Qual o melhor tipo de meia para quem tem linfedema grau 1? Com que intensidade ela deve ser usada? Diariamente?

3 respostas
Qual o melhor tipo de meia para quem tem linfedema grau 1? Com que intensidade ela deve ser usada? Diariamente? quantas horas por dia? Quantas sessões de drenagem linfáticas são necessárias por mês? Tenho que utilizar a meia para fazer exercícios na academia aeróbicos e de musculação? Natação?
Meia elástica 3/4 ou 7/8 ( dependendo de cada caso )de media Compressao ( 20-30 mmHg) para grau I .

Uso diário , calçar pela manhã e retirar no fim da tarde.

Meias esportivas de Compressao nas atividades aerobicas.

Natacao é o melhor esporte para quem tem linfedema. Mas cuidado com as micoses que podem provocar linfangite ou erisipela

Drenagem manual ou mecânica quanto mais melhor, mas duas vezes na semana ajuda e nao fica tão caro.

Att

Dr. Fabio Branco

A compressão exercida pelas meias vai depender da resposta obtida com o tratamento. Inicia-se o tratamento com meias de compressão 20-30mmHg, associado a drenagem linfática. Se o (a) paciente se sentir confortável, com controle adequado do linfedema, mantém-se essa compressão. Em parte dos casos, há necessidade de se aumentar a compressão para se obter o resultado desejado. A drenagem linfática pode ser necessária em quantidade maior no início do tratamento, e no decorrer do tempo, com a melhora gradual do edema, as sessões passam a ser de manutenção. Existem meias especificamente desenvolvidas para a realização de atividades físicas, são excelentes e seu uso deve ser encorajado. A natação é uma ótima modalidade, e devemos sempre encorajar a prática de uma atividade física que traga satisfação e prazer para o (a) paciente.
Boa sorte no tratamento!!!
O linfedema grau 1 se for em membros inferiores, é interessante usar meias de média compressão, 30-40mmHg. Usar diariamente, incluindo durante a atividade física, se for feita fora da água. Não usar para dormir. As sessões de drenagem linfática no início do tratamento são diárias sendo reavaliada a cada sessão. Natação, Hidroterapia e hidroginástica são interessantes para ajudar no tratamento.