Qual profissional buscar para tratar minha filha de 16 anos que está se preparando para o vestibular

10 respostas
Qual profissional buscar para tratar minha filha de 16 anos que está se preparando para o vestibular e está profundamente atordoada com esse momento de pressão. Preciso de indicaçoes!
Boa noite. Como já foi dito pelos colegas, o adolescente se vê comprometido a escolher, decidir o seu futuro logo nesta idade Onde ele(a) não tem certeza do que quer, do que vai fazer. Os pais precisam ter paciência e deixar o jovem seguir o caminho. Um profissional psicólogo podera ser de grande ajuda, pois este é imparcial e podera ser útil na estruturação para decisão do que ele pretende.

A pressão sobre o estudante que presta vestibular realmente é bem complexa, ela pode angustiar e trazer grande ansiedade, intimidação, desconfiança de si. Para alguns, o vestibular é um selecionador nem sempre muito confiável e um tanto intimidador.
Há muitas pessoas que procuram um psicólogo para elaborar melhor sua escolha e orientação profissional, para um acompanhamento terapêutico durante essa fase de transição, para melhorar a performance ou para aprofundar os conhecimentos de si mesmo. Pode acontecer em momentos de crise nos depararmos com sentimentos e reações estranhos ou novos para nós mesmos - e pode ser bom nesses momentos elaborarmos essas novas questões e tentar compreendê-las.
Psicólogos, psicanalistas e psiquiatras poderiam auxiliar nesse caso, o que apontei acima é uma visão abordada mais por um psicólogo ou psicanalista.
Independente da linha de atuação, desde que sena bom professional, um psicolologo ou psicanalista poderá ajudar sua filha! Penso ser importante uma conversa com os pais para elucidate se o desejo de procurar um profissional é da própria adolescente ou dos pais.
Olá! Acredito que um psicólogo da abordagem cognitivo comportamental seria o melhor, pois alem das técnicas de relaxamento e respiração, trabalhamos com as crenças adaptativas e desadaptativas, a interpretação das situações, os pensamentos disfuncionais e funcionais, no intuito de melhorar o humor, desempenho e a segurança e outras coisas mais com exercícios cognitivos e comportamentais. Diminuindo a ansiedade e melhorando seu desempenho e tomada de decisão
Assim como já colocaram os demais colegas, é de suma importância o apoio familiar nesse momento do adolescente. Um bom psicólogo poderá desenvolver um trabalho de controle e manejo da ansiedade.
Dentro da abordagem Cognitiva Comportamental, além de trabalhar com as cognições (pensamentos) e comportamentos, há treino de técnicas de respiração e de relaxamento, essenciais no tratamento dos transtornos de ansiedade.
Muitas vezes, o problema do adolescente, nesta fase da vida, está muito mais no medo da vida adulta e todas as implicações que este status exige, do que propriamente o vestibular em si.
É muito importante, para essa jovem, que ela saiba que poderá contar sempre com o apoio familiar e, como disse o colega acima, participar da seleção do profissional (Psicologo) que vai acompanhá-la neste desafio!
Mãe, compreendo perfeitamente sua angústia, também sou mãe! Talvez fosse aconselhável você também procurar uma ajuda terapêutica para poder passar mais segurança à sua filha.
Como foi relatado acima pelo os colegas.
Neste momento sua filha está com muita pressão e o acolhimento da família é muito importante, mas uma psicoterapia vai ajudar muito a se reorganizar suas emoções.
A terapia comportamental cognitiva pode contribuir para essa mudança, ou seja irá ajudar a priorizar de fato o que é necessário preocupar no momento.
Abraço.
Maria
Além de um profissional psi ( psicólogo, psiquiatra, terapeuta) sugeriria atividades como meditação ou yoga, que, comprovadamente, auxiliam na diminuição do estresse e da ansiedade.
Boa sorte!
Bom dia!
Busque o psicólogo que trabalha com a terapia cognitivo comportamental. Esta é o ideal pois trabalha a ansiedade com técnica apropriadas e o retorno pode ser mais rápido.
A fase pré vestibular, que envolve inclusive a escolha da futura profissão e entrada no mundo adulto, com todas as demais questões de adolescência, independência e conquistas, sexualidade e transformações anatômicas, podem deixar qualquer jovem "profundamente atordoado".
O apoio familiar pode reduzir um pouco esta pressão e ansiedade, mas um bom profissional poderá ser ainda não útil, então ajude-a a encontrar um psicólogo com quem ela se sinta segura e confiante, mas evite fazer uma escolha unilateral, ela participando do processo de seleção lhe dará mais confiança e reforçará sua capacidade de fazer escolhas maduras.
Mantenha a calma e boa sorte.
Forte abraço.