qual remedio deve tomar para aliviar a dor do cancer no esofago?

3 respostas
qual remedio deve tomar para aliviar a dor do cancer no esofago?
Normalmente a dor associada ao câncer de esôfago é uma dor cronica, que vai aumentando progressivamente. A analgesia nesses casos deve ser iniciada com medicações do tipo dipirona ou paracetamol e conforme a resposta a essas medicações aumentamos a potência das medicações.
Quando o paciente apresenta dor intensa e contínua, normalmente indicamos os opióides e seus derivados, geralmente com boa resposta.
Mas a melhor forma de tratar essa dor e procurando um cirurgião oncológico ou um oncologista clínico para avaliar o caso é realizar a prescrição mais adequada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Existem uma série de medicamentos que conseguem aliviar esse tipo de dor. Normalmente é utilizada uma escala de intensidade de dor e baseado nela sabemos qual a potência do analgésico adequado. Normalmente inicia-se com analgésicos simples como dipirona e paractamol, passando para opióides fracos como tramado e codeína. Finalmente utilizamos opióides fortes como morfina, metadona ou fentanil. Além disso, sempre que possível o tratamento da causa da dor (nesta caso o câncer de esôfago) ajuda no seu controle.
Converse com o oncologista do(a) paciente

A disposição

Dr. Tiago Biachi
Oncologista
São Paulo/SP
O câncer de esôfago quando diagnosticado em fases iniciais requer tratamento adequado, seja ele através de cirurgia ou radio-quimioterapia. Quando diagnosticado em fases mais tardias (tumores mais avançados) a possibilidade de um tratamento curativo pode não ser mais viável. infelizmente a maioria dos tumores do esôfago são diagnosticados nesta fase. Nestes casos apesar de não podermos oferecer um tratamento com intuito curativo é possível e necessário iniciar um tratamento paliativo. O tratamento paliativo vem a ser um conjunto de medidas com a finalidade de melhorar a qualidade de vida, e se possível prolongar a vida. Dentre estes cuidados estão incluídos o controle da dor. Porém outras questões também são importantes, como oferecer uma via alimentar. O controle da dor pode ser medicamentoso (deste analgésicos convencionais, no inicio, até medicamentos mais potente que necessitam de acompanhamento médico regular) ou podemos usar mão se radioterapia anti-álgica ou braquiterapia.

Especialistas

Reinaldo Robalinho Filho

Reinaldo Robalinho Filho

Cirurgião do aparelho digestivo

Ibitinga

Adrieli Heloisa Campardo Pansani

Adrieli Heloisa Campardo Pansani

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Pedreira

Rafael Franco

Rafael Franco

Oncologista, Especialista em clínica médica

Natal

Andre Katz

Andre Katz

Oncologista

São Paulo

Paulo André Luz Pereira

Paulo André Luz Pereira

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Teresina

Maikon Guimarães Fernandes

Maikon Guimarães Fernandes

Cirurgião oncológico, Cirurgião geral

Guanambi

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 47 perguntas sobre Câncer de esôfago
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.