Qual o tratamento para calcificação da polpa dentária?
4
respostas
Qual o tratamento para calcificação da polpa dentária?
A calcificação da polpa é uma obliteração do canal radicular e só requer intervenção se tiver uma lesão associada (necrose) ou por motivos protéticos. Independente da causa, o tratamento é o mesmo e vale salientar que é indicado o tratamento de canal com auxílio de Microscópio Odontológico, afim de viabilizar a identificação das entradas dos canais, minimizando riscos de perfurações e desvios dos mesmos.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A calcificação da polpa quando ocorre por antigo trauma agudo no elemento dentário, pode se manifestar com dor muito forte necessitando se fazer o tratamento endodontico com uso de técnica de instrumentação rotatória. Com esta técnica obtemos a possibilidade de remoção de pontes calcináveis no interior do conduto com boa condição de sucesso no tratamento. Se a calcificação ocorre por envelhecimento do elemento dentário, nem sempre hà necessidade de removê-la e o tratamento endodontico pode ser efetuado com instrumentação manual.
Somente a calcificação da polpa não exige tratamento algum . Só se faz algum tratamento endodontico se houver algum sinal de infecção associado. Se houver necessidade de tratamento endodonticos em dentes com calcificação o uso de quelantes é indicado para facilitar a instrumentação. Entretanto se a calcificação for somente na polpa coronária, ela pode estar aderida as paredes da polpa ou não. E daí o procedimento será feito com a ajuda de brocas ou com a simples retirada com o auxílio de curetas e irrigação
Não há tratamento para calcificação da polpa dentária. Esta calcificação acontece quando o dente sofre alguma injúria, como cárie, preparo para restauração, abrasão, erosão, atrição, doença periodontal (na gengiva), etc... O que ocorre é que quando o dente que possuí calcificação da polpa necessita de tratamento de canal, esta condição pode dificultar a realização do tratamento pelo profissional.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- É normal o dente continuar doendo após a 1 sessão de canal. Dente em necrose com infecção, estou tomando antibiótico
- Estou com dente infeccionado, iniciei já o tratamento de canal+azitromicina, porém sentindo ainda um leve desconforto. Posso realizar atividade fisica?
- Bom dia, eu fiz um tratamento de canal há uma semana atrás e o dente tratado dói um pouquinho quando faço movimento de mastigação. É normal essa dor, enquanto não faço a restauração?
- Quando eu for refazer a coroa posso usar o mesmo pino?
- Tenho falta de 16 dentes, feito radiologia panorâmica, na observação concluiu que, observa-se imagem de calcificação parcial do ligamento estilo hioideo direto e esquerdo. Posso implantar dentes?
- O implante do meu marido preso caiu qual cola usar
- Fiz tratamento de canal já fazem 40 dias, no raio x o canal está ótimo, mas o dente ainda dói quando toco nele, quais são as possibilidades dessa dor ?
- Dente escurecido por trauma, mas vitalizado (não houve necessidade de tratamento de canal), é possível clarear com clareamento externo? E ficar da mesma cor dos outros dentes? Ou é melhor partir para uma faceta em resina?
- Fui numa dentista tratar de um canal e ela falou que estava calcificado,mais mesmo assim abriu o dente e começou a tentar fazer,depois de uma hora tentando fechou o dente e mandou que eu procurasse um especialista em microscópio Agora tô com medo de dente doer pois mecher muito e também por canal microscópico…
- Oque acontece se deixar pedaços de dente na extração? E normal passar mais de 4 dias com o local da extração dolorido. A doutora me falou que é bom o pedacinho de dente para não afundar a gengiva próximo ao dentequero
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 101 perguntas sobre Calcificação da Polpa Dentária
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.