Qual o papel da clozapina e da olanzapina na depressão refratária?
2
respostas
Qual o papel da clozapina e da olanzapina na depressão refratária?
Boa tarde! A clozapina é o melhor antipsicótico, mais indicado e amplamente usado na psicose refratária, seu grande inconveniente é a necessidade de fazer hemograma completo semanais no início do tratamento, durante os 4 meses inicias e depois de mês em mês durante todo o tratamento devido risco de alteração hematológica. Já a olanzapina e os demais atípicos em pequenas dosagens, potencializam os antidepressivos, sendo excelentes para depressão refratária, ou seja, quando o antidepressivo melhora o paciente, mas não alcança a remissão, permanecendo ainda sintomas depressivos como anedonia, tristeza, vontade de chorar, distúrbio da função executiva, insônia, desmotivação, ideias de morte...Tenho grande experiência com os atípicos associado ao antidepressivo na depressão refratária. Já com o atípico clozapina, tenho grande experiência de seu uso, mas nas psicoses refratárias, porém nunca usei na depressão resistente, recomendo os outros atípicos e não ela para depressão, a recomendo sim e uso com frequência na esquizofrenia refratária.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Os antidepressivos atípicos como olanzapina, quetiapina, risperidona são mais frequentemente utilizados para potencializar o efeito antidepressivo nos casos de depressão refratária. A clozapina pode ser usada, porém devido alguns de seus efeitos adversos graves, e portanto, necessidade de monitorização com hemograma mensal, é menos utilizada para este fim. Devido a individualidade no tratamento psiquiátrico, é fundamental o acompanhamento com o especialista.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Não consigo sair do lugar. Sem querer adotei o sofá como a minha cama, eu passo dia e noite nele procurando incessantemente por entretenimento. As vezes passo dias deitado sem me levantar pra fazer nada e eu fico cada vez mais frustrado por isso e me culpando por tudo. Quando eu tento me levantar, é…
- Estava tomando desvenlafaxina com acompanhamento psiquiátrico e após quase 2 anos o médico sugeriu começar o desmame, após diminuir até a dose mínima o mesmo me orientou a tomar o remédio por mais um mês e depois parar, porém estou sentindo sintomas de abstinência como enjoo, dor de cabeça e humor irritadiço,…
- Vou começar a tomar Desvenlafaxina para tratar ansiedade porque sou fumante e estou tentando parar. Mas um dos efeitos colaterais é ansiedade... qual é o racional dessa prescrição?
- Há estudos que mostram eficácia de Lisdexanfetamina para depressão?
- Como a depressão pós parto pode contribuir para a queda de cabelo?
- É verdade que é fluoxetina tira o libido do homem , e qual remédio pode subistituir ele sem tirar o libido ?
- Bom dia! Estou tomando velija 30 mg há 3 dias, durante o dia fiquei muito sonolenta, mas a noite não consigo dormir, fico acordando a noite toda. Gostaria de saber se isso vai melhorar com o uso...
- Já fis vários exames do coração holter eletrocardiograma ecocardiograma e ñ deu nda mais continuo sentindo uma pausa no coração uma atrás da outra, eu so ansiosa tenho muinto medo de morrer a qualquer momento, eu estou tomando cetralina e torest, me ajudem o que eu faço?
- O lítio é um inibidor seletivo (ISRS/IRSN) ou da classe dos tricíclicos?
- Fui diagnosticada com depressão com sintomas psicóticos. O antipsicótico é tomado direto para a vida toda?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1153 perguntas sobre Depressão
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.