Qual o papel da clozapina e da olanzapina na depressão refratária?

2 respostas
Qual o papel da clozapina e da olanzapina na depressão refratária?
Boa tarde! A clozapina é o melhor antipsicótico, mais indicado e amplamente usado na psicose refratária, seu grande inconveniente é a necessidade de fazer hemograma completo semanais no início do tratamento, durante os 4 meses inicias e depois de mês em mês durante todo o tratamento devido risco de alteração hematológica. Já a olanzapina e os demais atípicos em pequenas dosagens, potencializam os antidepressivos, sendo excelentes para depressão refratária, ou seja, quando o antidepressivo melhora o paciente, mas não alcança a remissão, permanecendo ainda sintomas depressivos como anedonia, tristeza, vontade de chorar, distúrbio da função executiva, insônia, desmotivação, ideias de morte...Tenho grande experiência com os atípicos associado ao antidepressivo na depressão refratária. Já com o atípico clozapina, tenho grande experiência de seu uso, mas nas psicoses refratárias, porém nunca usei na depressão resistente, recomendo os outros atípicos e não ela para depressão, a recomendo sim e uso com frequência na esquizofrenia refratária.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Os antidepressivos atípicos como olanzapina, quetiapina, risperidona são mais frequentemente utilizados para potencializar o efeito antidepressivo nos casos de depressão refratária. A clozapina pode ser usada, porém devido alguns de seus efeitos adversos graves, e portanto, necessidade de monitorização com hemograma mensal, é menos utilizada para este fim. Devido a individualidade no tratamento psiquiátrico, é fundamental o acompanhamento com o especialista.

Especialistas

Júlia Carvalho dos Santos

Júlia Carvalho dos Santos

Psicólogo

Cariacica

Shirley Menezes

Shirley Menezes

Psicólogo

Rio de Janeiro

Adriane Magalhães

Adriane Magalhães

Psicólogo, Psicopedagogo

São Paulo

Schelene De Oliveira Machado

Schelene De Oliveira Machado

Psicólogo

Foz do Iguaçu

Juliana Calixto

Juliana Calixto

Psicólogo

Salvador

Alyne Marciano Morais Gouveia

Alyne Marciano Morais Gouveia

Psicólogo, Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1153 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.