Qual o profissional que faz o diagnóstico de Síndrome de Asperger em adultos, quanto tempo demora esse
7
respostas
Qual o profissional que faz o diagnóstico de Síndrome de Asperger em adultos, quanto tempo demora esse diagnóstico e como é feito? Após o diagnóstico positivo, há algum documento que o formaliza?
Olá! O diagnóstico de Asperger é complexo, pois alguns sintomas variam de pessoa para pessoa e de acordo com a idade do paciente, pode se confundir com outro comprometimento. O Psiquiatra geralmente é quem finaliza o diagnóstico, mas vários profissionais se fazem necessários para a assertividade do diagnóstico, como Psicólogo, Neuropsicologo, Psiquiatra e em alguns casos, fonoaudiólogo.
Abraços.
Abraços.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Esse diagnóstico é realizado pelo profissional da psicologia e é desejável que esse trabalho aconteça junto a avaliação de um profissional da psiquiatria. Se esse profissional da psicologia tiver alguma especialização que atenda quadros sindrômicos seria ainda mais indicado.
Fico a sua disposição, caso tenha mais dúvidas.
Fico a sua disposição, caso tenha mais dúvidas.
Qdo falamos de Asperger, falamos do espectro autista. O Asperger é um autismo "leve"
Para se obter um diagnóstico e obter a documentação necessária que identifique que o paciente pertence ao espectro autista aconselho q vá a um psiquiatra especialista no espectro autista . Com o diagnóstico feito pelo psiquiatra/ especialista,com uma duração de mais ou menos dois encontros, segue o caminho processual de um tratamento com um psicólogo.
Para se obter um diagnóstico e obter a documentação necessária que identifique que o paciente pertence ao espectro autista aconselho q vá a um psiquiatra especialista no espectro autista . Com o diagnóstico feito pelo psiquiatra/ especialista,com uma duração de mais ou menos dois encontros, segue o caminho processual de um tratamento com um psicólogo.
É necessário que vá a um psiquiatra que tenha experiência ou alguma especialização com essa patologia, e seria importante o acompanhamento psicológico com tratamento e orientação, mas oriento a procurar um neuropsicólogo ou um psicólogo experiente nessa patologia.
Você deve consultar um Neurologista ou um Psiquiatra, pois eles estão aptos a dar este diagnóstico.
Para diagnóstico de hipótese de Síndrome de Asperger quem dá o diagnóstico é o médico no entanto, é feito de maneira multidisciplinar, ou seja, com um psiquiatra ou neurologista junto a um neuropsicólogo que fará uma avaliação neuropsicológica para auxiliar no diagnóstico do paciente frente ao médico solicitante do exame. Não se pode descartar a história de vida (anamnese) do paciente já que este é adulto e até então não houve um diagnóstico.
A Síndrome de Asperger está enquadrada no Transtorno do Neurodesenvolvimento, chamado Transtorno do Espectro Autista. O psiquiatra ou neurologista está apto para avaliar e finalizar o diagnóstico, contudo, o psicólogo pode realizar uma Avaliação Neuropsicológica, considerando a complexidade do transtorno, e, se necessário outros profissionais para contribuir na finalização do diagnóstico.
obrigada pelo contato, Gratidão.
Rosângela Fatori
obrigada pelo contato, Gratidão.
Rosângela Fatori
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Qual a diferença entre a Síndrome de Savant e a Síndrome de Asperger?
- Gostaria de saber qual a diferença entre asperger e autismo?
- Desejaria saber por que a Síndrome de asperger é considerada como autismo leve?
- Gostaria de saber se existem diferenças entre a Síndrome de asperger e o autismo?
- É possível uma pessoa com TEA possuir tanto a hiper, quanto a hipossensibilidae?
- Quais as chances de um filho de um adulto com Asperger e TdAh nascer com TEA de nível moderado ou grave? É uma probabilidade maior que em geral ou igual? Há algum exame (genético ou não) que auxilie esclarecer essa questão? (Mãe neurotípica)
- Pessoas com asperger em especial podem ter pouca empatia? Eu sei que é "mito" a informação que TODAS as pessoas com asperger não tem empatia ou pouca, mas há realmente pessoas nessa síndrome que podem ter baixa empatia e ainda, não saberem expressa-las?
- É possível uma criança TEA com pessoas conhecidas se comunicar muito bem e com crianças em público não? Em casa pergunta, responde, dentre outras formas de se comunicar.
- Uma criança com síndrome de Asperger pode ser bem comunicativa até com estranhos?
- É possível ter autismo de nível de suporte 2 e borderline também?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 215 perguntas sobre Síndrome de asperger
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.