Qual o nome exame mais preciso para detectar demência frontotemporal e AVC, sem ser ressonância ou

6 respostas
Qual o nome exame mais preciso para detectar demência frontotemporal e AVC, sem ser ressonância ou tomografia? Já ouvi falar que esse exame utiliza um líquido azul, mas não sei a certo o nome desse exame.
Prezado!
Procure fazer uma Avaliação Neuropsicologica que irá investigar todas as funções cognitivas para avaliar qual dos subtipos da doença fronto temporal DFT o paciente apresenta e através da neuroimagem sairá um diagnóstico preciso.
Atenciosamente
Neuropsicóloga

Ola, existem varias técnicas de imagiologia cerebral utilizadas para mostrar as alterações cerebrais. Estas técnicas incluem:
-Tomografia Axial Computadorizada ( TAC).
Esta técnica envolve tirar muitos raios -x de diferentes ângulos, criando uma imagem tridimensional do cérebro.
- A Ressonância magnética utiliza poderosos magnetos e ondas de rádio para produzir imagens nitidas do cérebro. O mais utilizado hoje para identificação de perda de tecido cerebral ( frontotemporal)
-Tomografia por emissão de positrões(PET) e tomografia com emissão de fotão unico(SPECT) em ambos os casos é injetado no paciente uma pequena quantidade de material radioativo e os detetores são colocados no cérebro.
Importante você procurar um neurologista .
Abraços
Olá
Existem vários exames de imagem que nos permite ver as estruturas e funcionamento cerebral. Porém o diagnóstico de demência é clinico, ou seja, além dos exames, é necessário uma investigação médica detalhada sobre os sintomas. A avaliação neuropsicológica é um exame complementar que ajuda muito a identificar o tipo de demência pois cada uma delas tem características cognitivas diferentes. Ela é feita através de instrumentos padronizados (testes, baterias e escalas) a fim de analisar a relação entre o funcionamento cerebral e os comportamentos do paciente.
A avaliação Neuropsicológica é indicado para suspeita de demência. Através de testes neuropsicológicos e observação clínica é possível a detecção de comprometimento cognitivo e, desta forma identificar possível quadro demencial.
Agenda uma consulta com o profissional neurologista se buscas um marcador neuroanátomofisiológico. Não menos importante, há a avaliação neuropsicológica que pode ser uma estratégia bem interessante. FOrte abraço!
Pet ou Spect Cerebral??? Mas de qualquer forma a avaliação neuropsicológica pode oferecer uma resposta mesmo quando nenhum exame de imagem consegue detectar a disfunção. As vezes a perda ainda não aparece no exame, mas com certeza pode ser observada na avaliação. Procure um profissional de confiança. Abraço