Qual o motivo de alguns artigos científicos chamarem a aag feminina de alopécia padrão feminino, dando

3 respostas
Qual o motivo de alguns artigos científicos chamarem a aag feminina de alopécia padrão feminino, dando uma ideia que é completamente diferente da masculina?
A AAG tanto masculina quanto feminina têm em comum tratar- se de um quadro de hiperandrogenismo que se manifesta em ambos os sexos. O que varia é a expressão clinica que guarda relação com a quantidade de receptores androgênicos (RA) nos folículos pilosos, o que é responsável pelos diferentes aspectos ( ou intensidade) quer seja no homem ou na mulher e que obedece a uma determinaçao genética ,que está ligada ao cromosoma X.
O importante é a necessidade de uma avaliação médica criteriosa do(da) paciente na busca de indutores de hiperandrogenismos como uso de anabolisantes,ou androgênicos consumidos por atletas, certos anti-ovulatórios, obesidade ou mesmo aumento do IMC,
hiperinsulinismo, etc

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Esse é um conceito mais recente mesmo, e a comunidade médica tem visto a alopecia androgenética feminina um pouco diferente da masculina e a tendência é que sejam classificadas como patologias distintas embora haja a miniaturização do fio como evolução comum às duas. A feminina tem uma apresentação mais difusa distinguindo da masculina que na maior parte das vezes é mais afetada em regiões específicas, como nas entradas e na "coroa". Com relação aos receptores de hormônios, parece tb haver distinção entre elas.
Na AAG masculina já se tem bem estabelecida a fisiopatologia (o que leva a miniaturização do fio) que é via Testosterona —> DHT. É mais frequente por exemplo o componente de oleosidade em homens e melhor resposta aos tratamento anti-androgenicos.

Já nas mulheres existem outras vias hormonais que podem estar envolvidas na causa da Alopécia (ainda não elucidadas). Tendemos a chamar de Alopecia androgenética feminina quando estão presentes outros sinais androgenéticos como acne, oleosidade excessiva e hirsutismo (aumento de pelos corporais ou faciais). Nos casos em que não temos esses componentes tem-se preferido o termo Alopecia de Padrão Feminino!

Especialistas

Larissa Wanderley da Nóbrega

Larissa Wanderley da Nóbrega

Dermatologista

João Pessoa

Layara de Assis

Layara de Assis

Dermatologista

Ipatinga

Rafaela De Castro Silva

Rafaela De Castro Silva

Dermatologista

Barbacena

Maria Clara Miranda

Maria Clara Miranda

Dermatologista

Fortaleza

Adriana Cuglianna

Adriana Cuglianna

Dermatologista

São José dos Campos

Victor Carvalho

Victor Carvalho

Especialista em biomedicina

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 232 perguntas sobre Alopecia androgenética (calvície)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.