Qual o tratamento e medicamento usado para o hematoma intracerebral?

3 respostas
Qual o tratamento e medicamento usado para o hematoma intracerebral?
O tratamento de hematoma intracerebral inicia na necessidade de atendimento em leito de terapia intensiva com controle dos diversos parâmetros, como Pressão arterial, saturação de oxigênio, glicemia, temperatura, exames de imagem de crânio seriadas. Em muitos casos é necessário intervenção cirúrgica devido a alto volume do hematoma, desvi de estruturas vitais do cérebro, obstrução do líquor, ocasionando hidrocefalia. O tratamento adequado deve ser realizado com equipe constando de Neurointesivista e Neurocirurgião.

Bom dia,

Não existe receita de bolo para isso. Varia conforme o tamanho, localização no cérebro, repercussão sobre a função neurológica, comorbidades e idade do paciente. Os tratamento medicamentoso é feito à base de anti-hipertensivos, com suporte de UTI nos primeiros dias. Casos cirúrgicos podem ser tratados com endoscopia, cirurgia aberta minimamente invasiva ou até craniectomia descompressiva. É necessário investigação para excluir malformações vasculares, aneurismas ou tumores cerebrais. À disposição!
Este é um tema ainda muito controverso na literatura médica, mas diversos fatores devem ser analisados para responder esta pergunta. O tratamento pode ser cirurgico ou medidas clinicas. Não existe um medicamento especifico para o tratamento do hematoma cerebral mas sim uma serie de medidas como: controle da PA, reverter a anticoagulação em caso do uso de anticoagulantes, controle da temperatura e glicemia... O tratamento cirurgico deve levar em consideração alguns fatores como localização, volume do hematoma e condições clinica.