Qual técnica psicológica é boa pra quem tem embotamento afetivo na esquizofrenia?

5 respostas
Qual técnica psicológica é boa pra quem tem embotamento afetivo na esquizofrenia?
Olá!

Na psicologia temos muitas abordagens. Cada uma delas apresenta lentes diferentes para interpretar e compreender o humano, lançando mão ferramentas e técnicas - quando necessárias - para o melhor desenvolvimento do processo psicoterápico. O Psicodrama, por exemplo, é uma abordagem que pode constituir um instrumento de mediação entre o real e o irreal a fim de buscar a ressignificação de sentimentos e o treino da espontaneidade.
No entanto, acredito que o mais importante é você buscar um profissional em quem confie e se sinta confortável ao tratar das suas questões. Sem a empatia, o barco da terapia fica à deriva. Longe do seu lugar não haverá técnicas e ferramentas suficientes para um bom prognóstico. A empatia é o fio condutor de qualquer terapia.
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estou a disposição.
Abraço!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá ! Qualquer abordagem saberá trabalhar com esse sintoma,não se preocupe com isso.O mais importante é procurar ajuda de um psicólogo para fazer o tratamento psicoterápico e melhorar muito a qualidade de vida do paciente.
Além disso,crie um elo de confiança com o psiquiatra que está tratando do caso e, não deixe de avisá-lo a cada novo sintoma, para que ele possa avaliar se será necessário mexer nos medicamentos.
A psicoterapia é um recurso terapêutico importante sempre associado ao tratamento medicamentoso, para a recuperação e reabilitação do paciente esquizofrênico, ajudando no nível psíquico, interpessoal e social , conquistando maior independência e autonomia, além da diminuição do isolamento.
Qualquer dúvida,estou a disposição! Espero ter ajudado!Boa sorte!
O primeiro passo é a busca de profissionais para que possa ser traçado uma estratégia, entender o que se passa se faz necessário para que seja traçado um bom caminho na terapia. A arte terapia se faz uma boa ferramenta, como a terapia em grupo aonde o indivíduo fala, interage com outros que buscam soluções através de convívio de experiências, lembrando sempre que a terapia em grupo tem um cursor e tem que haver um mediador para conduzir essa troca de informações e vivências.
Olá, tudo certo?
Dentro da área da psicologia encontram-se inúmeras técnicas e ferramentas para trabalhar com a variedade de casos que o ser humano coloca. Acredito que dentre estas, deve-se escolher a que você mais se identificar, cada técnica irá ser melhor aplicada caso você sinta que aquela é a melhor se enquadra para você. Terapias em grupo, terapia ocupacional, psicanálise clínica, behaviorismo e etc. podem todas ser uma opção viável.
Acredito também que a avaliação do caso é extremamente importante para que se possa verificar como esta doença vem afetando o paciente em questão. Uma esquizofrenia jamais é igual a outra, por mais parecidas que possam ser. Cabe ao psicólogo, em sua própria singularidade, traçar uma maneira de trabalho mais apropriado segundo o paciente.
Espero ter ajudado e estou a disposição.
Na verdade não existe uma técnica específica. Você deve avaliar como se sente na sessão de psicoterapia. Se você consegue se expressar e falar do que sente. Outro ponto importante nestes casos, é o tratamento medicamentoso, que deve ser realizado pelo psiquiatra.

Especialistas

William Alves

William Alves

Psiquiatra

Belo Horizonte

Beatriz Carvalho

Beatriz Carvalho

Psiquiatra

Porto Alegre

Carolina Giovelli Karlec

Carolina Giovelli Karlec

Psiquiatra

Porto Alegre

Bruno Hercos Fontes

Bruno Hercos Fontes

Generalista

Uberaba

Michelle Zaíra Menezes

Michelle Zaíra Menezes

Psiquiatra

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 474 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.