Qual profissional pode fazer o teste de ir lrlen ?

23 respostas
Qual profissional pode fazer o teste de ir lrlen ?
O Teste de Irlen pode ser aplicado por médico oftalmologista, psicólogos ou psicopedagogos que tenham a formação em " diagnosticadores" ou "screeners"- são profissionais capacitados para a seleção de filtros. Coloco - me a disposição. Grande abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É muito importante que este diagnóstico seja feio de maneira multidisciplinar ! Psicólogos, pedagogos, neurologistas, fonoaudiólogos , psiquiatras e psicopedagogos , cabendo ao oftalmologista a identificação e tratamento dos distúrbios visuais. Grande abraço.
Na maioria os oftalmologistas é que estão capacitados a fazer o teste da Síndrome de Irlen. Existem alguns psicopedagogos e fonoaudíologos que estão fazendo, mas estão capacitados para isso. O hospital de Olhos em BH é um dos credenciados a fazer os testes necessários para detectar a S. de irlen. O DEFICIT NÃO É DE INTELIGÊNCIA, MAS SIM NA ETAPA VISUAL DO PROCESSAMENTO - se houver dislexia associada, fica ainda mais difícil, porque outros deficíts da rota fonoaudiológica se justapõem.
A Síndrome de Irlanda deve ser diagnosticado por equipe multidisciplinar, que compreende desde o professor, que percebeu uma dificuldade em seu aluno, passando por psicopedagogos, psicólogos, oftalmologistas, entre outros. É importante iniciar o processo de investigação consultando o oftalmologista para averiguar se há problemas de visão e, posteriormente, verificar se há "distorções " visuais que impedem a criança de fazer a leitura decodificaria, compreensiva e reflexiva daquilo que se lê. Sendo comprovada a Síndrome de Irlen, o médico indicará o filtro cromático correto, que deverá ser utilizado sempre no processo de leitura.
Profissionais especialistas da área da educação e da saúde como psicopedagogo, oftalmologista, psicólogo, etc., podem fazer a identificação da síndrome de Irlen por meio do teste de screening ou rastreamento.
Dra. Márcia Guimarães é hoje a melhor especialita nesta Sindrome , H.Olhos. Depois do diagnóstico feito e das lentes prontas ele indicam as terapias que ajudarão no prognóstico.
Qualquer profissional que tenha feito o curso da clinica de holhos em belo horizonte, que se chama screener
O teste de Irlen deve ser administrado por equipe multidisciplinar.
Para o teste desta síndrome é indicado equipe multidisciplinar, que tenham especialização para aplicar os testes.o diagnóstico de equipe multidisciplinar é o meio mais qualificavel de chegar a um diagnóstico seguro e as indicações de tratamento.
Cabe ao oftalmologista a identificação e tratamento dos distúrbio visuais. Na maioria os oftalmologistas é que estão capacitados a fazer o teste da Síndrome de Irlen.
Procure um Oftalmologista especialista na Síndrome inicialmente, um neurologista ou psicopedagogo podem auxiliar após a identificação !
O oftalmologista é o profissional capaz de realizar o teste e identificar possíveis distúrbios visuais. Contudo essa avaliação precisa ser realizada de forma multidisciplinar.
Somente os screeners formados pelo Hospital de Olhos em Belo Horizonte.
Profissionais com qualificação e experiência, screeners da Síndrome de Irlen.
Boa tarde! Em geral nem todos os oftalmologistas estão capacitados a fazerem o teste da Síndrome de Irlen. Somente os Screener, que são profissionais capacitados pelo Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães.
O Screening visa a identificação das distorções e eliminação/diminuição das mesmas através da seleção das transparências, gerando conforto visual na leitura.Após o teste com resultado positivo será encaminhado para o tratamento.
O tratamento é multidisciplinar, mas começa com o oftalmologista especializado, pois nem todos sabem diagnosticar, só então os demais profissionais darão suporte a este paciente.
Apenas os "screeners" são profissionais capacitados para fazer o diagnóstico através da seleção de filtros.
Olá! Penso que deveria se consultar com um oftalmologista sério, de renome no meio acadêmico, pois não há indícios consistentes da existência dessa síndrome. Uma síndrome não pode ser avaliada e respaldada apenas por um hospital ou por profissionais (screeners) formados pelos mesmos médicos de um único hospital. Penso que o melhor caminho é fazer uma checagem dos artigos científicos sobre a comprovação ou refutação dessa síndrome, que penso ser melhor explicada por Dislexia. Estou às ordens para maiores esclarecimentos. Abraços
Por uma equipe multidisciplinar, incluindo o oftalmologista. É preciso bastante atenção para perceber o problema e fazer os encaminhamentos necessários
Somente os Screeners são profissionais habilitado para diagnosticar Síndrome de Irlen. Sou especialista nesta síndrome e diagnostico diariamente pacientes. Alguns precisam de encaminhamento para neuro oftalmo... e estes são raros e outros apenas com algumas intervenções no seu dia a dia como utilizar lamina sobreposta aos textos, diminuição de luminosidades em aparelhos eletrônicos, já conseguem ter mais qualidade tanto acadêmica quanto em sua saúde!
Olá!
Erroneamente a tarefa de tratamento fica à cargo somente do Oftalmologista, é preciso que esse trabalho aconteça em equipe incluindo o psicopedagogo para orientar e adaptar atividades para serem cumpridas no dia-a-dia da criança ou sujeito em período escolar. Enquanto Psicopedagoga e Professora das áreas especiais, oriento a procurar um professor especializado em deficiência visual, aqueles das Salas de Recursos Multifuncionais para Deficientes Visuais (SRM-DV), antigamente se diziam "Centrinhos" que fazem atendimento gratuitos pelo Estado e caso tenha condições de priorizar o tratamento, um psicopedagogo particular. Fico à disposição para maiores explicações. Abraços Virtuais!
Olá, oftalmo e neuro poderão ser úteis para o encaminhamento correto e precoce dos casos.
A intervenção para a Síndrome de Irlen será de apoio multidisciplinar. O apoio psicopedagógico será necessário para a reabilitação dos conteúdos educacionais. O apoio fonológico, para os déficits auditivos. A terapia ocupacional, quando houver alterações na coordenação visuomotora.
Sou screener certificada pelo Hospital de Olhos de Belo Horizonte e estou qualificada para aplicar o rastreio para a Síndrome de Irlen.
Sou da cidade de Cambé Paraná.Estou a disposição.

Especialistas

Jumiraci Andrade

Jumiraci Andrade

Psicopedagogo, Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Marly Ponce

Marly Ponce

Psicólogo

Indaiatuba

Agendar uma visita
Lara Lahmann de Meirelles Marinho

Lara Lahmann de Meirelles Marinho

Psicólogo, Psicopedagogo

Fortaleza

Renata Wiesner

Renata Wiesner

Psicólogo, Psicopedagogo

São Paulo

Érica Alves Costa Lopes

Érica Alves Costa Lopes

Psicólogo, Psicopedagogo

Governador Valadares

Susana B.De Souza

Susana B.De Souza

Fonoaudiólogo, Psicopedagogo

Jundiaí

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1 perguntas sobre Teste de Irlen
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.