Qual o risco de reincidência de melanoma ( pinta nas costas )após ter sido feita a ampliação das mar

3 respostas
Qual o risco de reincidência de melanoma ( pinta nas costas )após ter sido feita a ampliação das margens de segurança ( livre de tumor ) E biópsia de 3 linfodomas sentinelas onde apenas 1 deles apresentou micrometastase de 0,5 mm no exame himunohistoquimico ( metástase se encontrava em região subcapsular) sendo que todos os exames de tomografia corporal , crânio e cintilografia óssea não apresentam nenhuma alteração ?
Ola! Existe chance de retorno da doença sim. Apesar de ser pequena a chance. Uma porcentagem de resposta certinha não é real. Depende de varios fatores como breslow da lesao. Tamanho, grau de diferenciacao e etc...O importante agora é manter a serenidade e realizar as consultas e exames periodicos certinho, conforme seu cirurgião orientar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa noite,
O melanoma é um tipo de Câncer de pele que apresenta capacidade de invasão maior que os tumores de pele causados pela exposição solar ( carcinoma basocelular), nos tumores onde já temos linfonodo positivos, mesmo com micrometastases, é muito importante que o paciente faça um acompanhamento com o oncologista, além das visitas regulares ao seu cirurgião oncológico.
Isso se aplica mesmo aos pacientes que tiveram todos os exames de estadiamento negativos ( PET-CT, ressonância magnética e/ou tomografia).
Existe uma chance de recidiva de até 40%, o que nos faz ter mais cautela e acompanhamento cuidadoso.
Olá. Como o Dr Alan colocou, levando em consideração apenas esse grau de envolvimento do linfonodo sentinela, o risco de recorrência não é alto. A maioria dos pacientes nessa situação - aproximadamente 84% dos pacientes - NÃO vão apresentar recorrência. Também é verdade que outros fatores são importantes, como o crescimento em profundidade (ou Breslow, como o Dr. Alan mencionou), e o tamanho do depósito de tumor nesse linfonodo, que especificamente no seu caso, era bem pequeno.

Especialistas

Rayane do Val Bastos

Rayane do Val Bastos

Dermatologista

Goiânia

Deborah Helou

Deborah Helou

Especialista em medicina estética

Goiânia

Juliana Santoro Bagnatori

Juliana Santoro Bagnatori

Dermatologista, Especialista em medicina estética

São Paulo

Eduardo Bischoff

Eduardo Bischoff

Oncologista

Porto Alegre

Agendar uma visita
Ana Caroline Faria

Ana Caroline Faria

Dermatologista

Nova Iguaçu

Nayara Almeida de Abreu

Nayara Almeida de Abreu

Dermatologista

Assis

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 103 perguntas sobre Câncer de pele
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.