Qual o tipo de profissional mais indicado para realizar testes de TEA e TDAH?

16 respostas
Qual o tipo de profissional mais indicado para realizar testes de TEA e TDAH?
Olá, os profissionais mais indicados são Psicólogos com especialização em avaliação Psicológica, Psicopedagogos especialistas em Neurodesenvolvimento e Psiquiatras.

O profissional indicado para realizar esses testes são Psicólogos especializados em avaliação psicológica, neuropsicólogo e psiquiatra.
Olá! Concordo com a opinião das colegas acima e acrescento o neurologista.
Olá! Os profissionais que realizam esse diagnostico são neuropsicólogo, psiquiatra e psicólogos especializados em avaliação psicológica. Espero ter ajudado!
Eu indicaria um neuropsicólogo.Atraves de testes psicológicos adequados pode chegar a um laudo.
Olá! Apenas o Neuropsicólogo
A neuropsicologia é a área da psicologia que trabalha com esses temas.
Os testes são com os Neuropsicólogo e Neurologistas. O acompanhamento podera ser feito por Psicologos especializados em ABA, Psicopedagogos e para o TEA, ainda acrescentaria, terapeuta Ocupacional.
Olá tudo bem? Primeiramente o paciente precisa passar em consulta com um neurologista e/ou psiquiatra, para que possa fazer uma análise clínica, compreender o sofrimento e os prejuízos que o indivíduo esteja vivenciando, durante a consulta, caso haja necessidade e sobre a orientação médica o mesmo irá encaminhar para avaliação neuropsicológica que por meio de testes e questionários padronizados, com objetivo de identificar habilidades e limitações do indivíduo, podendo também encaminhar para psicólogos que poderá utilizar entre outros instrumentos a entrevista, escalas Weschler (WISC-III ou WAIS III), técnicas grafo-projetivas, sobre os critérios do DSM IV. Caso possa ajudar em algo mais, estou à disposição.
Os profissionais que são habilitados em trabalhar com psicometria, avaliação psicológica e aplicação e correção de testes psicológicos são os psicólogos/neuropsicólogos. Porém, geralmente para compor um diagnóstico diferencial é recomendado que a pessoa faça uma avaliação multiprofissional (neurologista, psiquiatra, fono, pedagogo, entre outros e que também aplicam outros tipos de testes).
Olá, os profissionais mais indicados são psicólogos, psiquiatras ou neurologistas com especialização em avaliação psicológica. É importante que tenha essa especialidade, pois o processo deve ser muito bem estruturado e conduzido pelo profissional. Boa sorte!
O profissional indicado para tais testes é o psicólogo especializado em avaliação psicológica, e neuropsicologia, ou ainda psiquiatra e neurologista.
Olá! Para esse tipo de diagnóstico sugiro que busque um Neuropediatra. Ele poderá pedir exames clínicos que trazem maior segurança no diagnóstico. Profissionais da Psicologia com especialização em diagnóstico infantil também são indicados neste caso. Normalmente os meus pacientes eu sugiro o Neuropediatra, Neuropsicólogo ou Neuropsicomotricista.
Olá, o profissional que pode ajuda-lo é o psicólogo e o neuropsicologo que tem condições de fazer uma bateia de testes para o diagnostico de TEA ou TDAH, ou estar fazendo a verificação de outra demanda que não seja essa especificamente. Procure ajuda especializada. Boa sorte. Abraço
Olá! Você deve procurar um neuropsicólogo (que vai avaliar suas funções cognitivas e levantar hipóteses sobre o TDAH) e um médico neurologista ou psiquiatra para confirmar o diagnóstico. No caso do TEA, um psicólogo especializado no transtorno e um psiquiatra ou neurologista especializado no transtorno.
Os testes para Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) são geralmente realizados por profissionais de saúde especializados em neurodesenvolvimento e saúde mental infantil. Os tipos de profissionais mais indicados para realizar esses testes incluem:

Psicólogos: Psicólogos clínicos, especialmente aqueles com especialização em psicologia infantil ou neuropsicologia, estão qualificados para avaliar, diagnosticar e tratar TEA e TDAH. Eles utilizam uma variedade de ferramentas de avaliação psicológica e comportamental para identificar padrões de comportamento que são consistentes com esses transtornos.

Neuropsicólogos: Neuropsicólogos são psicólogos com treinamento adicional em como os distúrbios do cérebro afetam o comportamento e a cognição. Eles são particularmente hábeis em realizar avaliações detalhadas que podem diferenciar TEA, TDAH e outras condições neurológicas ou de desenvolvimento.

Psiquiatras: Psiquiatras são médicos que podem diagnosticar e tratar transtornos mentais, incluindo TEA e TDAH, e estão habilitados a prescrever medicamentos, se necessário. Eles podem realizar avaliações abrangentes e trabalhar em conjunto com outros profissionais de saúde para desenvolver um plano de tratamento.

Neurologistas Pediátricos: Especialmente para casos onde existem preocupações adicionais sobre o desenvolvimento neurológico da criança, os neurologistas pediátricos podem avaliar sinais de TEA e TDAH como parte de uma avaliação neurológica mais ampla.

Pediatras com especialização em desenvolvimento: Alguns pediatras têm treinamento especializado em desenvolvimento infantil e problemas comportamentais e podem realizar avaliações iniciais de TEA e TDAH, encaminhando a criança a especialistas mais adequados conforme necessário.

Etapas do Processo de Avaliação:
Entrevistas Clínicas: Conversas detalhadas com os pais/cuidadores e, quando apropriado, com a criança.
Questionários e Escalas de Avaliação: Ferramentas padronizadas que avaliam comportamentos relacionados ao TEA e TDAH.
Observações Comportamentais: Avaliação do comportamento da criança em diferentes configurações e situações.
Testes Psicológicos e Neuropsicológicos: Avaliações que podem incluir testes de atenção, memória, linguagem, habilidades sociais, e outras funções cognitivas.
É importante escolher profissionais que tenham experiência específica com TEA e TDAH para garantir uma avaliação precisa e um plano de tratamento eficaz, adaptado às necessidades individuais da criança.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!