Qual os males em geral que Clonazepam 2 mg ao dia em uso crônico causam na pessoa?

4 respostas
Qual os males em geral que Clonazepam 2 mg ao dia em uso crônico causam na pessoa?
O Clonazepam é absorvido rapidamente pelo organismo produzindo efeito tranquilizante, sendo muito útil nas crises de ansiedade aguda, quando os sintomas são graves e passageiros. É usado também para tratar outros sintomas como insônia e tensão muscular por exemplo. Não existe ainda um consenso sobre o tempo máximo de utilização, porém centros importantes de pesquisa psiquiátrica não recomendam uso contínuo por mais de quatro semanas. O ideal, nos casos de ansiedade generalizada é o uso de antidepressivos associado à psicoterapia, e o uso do clonazepam apenas em episódios de crise aguda, para "apagar incêndios". Pacientes relatam que com o uso contínuo sentem mais sonolência, dificuldade de concentração, lapsos, amnésia episódica, além de terem que aumentar a dose para manterem os efeitos iniciais da droga. Estudos indicam que o risco de demência aumenta com o uso prolongado de doses pesadas do medicamento. Converse com seu médico sobre melhores opções para tratamentos prolongados.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Todos os medicamentos benzodiazepínicos, entre eles o clonazepam, são medicações para uso breve, tanto para controle de crises em situações específicas, como em casos nos quais se usa por um período curto, visando dar tempo à medicação principal de fazer o seu efeito de maneira mais intensa e perceptível.

Pelo mecanismo de ação no organismo, o clonazepam é uma medicação que gera a “tolerância”, ou seja, os efeitos obtidos com a dose inicial deixam aos poucos de ser obtidos, e é comum que o paciente escalone para doses progressivamente maiores, buscando o efeito inicial.

Além disso, o uso prolongado está ligado a problemas de memória, atenção, concentração, aumento de quedas em idosos, e outros problemas mais.
O risco mais imediato é desenvolver um vício poderoso.
Os principais males são o aumento de acidente de carros, risco de quedas principalmente em idoso, risco aumentado de demência e dependência (vulgarmente chamado de vício).

Especialistas

Amanda Vitória Pereira da Silva

Amanda Vitória Pereira da Silva

Psicólogo

João Pessoa

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Raisa Trajano

Raisa Trajano

Psicólogo

Campina Grande

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 403 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.