Qual psiquiatra especialista em TEA, TDAH e outras especialidade relacionada?

2 respostas
Qual psiquiatra especialista em TEA, TDAH e outras especialidade relacionada?
Psiquiatria já é uma especialidade, portanto não há "especialista" nos transtornos que menciona. O que há são profissionais mais experientes em alguns tipos de transtornos, por se dedicarem mais a eles, através de pesquisas ou estudo. Mas, em princípio, todo psiquiatra competente e experiente deve saber abordar transtorno do espectro autista (TEA) e o transtorno de déficit de atenção-hiperatividade (TDAH). O TEA, por sinal, não possui tratamento psiquiátrico específico, tratando o psiquiatra penas comorbidades (por exemplo, depressão, ansiedade, sintomas psicóticos, agressividade excessiva) e o grosso do tratamento é comportamental. Este tratamento comportamental, sim, deve ser feito por psicólogo treinado em ABA (Applied Behavioral Analysis), sobretudo nos casos mais graves. Terapia ocupacional, psicopedagogia e assistência social também fazem parte da abordagem de casos mais complexos de TEA, enquanto casos mais leves podem ser tratados apenas com técnicas comportamentais de auto-observação, discriminação e verbalização de comportamentos encobertos e ampliação do repertório social. O TDAH, por outro lado, possui abordagem psiquiátrica/medicamentosa muito eficiente, na maioria dos casos, sendo um dos tratamentos mais gratificantes e de resultados mais rápidos em Psiquiatria.

Psiquiatras de modo geral tratam estes transtornos. Porém, quem mais tem acesso a diagnosticá-los e iniciar o tratamento é o psiquiatra infantil, pois são transtornos presentes desde a infância.
Te convidamos para uma consulta: Consulta online de psiquiatria - R$ 450

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!