Qual o risco do medico retirar o litio sem fazer nenhuma descontinuação ?

5 respostas
Qual o risco do medico retirar o litio sem fazer nenhuma descontinuação ?
A descontinuação deve ser avaliada pelo medico do paciente sempre. Os riscos são relativos, mas toda medicação dessa importância deve ser feito um acompanhamento de descontinuação, a fim de evitar que a doença retorne de forma indesejada. Procure sempre seguir uma orientação médica e de sua confiança.

Att
Sayonara Machado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Depende da dose. Depende do paciente. Depende do diagnóstico (se foi realizado corretamente e qual situação social e psicológica que se encontra o paciente) e principalmente se existe uma necessidade do uso contínuo devido doença crônica (se está sendo trocado ou associado outro medicamento). E mesmo com todas essas possibilidades, há diversos riscos, o principal é a doença piorar (com novos episódios de humor).
Nunca pare uma medicação sem indicação médica, o ideal é procurar o profissional que está lhe acompanhando para conversar sobre as possibilidades de tratamento.
Atenciosamente.
O lítio é um estabilizador do humor, de modo que sua retirada contribui negativamente para o controle de transtornos de humor e de impulso. Além disso, a retirada dele, principalmente mas não unicamente quando realizada de forma rápida, aumenta o risco de Suicídio em pacientes com transtorno bipolar; e para pacientes com depressão unipolar, aparentemente é a medicação que mais reduz a chance de internação
Concordo com as colegas! O médico é quem acompanha a descontinuação do medicamento. Depende de organismo pra organismo o que pode acontecer com a ruptura instantânea do medicamento. Deve-se ficar atento nas crises que fazem parte do quadro. O Lítio faz essa regulação.
A utilização do lítio recomendada ou administrada pelo médico, tem de seguir a profilaxia constituinte do tratamento. De hipótese nenhuma deva retirar qualquer medicamento sem antes avaliação criteriosa de quem receitou. A descontinuação deste ou qualquer medicação deverá obedecer critérios clínicos entres eles exames, principalmente no caso do lítio para verificar a dosagem na corrente sanguina.

Especialistas

Álison Wílian

Álison Wílian

Psiquiatra

Mossoró

Rúben Hugo R. de Sousa

Rúben Hugo R. de Sousa

Psicólogo

Fortaleza

Diogo Santana

Diogo Santana

Psiquiatra

Imperatriz

William Alves

William Alves

Psiquiatra

Belo Horizonte

Beatriz Carvalho

Beatriz Carvalho

Psiquiatra

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 943 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.