qual o tratamento adequado quando está ocorrendo o estreitamento do íleo?

3 respostas
qual o tratamento adequado quando está ocorrendo o estreitamento do íleo?
Se você é portador doença de Crohn e já vem fazendo tratamento regular e agora evolui com estreitamento do íleo ( estenose ) talvez seja hora de pensar em iniciar o tratamento com terapia biológica.
Procure um gastroenterologista que tenha experiência com esse tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, as respostas dos colegas estão corretíssimas. Só pra tentar explicar melhor; precisa avaliar se é um processo inflamatório ativo ou se é uma cicatrização de inflamação previa (que geralmente pode ser respondido por um exame de imagem como uma enterorresonancia bem feita). A outra coisa que deve ser avaliada é a medicação que estas usando, se pode ser melhorada. Deve ser avaliado, se esse estreitamento (também chamado de estenose) está causando sintomas e se está causando dilatação da alça intestinal antes da área de estenose. Após responder tudo isso é com certeza do diagnostico, é que iremos analisar se podemos insistir no tratamento clínico. Ou se devemos tentar outras terapias: cirúrgicas; que pode ser resseccão da área ou outra técnica, preferível em estenoses curtas, a estricturoplastia. Lembrando também da dilação por via endoscópica, que também pode ser usada. O mais importante é ser visto por um médico que tenha vivência com doença inflamatória intestinal.
Vai depender muito da causa do estreitamento. Se houver inflamação ativa, ou seja, a doença estiver em atividade após a avaliação por exames laboratoriais e de imagem, será necessário rever o tratamento atual e provavelmente otimizá-lo ou trocá-lo, sendo neste caso a terapia biológica a mais indicada.
Se não houver inflamação ativa, então trata-se apenas de tecido cicatricial, neste caso vai depender se há ou não sintomas. Caso haja sintomas, na maioria das vezes é necessário o tratamento cirúrgico.
À disposição.

Especialistas

Ana Carolina Capucho

Ana Carolina Capucho

Gastroenterologista pediátrico, Pediatra

Brasília

Keila Colussi

Keila Colussi

Fisioterapeuta

Florianópolis

Luciana Cidrão Frota

Luciana Cidrão Frota

Gastroenterologista, Endoscopista, Médico clínico geral

Fortaleza

Isabela Carvalho de Aquino

Isabela Carvalho de Aquino

Gastroenterologista, Hepatologista

Recife

Amanda Ferrante

Amanda Ferrante

Coloproctologista

Osasco

Agnes Luciana Souza

Agnes Luciana Souza

Fisioterapeuta

Niterói

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 425 perguntas sobre Doença de Crohn
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.