Qual profissional é mais indicado para o auxilio em parar de fumar?

10 respostas
Qual profissional é mais indicado para o auxilio em parar de fumar?
Dra. Renata Carvalho de Souza
Psiquiatra
São Paulo
O psiquiatra é um profissional indicador capacitado para realizar o tratamento da dependência de tabaco. Existem também outros especialistas que também faz este tipo de tratamento, como o pneumologista.
Atenciosamente,
Renata Carvalho

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Natalia Marques Antunes
Psicólogo
São Paulo
Recomendo que além do tratamento com o médico de sua confiança, associe também a Psicoterapia, pois será necessário entender os motivos que o levam a utilizar o tabaco.

À partir do autoconhecimento, rever suas necessidades e criar novas condutas saudáveis para sua vida.

Abraços
 Léssia Lima
Psicólogo
Aracaju
Considerando ser este um transtorno do controle do impulso, e geralmente associado à ansiedade., o psiquiatra e um psicólogo com experiência em dependência química. Boa sorte!
 Robson Duarte
Psicanalista, Psicólogo
Belo Horizonte
Procure Centro de Saúde pública mais próximo de vc. Tratar de tabagismo é um esforço interdisciplinar.
 Vinicius Terra Loyola
Psicólogo, Terapeuta complementar
Osasco
Concordo com os colegas acima. Complementaria somente com um profissional que trabalha com Mindfulness. Existem protocolos específicos para este tipo de demanda.

Desejo melhoras.
 Lucia Cassar
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
Um pneumologista para avaliar a sua condição fisiológica e um psicanalista para investigar os processos psíquicos e a compulsão à repetição e dependência do tabagismo.
 Emmanuelle Paixão
Psicólogo
Recife
O uso de tabaco muitas vezes está associado a compulsão e ansiesade, por isso é importante que além de um cuidado físico se tenha um cuidado com a saúde psíquica. Nesse sentido o ideal seria uma ajuda de um profissional pneumologista (cuidado físico) e um psicólogo ( cuidado psíquico).
Dr. Shalon Riker Lages
Psicanalista, Psicólogo, Terapeuta complementar
Salvador
O sucesso no desejo de parar de fumar não pode ser encarado de forma simplista e nem determinista. Via de regra é sem duvida um trabalho que envolve, além do desejo do paciente, mais de um profissional. Penso que, a princípio, Psiquiatra e Psicólogo ajudam no combate ao tabagismo. Mas Pneumologista, Cardiologista e Endocrinologista devem acompanhar o processo afim de garantir ganhos reais e duradouros de saúde.
 Gizelle Schmitt
Psicólogo
Itajaí
Para parar de fumar é necessário um acompanhamento multidisciplinar, que inclui o profissional médico e psicólogo, para que ambos trabalhem para que o objetivo de parar de fumar seja concretizado. O psicólogo auxiliará principalmente na mudança de crenças e comportamentos que levam ao fumo. O acompanhamento psicológico também pode ajudar a prevenir recaídas, auxiliar no controle do estresse e na redução da ansiedade, além de trabalhar outras questões emocionais que possam surgir no decorrer do processo.
 Mariana Pavani
Psicanalista, Psicólogo
Campinas
O fumar está ligado a fase oral do ser humano, assim o trabalho do psicanalista irá trabalhar não só o tabagismo, mas todas as fases de seu desenvolvimento psiquico, não só a oralidade. Procure um psiquiatra que talvez possa lhe dar uma medicação para lidar com a ansiedade e um psicanalista para tralá-lo como um todo, não só focado em seu tabagismo, mas nas causas e motivações disso.

Especialistas

Zeno Germano de Souza Neto

Zeno Germano de Souza Neto

Psicólogo, Psicanalista

Porto Velho

Nathália Mourão

Nathália Mourão

Psicanalista

Macaé

Thiago Reis Hoffmann

Thiago Reis Hoffmann

Psicólogo

Tatuí

Mary de Morais Durso

Mary de Morais Durso

Psicólogo

Belo Horizonte

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 25 perguntas sobre Drogadição
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.