Qual o tratamento adequado para quem sofre de auto-mutilação ?

9 respostas
Qual o tratamento adequado para quem sofre de auto-mutilação ?
Psicoterapia linha cognitivo comportamental e dependendo da gravidade tratamento farmacopsicológico com psiquiatra.

Os casos devem ser acompanhados por um psicólogo na abordagem Cognitivo comportamental. Muitas vezes é necessário associação de medicamentos que deverão ser prescritos por psiquiatra.
Muito comum entre os adolescentes.
A angústia e o sofrimento decorrente da mesma, extravasa do interno para o externo causando este tipo de comportamento, muito comum hoje em dia em adolescentes. Casos não acompanhados podem trazer sérios danos ao indivíduo. Sugiro uma avaliação psicológica com testes que avaliem a depressão, ansiedade e idecao suicida, assim como entrevistas com Pais e paciente para um melhor entendimento da funcionalidade da vida diária e contexto familiar. Com este acompanhamento psicológico e um laudo que relate estas avaliações, procure um psiquiatra porque provavelmente terá que associar a terapia com medicação. Boa sorte.
A automutilação, normalmente advém da necessidade de viver com uma dor Psico/emocional, controlar as emoções, a ansiedade, a raiva, a sensação de vazio... uma sensação de mal estar interno, sem a intenção de chamar atenção, é feita repetidamente, seja por lâminas, facas, queimaduras, tesouras, etc.
a grande maioria dos casos são observados na fase da adolescência, momento em que os pais precisam estar atentos a linguagem não verbal.
Muitas são as causas, que poderão estão ligados à esse comportamento autodestrutivo como: baixa estima, Depressão, ansiedade, perturbação bipolar,perturbação de personalidade, perturbação de comportamento alimentar, entre outros.
O acompanhamento por Psiquiatra e por Psicológico é essencial para ajudar a dar nome as suas emoções, identificarem juntos formas saudáveis de lidar com seus problemas e angústias, aumentando sua auto estima.
Espero que lhe tenha ajudado, estou a disposição.
Abraço
Vera Pelizzari
Acompanhamento com bom profissional da psiquiatria junto ao psicólogo na abordagem cognitivo comportamental.
Tenh casos de duas pacientes com remissao total, sendo bem acompanhada e colaborativa com o tratamento.
Olá. Procure a ajuda de um Psicólogo. Você irá decidir qual o melhor profissional, baseado no grau de empatia. O vínculo é primordial no tratamento, é a base de todo o processo. No decorrer do tratamento poderá compartilhar sua dor e trazer a consciência todo o seu sofrimento, adquirindo mais segurança e força para lidar com todos seus conflitos. Portanto, nse não encontrar esse profissional em uma primeira avaliação, não desista. Na auto-multilação há um intenso sofrimento psíquico que está represado. A partir da livre expressão desses sentimentos, junto com o seu terapeuta poderão decidir qual o melhor caminho para a cura. Dependendo do caso há a necessidade de tomar a medicação, mas tudo isso será avaliado, e se for necessário, será realizado o encaminhamento.
Uma psicoterapia que veja a auto-mutilação como um sintoma de um sofrimento psicológico muito grande e bem mais profundo.
O corpo se comunica de maneiras verbais e não verbais. Uma delas é atuando através da auto-mutilação. Quando faltam palavras e a dor psíquica é muito grande, o sujeito recorre a esse tipo de transtorno, extravasando no corpo a dor. Uma boa análise que possibilite escutar o sujeito, suas questões e demandas, nomeando e pondo em palavras as suas dores tem importante eficácia na remissão dos sintomas. Isso quando, muitas vezes, acompanhado por uso de psicotrópicos.
Olá. A automutilação é um comportamento autolesivo causado por uma grande dificuldade em expressar os sentimentos e indica que o indivíduo está em grande sofrimento psíquico. Sou coautora de um livro chamado "Guia prático para lidar com a automutilação" da Editora Hogrefe. Foi escrito especialmente para pessoas leigas, que estejam enfrentando este problema na família, e para pessoas que lidam com adolescentes em geral.
Procure um psicólogo especializado no tratamento para a automutilação; existem técnicas que ajudarão a pessoa a enfrentar este momento conturbado. Em alguns casos, um psiquiatra poderá ser acionado para ministrar alguma medicação para ajudar. Procure ajuda o mais rápido possível.