Qual o tratamento eficaz, para a disfonia espasmódica ?

5 respostas
Qual o tratamento eficaz, para a disfonia espasmódica ?
O tratamento da disfonia espasmódica envolve diversos profissionais. A eficácia dos tratamentos dependerá de uma série de fatores como intensidade, causa e tempo do problema. Os tratamentos vão desde a terapia fonoaudiológica, passando por aplicação de Botox, cirurgia e tratamento psicológico. O tratamento fonoaudiológico tem enfoque na adequação do tônus muscular, melhora da voz e, em muitos casos, terapia respiratória. Para saber qual a melhor abordagem é necessário um diagnóstico clínico. Procure seu médico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! O profissional mais indicado para dar início às investigações deve ser um Fonoaudiólogo que fará as testagens necessárias e, caso seja primordial, fará os encaminhamentos para outros profissionais que julgue necessário.
Espero que tudo dê certo. Abraço.
Você precisa ter acompanhamento com neurologista para auxiliar com medicação pra ajudar controlar os espasmos associado ao tratamento Fonoaudiólogico enfatizando um trabalho de relaxamento da musculatura cervical onde fica localizado a laringe e exercícios para melhorar qualidade vocal.
Boa noite! O tratamento para a disfonia espasmódica inclui uma equipe multidisciplinar, desde o otorrinolaringologista, para investigar mais a fundo o grau desses espasmos em prega vocal e o tipo , em adução, em abdução ou mista e assim auxiliar no diagnóstico e tratamento, um neurologista devido a causa neurogênica e/ou hereditária em alguns casos e assim passar medicamentos que auxiliaram contra tais espasmos, bem como um psicólogo para prestar um apoio psicológico, uma vez que em muitos casos a pessoa fica com a voz baixa e fraca e em outros a voz pode sumir e voltar, causando desconforto psicológico. Além disso, a fonoterapia é fundamental, pois possui exercícios de relaxamentos corporal e da região cervical, que relaxam a musculatura extrínseca da laríngea, responsável pela sua elevação e depressão, e, ainda exercícios de fonação, suavização da emissão sonora e vibratórios são também eficientes para a mobilidade e vibração de pregas vocais, o que auxilia na produção vocal. O ideal é procurar tais profissionais o quanto antes para realizar mais exercícios de acordo com a sua necessidade específica.
O tratamento para este tipo de disfonia envolve equipe multidisciplinar - Neurologista, Otorrinolaringologista e Fonoaudiólogo. Para auxiliar os espasmos, é aplicado injeção de toxina botulínica no músculo tireoaritenoideo tem sido usada com bons resultados, porém seu efeito é temporário e reaplicações são necessárias a cada 3-6 meses. É muito importante o acompanhamento fonoaudiológico para o este tipo de disfonia, a fim de trabalhar o relaxamento, mobilidade e vibração de pregas vocais.

Especialistas

Auro Gonçalves

Auro Gonçalves

Otorrino

São Paulo

Jôze de Matos Correa

Jôze de Matos Correa

Fonoaudiólogo

Ribeirão das Neves

Karin Priscila Sant

Karin Priscila Sant

Fonoaudiólogo

Valinhos

Marília Andreani Paes Leme Giffoni

Marília Andreani Paes Leme Giffoni

Fonoaudiólogo

Campinas

Caroline Gil De Oliveira

Caroline Gil De Oliveira

Fonoaudiólogo

Curitiba

Rodrigo Godoy

Rodrigo Godoy

Otorrino

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 90 perguntas sobre Distúrbios Da Voz
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.