Qual o tratamento para Artrose?

4 respostas
Qual o tratamento para Artrose?
Não existe ainda um tratamento definitivo que possa ser usado na rotina clínica para regenerar a cartilagem hialina que se desgastou. Existem muitos estudos em andamento no mundo no momento, com promessas para tratamentos inovadores que deverão estar disponíveis em breve. Os tratamentos atuais são basicamente sintomáticos. A finalidade deles é aliviar a dor para que o paciente possa fazer as suas coisas rotineiras sem muito incômodo. Consulte um especialista para analisar o seu caso em particular e discutir a melhor opção para você.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Tratar fatores metabólicos e obesidade, desequilíbrios musculares, medicamentos para dor e condroprotetores. Cirurgias se tiver dor que limite as atividades.
Tratamento clínico: 1) medicamentoso (analgésico e antinflamatório); 2) restrição do apoio (muletas ou bengala); 3) uso de órteses estabilizadoras ou imobilizadoras que funcionam como suporte externo.
Tratamento cirúrgico: 1) remoção de fragmentos degenerados da articulação (incisão aberta ou artroscopia); 2) osteotomia para alinhar o eixo articular (na presença de deformidades angulares); 3) substituição da articulação com implante plástico e metálico (próteses de substituição); 4) eliminação da articulação por meio de fusão óssea (artrodese).
É necessário análise clínica pormenorizada (exame físico ortopédico) em conjunto com avaliação dos exames de imagem (RX, tomografia, ressonância) para poder verificar qual a melhor opção para cada paciente em particular.
Olá,
O tratamento da artrose consiste em condutas voltadas para tentar freiar a progressão da doença e trazer melhor qualidade de vida ao paciente (melhora da dor e da função articular).
Isso é alcançado, em casos mais leves, através de fisioterapia (para correção de limitações do movimento e ganho de força), mudança de hábitos diários (buscando proteger a articulação) e possivelmente uso de medicações analgésicas.
Casos refratários ao tratamento inicial podem ser abordados com infiltrações (como a viscossuplementação).
Casos mais graves tendem a ser tratados cirurgicamente e, nesta situação, temos diversas opções de técnicas cirúrgicas, com procedimentos menos invasivos (como artroscopia para desbridamento articular) a procedimentos mais agressivos (como a artroplastia ou prótese articular).

Especialistas

Rafaela Pessoa

Rafaela Pessoa

Fisioterapeuta

Fortaleza

Vitor Misugi

Vitor Misugi

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Belchior Thiago Corte Timoteo

Belchior Thiago Corte Timoteo

Reumatologista

Serra Talhada

Gustavo Henrique Ramalho De Mattos

Gustavo Henrique Ramalho De Mattos

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Vanessa Rodrigues

Vanessa Rodrigues

Reumatologista, Médico clínico geral

Araraquara

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 153 perguntas sobre Artrose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.