Qual o melhor remédio para o tratamento de depressão e ansiedade que não interfira na aprendizagem? Estou

10 respostas
Qual o melhor remédio para o tratamento de depressão e ansiedade que não interfira na aprendizagem?
Estou há um tempo passando por momentos difíceis (cursinho pré vestibular) e hoje, vejo que preciso de ajuda, pois tenho sintomas físicos de ansiedade e depressão.
Não existe uma resposta definitiva para essa pergunta sem conhecer muito bem você, a tipologia dos sintomas apresentados e todas as outras informações que levamos em conta para escolher uma medicação.

O que posso te afirmar tranquilamente, no entanto, é que a maioria absoluta das medicações utilizadas para tratar sintomas depressivos e ansiosos, uma vez bem avaliado o seu quadro e escolhida a medicação, não só não interferem no processo de aprendizagem como tendem a melhorar bastante os sintomas cognitivos típicos tanto da depressão como dos transtornos ansiosos.

Alterações de funções cognitivas como memória, concentração, velocidade de processamento / pensamento e processos de tomadas de decisões são muito comuns em síndromes depressivas. De maneira semelhante, sintomas ansiosos costumam afetar memória, atenção e capacidade de retenção de informações novas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Para medicação, o ideal é procurar um psiquiatra para que ele possa te orientar em relação à isso, pois cada um tem suas particularidades. No entanto, como sempre ressalto, o remédio não “resolve sua vida”. Ele auxilia, mas nesse caso, lhe indico também fazer psicoterapia para que você possa entender e abrir novas possibilidades para trabalhar sua ansiedade. Nosso autoconhecimento nos traz mudanças!
Primeiro é necessário o diagnóstico médico considerando suas queixas, conhecendo todo seu histórico de vida, e o que de fato está ocorrendo para essa "ansiedade/depressão". Os medicamentos do tipo "ISRS" (inibidores seletivo de recaptação de serotonina) normalmente melhoram essa questão da depressão e ansiedade, que é muito comumente associada a dificuldade de concentração. Portanto a avaliação psiquiátrica é fundamental nesse sentido de medicação. Ao mesmo tempo essa questão nos remete a pensar o que está lhe causando isso, portanto a melhor opção é a combinação da medicação adequada com psicoterapia.
Olá!
O melhor remédio para a depressão e ansiedade é inicialmente é procurar ajuda, tentando endender o que você tem para fechar um diagnostico. Procure um médico(a) psiquiatra e converse com ele esclarecendo tudo que esta acontecendo no seu comportamento e com a sua cognição. Acredito que psiquiatra avaliará e prescreverá um remédio que ajuda nos sintomas. Junto com o médico, você procure um psicólogo(a) que ajudará você a fazer aquilo que o remédio não consegue ou melhor ajudará você a conhecer o seu diagnóstico, trabalhará com você a sua cognição, sentimento e comportamento. Assim favorecendo o todo.
Obrigada pela atenção e confiança.
As medicações provocam efeitos de melhoria nos sintomas, mas remédio nenhum por si só tem o poder de modificar essa situação. É importante aliar a medicação com acompanhamento psicológico para que você, enquanto sujeito, possa tentar encontrar as origens desses sintomas e buscar outras formas de lidar com o que os causa.
Você passa por um momento de estresse e de auto cobrança - ligados à esse período pré vestibular, que funciona como um gatilho para disparar sua ansiedade. Os sintomas depressivos prévios podem ser potencializados pela situação descrita. O tratamento indicado é avaliação por um psiquiatra e psicoterapia semanal. Tenha paciência, foco e pense que esse momento de tensão passará! Boa sorte
Sua pergunta eh interessante, você não quer um remédio que prejudique sua cognição. Justo.
Mas você já proibirá considerar o quanto a depressão e a ansiedade prejudicam a sua cognição (atenção , memória declarativa então declarativa, memória de trabalho , fluidez do raciocínio , criatividade dentre outros .)?
Então vou te explicar um princípio (que deveria ser) básico da medicina: em qualquer tratamento médico seja clínico, seja cirúrgico o benefício do tratamento tem que ser muito maior do que o malefício. Resumindo: ainda que os remédios apresentem efeitos colaterais e claro que podem causar, temos que pensar no dano que já está ocorrendo pela doença.
Um abraço.
Boa noite, acredito que o melhor remédio para tratar da depressão e ansiedade é a psicoterapia, através dela você poderá ter mais presença de espirito e perceber os problemas que estão interferindo na tua aprendizagem. Os medicamentos podem auxiliar, mas não são suficientes para entender o que você está passando nestes momentos difíceis; Se dar contas das causas e tentar entende-las facilitará teu processo de aprendizagem e ter um melhor autocontrole da ansiedade. Perceber os vários sintomas que estão atrapalhando o teu aprendizado, tentar compreende-los e supera-los é meio caminho andado. espero ter ajudado.
Olá! Sobre o remédio ele deve ser receitado por um médico psiquiatra. Sugiro que antes de tentar algum medicamento, busque a psicoterapia, pois somente ela pode ser suficiente. Os resultados não são imediatos, mas trata diretamente a raiz do problema.
De onde vem a sua ansiedade? Qual a origem dela? Quais fatores desencadeiam ou agravam a situação, além da pressão dos estudos? Você conhece o que te deixa ansioso ou depressivo? Essas causas justificam esses sintomas? Se você não tem a resposta destas perguntas, sugiro que busque um psicoterapeuta. A medicação ajuda sim, mas sozinha não leva ao autoconhecimento. Sabendo como você reage a determinadas situações, adquirindo consciência de determinados pensamentos e ações, você terá a oportunidade de mudá-los, aliviando assim os sintomas.

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Júlia Henrique Nascimento

Júlia Henrique Nascimento

Psicólogo

Tubarão

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thiago Zorzetto de Oliveira Couto

Thiago Zorzetto de Oliveira Couto

Psicólogo

Ribeirão Preto

Pedro Henrique Faccenda

Pedro Henrique Faccenda

Médico de família

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1037 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.