato comigo. Grande abraço
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá!
A avaliação neuropsicológica pode ser realizada em pacientes adultos por diferentes queixas e situações a serem investigada. Ou seja, esse método pode ser aplicado tanto em pessoas adultas quanto com idade mais avançada que estão apresentando sintomas de doenças neurodegenerativas, como em crianças que estão com algum problema em suas funções cognitivas. Nesse sentido, é indicado para investigar, perda de memória, suspeita de comprometimento cognitivo leve, Alzheimer e demência, Transtorno de Déficit de Atenção – TDA;Traumas Crânio Encefálicos (TCE); Acidente Vascular Cerebral (AVC); Hiperatividade; Dislexia; discalculia, Doenças neurodegenerativas; Transtorno Global do Desenvolvimento.
Saber o que é avaliação neuropsicológica é essencial para quem deseja realizar esse tipo de teste, uma vez que existem outros exames que também podem avaliar as funções cognitivas das pessoas, mas com focos diferentes. Se precisar fazer uma investigação neuropsicológica, estarei disponível.

Te convidamos para uma consulta: Avaliação psicológica - R$ 150
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá! Boa tarde, essa pergunta é bem ampla. Tentarei responder de forma resumida... A avaliação neuropsicológica é indicada para adultos quando há suspeitas de comprometimento cognitivo, dificuldades de aprendizagem, alterações de humor ou comportamento, histórico de traumatismo craniano, doenças neurodegenerativas, ou para planejamento de intervenções terapêuticas. Ela também pode ser útil em contextos legais e de reabilitação. Espero ter ajudado, fique bem.
Como neuropsicóloga, eu diria que a avaliação neuropsicológica para adultos é indicada quando há preocupações sobre o funcionamento cognitivo, seja por dificuldades de memória, atenção, linguagem, ou outros aspectos que afetam o dia a dia. Isso pode surgir após um trauma cerebral, como um acidente, ou em casos de doenças neurológicas, como Alzheimer ou esclerose múltipla, por exemplo. Também é útil em casos de ansiedade, depressão ou outros transtornos psiquiátricos, onde é preciso entender melhor como o cérebro está funcionando.

Agora, pensa bem: já percebeu em algum momento que as coisas que costumavam ser simples estão se tornando mais difíceis? Como se algo estivesse bloqueando seu desempenho ou suas decisões? Às vezes, esses sinais são sutis, mas quando olhamos com atenção, eles podem nos mostrar que uma avaliação pode ajudar a esclarecer o que está acontecendo. Se você sentir que algo não está fluindo como antes, essa pode ser uma maneira de entender melhor e encontrar estratégias que melhorem sua qualidade de vida. Eu posso ajudar nisso, caso você queira olhar mais de perto essa situação.
ola sim é super indicada para qualquer idade
A avaliação neuropsicológica é indicada para adultos quando há necessidade de:
Detectar desordens neurológicas, como demência, AVC, traumatismo cranioencefálico, entre outras
Diagnosticar transtornos do desenvolvimento, como autismo, TDAH, dispraxia, dislexia, entre outros
Identificar dificuldades cognitivas, como problemas de memória, linguagem, atenção, raciocínio, aprendizagem ou processamento de informações
Avaliar o funcionamento cognitivo de uma pessoa para propor reabilitação ou estratégias para lidar com dificuldades
Orientar familiares sobre a melhor forma de ajudar o paciente
Responder questões sobre a possibilidade do paciente dirigir, cuidar do dinheiro, voltar ao trabalho ou à escola, viver independentemente, entre outras
Quando há queixas e dificuldades cognitivas, emocionais e comportamentais, suspeitas diagnósticas de certas patologias que envolvam alterações cognitivas e comportamentais ou após episódio que envolva possível lesão encefálica.
A avaliação neuropsicológica para adultos é indicada em casos de queixas relacionadas a memória, atenção, linguagem ou outras funções cognitivas, bem como para diagnóstico de condições como Alzheimer, Parkinson, TDAH ou transtornos psiquiátricos que impactem o funcionamento mental. Também é recomendada após lesões cerebrais, como AVC ou traumatismo craniano, e no acompanhamento de tratamentos que possam afetar a cognição.

Para mais informações, entre em contato comigo.
Att. Psicólogo Kawê Bezerra.

Especialistas

Telmo Jeronymo Sampaio De Mesquita

Telmo Jeronymo Sampaio De Mesquita

Neurologista

São Pedro Da Aldeia

Gláucia Almeida

Gláucia Almeida

Psicopedagogo

Ribeirão das Neves

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 79 perguntas sobre Avaliação neuropsicológica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.