Qual o risco de morte por embolia pulmonar durante uma abdominoplastia? Uso anticoncecional há 8 anos,

3 respostas
Qual o risco de morte por embolia pulmonar durante uma abdominoplastia?
Uso anticoncecional há 8 anos, tenho 24 anos e 2 filhos.
Através de alguns protocolos baseados em evidências científicas e cálculos matemáticos é possível determinar a probabilidade para cada paciente e procedimento. Com isso utilizamos medidas para reduzir ao máximo, porém a chance nunca será zero.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, o risco de embolia pulmonar existe em qualquer cirurgia, mesmo sem ser a abdominoplastia. Existem diversos fatores que podem aumentar a chance de ter uma trombose com embolia pulmonar (nem sempre uma trombose é seguida de uma embolia pulmonar) por exemplo: uso de anticoncepcional, idade, cigarro, obesidade, histórico de trombose anterior, cirurgia prolongada, não seguir orientações medicas pós-operatórias. O que podemos sempre fazer numa cirurgia é diminuir os riscos de ter, mas nunca vai ser ZERO a chance de uma trombose. Uso de meia elástica antitrombótica, uso de aparelho compressor de pernas durante a cirurgia, anticoagulantes em doses preventivas (profiláticas), andar na recuperação domiciliar para movimentar as pernas, suspender anticoncepcional alguns dias antes e alguna dias depois da cirurgia.
Mesmo seguindo todas as orientações, ao sentir falta de ar intensa, dor no peito principalmente ao respirar fundo, cansaço excessivo, você deve ir ao Pronto Socorro imediatamente.
O risco médio de tromboembolia pulmonar após uma abdominoplastia é cerca de 1% ( referencia no artigo de 2008 publicado na revista brasileira de cirurgia plastica. Título: abdominoplastia: estudo retrospectivo. Autor: Edinaldo Almeida), mas depende de cada caso e dos fatores de risco de cada pessoa ( ex: obesidade, tabagismo, tempo cirúrgico muito aumentado, uso de hormônio são alguns fagotes que aumentam o risco). Várias medidas podem se usadas pelos cirurgiões plásticos para evitar a trombose em seus pacientes, como uso de meia elastica no Pos, uso de compressão pneumáticas intermitente durante a cirurgia, uso de profilaxia com anticoagulante ( clexane ou heparina), andar precocemente, suspender uso de hormônios pelo menos 1 mês antes da cirurgia. No seu caso iniciaria esses cuidados suspendendo o uso do anticoncepcional pelo menos 1 mês antes da cirurgia. Converse com seu cirurgião plástico e tire todas as suas dúvidas durante a consulta antes da cirurgia.

Especialistas

Henrique Cruvinel

Henrique Cruvinel

Cirurgião plástico

Rio Verde

Ilson Rosique

Ilson Rosique

Cirurgião plástico

Goiânia

Agendar uma visita
Carlos Alberto Preto Guimaraes

Carlos Alberto Preto Guimaraes

Cirurgião plástico

Curitiba

Renata Pereira Tavares

Renata Pereira Tavares

Cirurgião plástico

Goiânia

Agendar uma visita
Marcello Simão de Aquino

Marcello Simão de Aquino

Cirurgião plástico

Campinas

Agendar uma visita
Sabrina Mêne

Sabrina Mêne

Cirurgião plástico

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1156 perguntas sobre Abdominoplastia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.