Qual o principal sintoma que uma pessoa está com demência?

7 respostas
Qual o principal sintoma que uma pessoa está com demência?
Olá, dificil dizer qual o principal sintoma, já que a demência é um conjunto de sintomas e existem duas condições: as reversiveis e irreversíveis consideradas como degenerativas, dessa forma oriento buscar ajuda profissional de um neurologista ou geriatra para uma melhor avaliação do caso. Boa sorte!!!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Oie, não se preocupe com esta contagem de Palos, esta abaixo , mas não é conclusivo analisar o fator subjetivo de uma aplicaçao somente isolada. Fique tranguilo, para te dizer isto, tem outros fatores que deveriam ser analisado p te dar este número.
Olá. Realmente é bem difícil descrever quais os sintomas de demência, cada caso é um caso, pode se haver esquecimentos, questões cognitivas prejudicadas, algumas habilidades sociais limitadas, mas é importante que procure um profissional como um neurologista que vai conseguir identificar bem o caso. Fico a disposição!
Um neurologista pode lhe ajudar a esclarecer. Visto que existem tipos diferentes de demência e cada um com sintomas específicos que podem ser perda de memória, mudanças de comportamento entre outros.
Demência, também chamado de transtorno neurocognitivo maior, esta correlacionado com déficit ou declínio significativo adquirido em um ou mais domínios cognitivos (atenção, função executiva, aprendizagem, memória, linguagem, capacidade visuoconstrutiva ou perceptomotora, dentre outras), causando prejuízo substancial no desempenho cognitivo e funcional do paciente, interferindo na independência em suas atividades da vida diária. Necessário portanto, avaliação clínica e avaliação neuropsicológica para melhor diagnóstico e identificação do subtipo do transtorno neurocognitivo.
Os principais sintomas são: problemas na capacidade de processar informações e transformar em conhecimento, por alterações em habilidades mentais e/ou cerebrais (como atenção percepção, raciocínio etc), é a chamada alteração cognitiva. Também ha mudança na personalidade, no raciocinio, na memória, na linguagem e no comportamento.
Depende da demência. Mas no geral a pessoa apresenta perdas cognitivas que vão piorando com o tempo e que interferem na qualidade de vida e independência. Podem ocorrer perdas de memória, dificuldade em aprender coisas novas, dificuldade em resolver problemas, confusão, alterações de comportamento, alterações de linguagem, etc.

Especialistas

Barbara Aquino

Barbara Aquino

Neurologista

Natal

Nicelle de Morais Candez

Nicelle de Morais Candez

Neurologista

Natal

Andrey Lucas

Andrey Lucas

Geriatra, Médico clínico geral

Caruaru

Isadora Leticia Silvestre Martins

Isadora Leticia Silvestre Martins

Psicólogo

São Paulo

Nara Texeira Barbosa

Nara Texeira Barbosa

Neurologista

Joinville

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 113 perguntas sobre Demência
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.